Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Sporting CP vence Clássico e consolida liderança

Por Sporting CP
17 Dez, 2023

83-79 no Pavilhão João Rocha

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste domingo, o FC Porto por 83-79 em jogo da décima jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Com mais este triunfo, o nono em dez, os Leões consolidaram a liderança, tendo agora mais dois pontos do que o segundo classificado, o SL Benfica. O FC Porto é terceiro com menos um jogo e os mesmos pontos que a formação encarnada.

No Pavilhão João Rocha, o Clássico começou dividido e com muitos falhanços de ambos os lados, mas depois de aberto o marcador, aos três minutos, através de Mike Moore, o Sporting CP conseguiu superiorizar-se e fazer um parcial de 6-0 em cima do quinto minuto de jogo.

O FC Porto só marcou depois, mas o Sporting CP respondeu de seguida por André Cruz, no primeiro afundanço da tarde, e voltou à vantagem de seis pontos. Os Leões foram sempre respondendo com eficácia aos pontos que os azuis e brancos iam fazendo, marcando logo no lance seguinte e contaram ainda com dois triplos, um de Tyere Marshall e outro de Ron Curry, fechando o primeiro período com 18-9 no marcador.

No segundo período, o Sporting CP converteu mais um lançamento exterior nos primeiros minutos, por Mike Moor, que ajudou a consolidar a supremacia verde e branca no marcador e foi sempre conseguindo manter uma distância confortável, alcançando 15 pontos de diferença. Ainda assim, a conseguir ser mais eficaz do que no primeiro quarto, o FC Porto conseguiu encurtar a desvantagem e o intervalo chegou com 41-31, após 23-22 neste período.

No terceiro quarto, apesar de os Leões terem voltado a entrar bem e de Marcus LoVett Jr ter marcado um novo triplo, que voltou a abrir uma diferença de 13 pontos, a turma azul e branca conseguiu recuperar nos últimos cinco minutos, aproveitando alguns erros defensivos e falhanços do Sporting CP debaixo dos cestos, e marcou mais. Assim, o quarto fechou com 17-24 (58-55).

O quarto período começou por ser uma réplica do terceiro, com Mike Moore a converter um lançamento exterior e o FC Porto a recuperar, mas o Sporting CP perdeu por momentos o controlo da partida e a formação azul e branca passou para a frente pela primeira vez (61-62), reforçando a vantagem com um triplo logo a seguir.

O Sporting CP ainda esteve a perder por cinco pontos, mas um novo triplo de Ron Curry voltou a aproximar as duas equipas e depois de Marcus LoVett Jr empatar a partida (70-70), um afundanço de André Cruz recolocou os comandados de Pedro Nuno Monteiro na frente, com o jogo a voltar a empatar nos 72-72. Mike Moore voltou depois a fazer a diferença e devolveu a vantagem aos Leões.

Assim, após os 74-72, o Sporting CP não mais perdeu o controlo do marcador e, apesar da exclusão de André Cruz, que fechou o jogo com 10 pontos, cinco ressaltos e quatro assistências, também foi sabendo ser mais inteligente, contando ainda com o desperdício azul e branco nos lançamentos livres que poderiam voltar a empatar o jogo.

Do outro lado, o Sporting CP apresentou-se melhor nesse aspecto e foi conseguindo manter-se na frente, apesar de, a segundos do final, o FC Porto ainda ter marcado um triplo, acabando assim por vencer.

Um triunfo que, diga-se, mereceu inteiramente.

Marcus LoVett Jr fechou o jogo com 25 pontos, Ron Curry com 17 pontos, oito ressaltos e oito assistências.