Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto D.R.

A maior potência mundial

Por Jornal Sporting
31 Ago, 2017

São mais de 150 atletas, divididos por 12 modalidades, com campeões do Mundo, medalhados paralímpicos e desde... 3 de Dezembro de 2014

O eclectismo do Sporting Clube de Portugal esteve, desde sempre, tão consolidado no ADN dos leões como a formação. O orgulho não se esgota no futebol, ultrapassando as bancadas de Alvalade transbordando, agora, para o Pavilhão João Rocha e qualquer recinto desportivo em que a Lista verde e branca entra em acção.

A 3 de Dezembro de 2014 foi criado o Gabinete Paralímpico do Sporting Clube de Portugal, também denominado Sporting Paralympics, na altura com a herança de apenas duas modalidades: natação adaptada e andebol em cadeira de rodas. Nestes quase três anos de actividade, o gabinete cresceu exponencialmente sextuplicando as modalidades activas.

“O desporto paralímpico no Sporting Clube de Portugal promoverá a pratica desportiva de excelência para pessoas portadoras de deficiência, tendo ainda um papel de inclusão, promovendo acções junto de instituições e organismos para promover a prática desportiva de jovens e adultos com limitações físicas, assim como a promoção técnico-científica em áreas da motricidade e do desporto paralímpico”, lê-se na missão do Gabinete no site do Clube.

“O problema foi que se entrou num facilitismo enorme. Era fácil ganhar medalhas no desporto paralímpico e Portugal, que até estava num nível acima de muitos países, com dezenas de medalhas em Jogos Paralímpicos, nomeadamente no Boccia, aconteceu que os outros evoluíram e nós ficámos na mesma”, começou por contar Márcia Ferreira, coordenadora-geral do Gabinete Paralímpico leonino. “Preconceito? Pena, que não deixa de ser preconceituoso. Há muita tendência de considera-los como 'coitadinhos'. Mas a culpa não é apenas da sociedade. O próprio atleta desvalorizou-se muito neste percurso. Com o envolvimento dos grandes clubes e da alta competição, os atletas depararam-se com uma nova realidade. Alguns não tinham regras. Fizemos muito trabalho a respeito da autonomia e independência de alguns deles”, acrescentou.

Leia mais na edição impressa do Jornal Sporting, hoje (31 de Agosto) nas bancas.