Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Em frente na FIBA Europe Cup

Por Sporting CP
19 Nov, 2025

Leões superaram o CS Vâlcea 1924 por 121-67

A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, a passagem à segunda fase de grupos da FIBA Europe Cup depois de vencer os romenos do CS Vâlcea 1924 por 121-67.

Com este resultado, fruto de mais uma grande noite europeia no Pavilhão João Rocha, os Leões conseguiram o apuramento por serem um dos melhores segundos classificados e vão, agora, encontrar o Rostock Seawolves (Alemanha), o Trefl Sopot (Polónia) e o UCAM Murcia CB (Espanha).

Cumprido um minuto de silêncio em homenagem a António Feu, figura importante da história da modalidade Leonina que faleceu esta quarta-feira aos 89 anos, Luís Magalhães apostou em Stephan Swenson, Malik Morgan, Maleeck Harden-Hayes, Robby Robinson e Brandon Johns Jr. para começar o encontro.

Rapidamente se percebeu que o Leão estava insaciável. O primeiro quarto, particularmente, foi de um nível estratosférico em todos os momentos do jogo. Malik Morgan abriu com dois triplos, com Robby Robinson a facturar pelo meio, e tanto Stephan Swenson como Maleeck Harden-Hayes acertaram da linha dos três pontos. Nas tabelas, Brandon Johns Jr. começou a fazer a diferença e, num ápice, a diferença já era superior a dez pontos (18-5).

A trabalhar muito bem individual e colectivamente, o Sporting CP foi aumentando a diferença e com dois nomes em clara evidência até ao final do período: Maleeck Harden-Hayes e Brandon Johns Jr.. Francisco Amarante registou mais um triplo e o marcador assinalava uns espantosos 37 pontos marcados (contra 20 sofridos) com apenas dez minutos jogados.

Pouco mudou para o segundo quarto. Os triplos continuaram a surgir, agora por intermédio de Diogo Ventura, Francisco Amarante e Maleeck Harden-Hayes, e outros elementos que começaram no banco, como Rui Palhares, Malik Bowman ou Miguel Correia, contribuíram para chegar aos 21 pontos de vantagem nos 49-28.

Até ao intervalo, continuou a só dar Sporting CP perante um CS Vâlcea 1924 sem grandes armas para contrariar a superioridade verde e branca. Sem surpresas, o emblema de Alvalade vencia ao intervalo por 68-41, o que deixava a vitória final bem mais perto.

Seria de esperar uma reacção forasteira no terceiro quarto, mas tal não aconteceu. Stephan Swenson começou por, com um triplo, deixar os romenos a 30 pontos (71-41) e Malik Morgan repetiu o feito pouco depois. Brandon Johns Jr. continuou sem rivais nas tabelas, registando muitos pontos e ressaltos.

Já após um grande ressalto e consequente afundanço de Maleeck Harden-Hayes, João Fernandes, de lance livre, deixou o CS Vâlcea 1924 a 40 pontos (86-46). No entanto, os romenos conseguiram reduzir e terminaram o terceiro quarto a perder por 92-58.

Ainda assim, o fosso de quatro dezenas de pontos voltaria a ser uma realidade logo nos minutos iniciais do período final. Em duas ocasiões consecutivas, Malik Morgan assistiu Brandon Johns Jr. para alley-oops espectaculares e, pouco depois, um triplo de Diogo Ventura fez o 99-58.

A saber que cada ponto podia ser crucial para a qualificação, o Sporting CP não tirou o pé do acelerador e continuou a facturar. Diogo Ventura, João Fernandes, Rui Palhares e Francisco Amarante fizeram com que a diferença atingisse mesmo os 51 pontos (113-62).

Até ao final, destaque para os triplos de Francisco Amarante e de Malik Bowman, assim como para os minutos a que Dinis Cherepenko, poste de 19 anos, teve direito. O marcador ficou fechado nos 121-67, diferença mais do que suficiente para seguir em frente na prova.

Com um duplo-duplo (23 pontos e 15 ressaltos), Brandon Johns Jr. foi uma das grandes figuras do encontro, assim como Francisco Amarante (outro duplo-duplo com 21 pontos e dez ressaltos), Maleeck Harden-Hayes (19 pontos) ou Diogo Ventura (16 pontos).

O Sporting CP volta a jogar este sábado, recebendo o SC Vasco da Gama para a Taça Hugo dos Santos (18h30).

Sporting CP: Brandon Johns Jr. (23), Malik Bowman (7), Maleeck Harden-Hayes (19), Miguel Correia (2), Rui Palhares (8), Francisco Amarante (21), Robby Robinson (2), Diogo Ventura (16), João Fernandes (6), Dinis Cherepenko, Malik Morgan (9) e Stephan Swenson (8).