Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Chuva de golos em triunfo leonino no dérbi

Por Jornal Sporting
09 Abr, 2017

Sporting CP derrotou o rival Benfica por 8-4. Tomás Paçó, com um póquer, destacou-se na goleada leonina

23 jogos, 23 vitórias. São estes os números dos juvenis de futsal do Sporting CP na presente época. Este domingo, os leões receberam o Benfica e derrotaram o eterno rival pela quarta vez na temporada. 8-4 foi o resultado final, com a formação orientada por Tiago Varanda a somar o nono triunfo em outros tantos jogos na fase final e a continuar muito confortável na liderança. Um resultado que, apesar de ter muitos golos, podia ser ainda mais avolumado, não fosse o enorme desperdício dos jovens leões e a enorme exibição do guarda-redes encarnado, Martim Figueira.

A primeira ocasião de perigo do encontro surgiu aos dois minutos para o Sporting CP. Neves, bem desmarcado, rematou para defesa do guarda-redes do Benfica para canto. Na sequência do lance, Neves cobrou a bola parada e encontrou Tomás Paçó sozinho, que não desperdiçou. Os leões chegaram ao segundo golo logo no minuto seguinte e de novo por Tomás Paçó. O jovem dos verdes e brancos recuperou a bola perto da área dos visitantes e rematou forte e colocado sem hipóteses para Martim Figueira.

Sem terem feito por isso, as águias reduziram a desvantagem, aos cinco minutos, por intermédio de Iuri Barros. O golo deu confiança aos visitantes, que ficaram muito perto do empate aos 10 minutos, após perda de bola de Neves em zona proibida. O Sporting CP reagiu de imediato com uma jogada de ala a ala, mas Neves, ao segundo poste, não chegou a tempo para encostar para o fundo da baliza. Dois minutos depois, rematou ligeiramente ao lado, apesar de estar em excelente posição.

O Benfica apostava em ataques rápidos, tentando apanhar a defensiva dos leões em desvantagem numérica e foi num desses lances que ficou de novo perto de chegar à igualdade (12’). Num ataque de 3 para 2, Iuri Barros apareceu sem marcação, descaído para o lado esquerdo, mas Fábio Matos evitou o golo com uma grande mancha. A cerca de cinco minutos do descanso, as águias voltaram a criar perigo numa transição rápida, mas Fábio Matos voltou a brilhar a grande nível.

À entrada para o último minuto do primeiro tempo apareceu na quadra o talento do capitão leonino Célio Coque, mas Martim Figueira respondeu à altura. O guarda-redes encarnado voltou a salvar o Benfica pouco depois, com mais uma excelente intervenção, mas nada podia fazer a 20 segundos do intervalo quando o remate de longe de Célio Coque sofreu um desvio antes de entrar na baliza dos visitantes.

Os pupilos de Tiago Varanda, apesar da vantagem no marcador, entraram no segundo tempo a comandar as operações e à procura de mais golos, mas fosse pela ineficácia demonstrada ou pelo guarda-redes Martim Figueira, a verdade é que o quarto golo tardava em aparecer. Os leões tanto insistiram que acabaram mesmo por colher os frutos (25’). Mais um excelente trabalho individual de Célio Coque, culminado com um remate para o fundo das redes. Numa partida de sentido único, o Sporting CP não tirou o pé do acelerador e só Martim Figueira ia evitando um resultado ainda mais volumoso.

Como se costuma dizer: quem não marca sofre e isso voltou a acontecer. Reis, quando era o último homem, perdeu a bola e Wilson Cabral aproveitou para marcar o segundo tento dos encarnados. A sete minutos do fim, os verdes e brancos cometeram a sexta falta e o Benfica aproveitou para reduzir a diferença para apenas um golo. As águias galvanizaram-se e acabaram mesmo por conseguir chegar ao empate pouco depois, com Duarte, numa jogada confusa, a conseguir finalizar da melhor forma.

Depois de muito desperdício, o Sporting CP sofreu três golos num curto espaço de tempo e viu-se empatado no resultado, mas respondeu de imediato chegando, a quatro minutos do fim, ao quinto golo. Remate de muito longe de Tomás Paçó, com Martim Figueira, depois de uma exibição incrível, a ser muito mal batido, permitindo o hat-trick ao jovem ala. Pouco mais de um minuto volvido e Zicky, num belo trabalho de pivot, aumentou novamente a vantagem leonina para dois golos de diferença. 

O Benfica apostou no guarda-redes avançado e foi castigado. Tomás Paçó, numa tarde de sonho, completou o póquer. Ainda houve tempo para, já dentro do último minuto, os verdes e brancos chegarem ao oitavo golo por intermédio do bis de Zicky, após boa combinação ofensiva entre o pivot e Neves.

Com este triunfo, os leões aumentaram para doze pontos a vantagem para o rival, numa competição em que os quatro primeiros classificados apuram-se para a fase de apuramento de campeão.