Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

A primeira edição da UEFA Futsal Champions League é nossa!

Por Sporting CP
28 Abr, 2019

Líderes do Sporting CP comentaram a conquista do troféu

Após a vitória por 2-1 sobre o Kairat Almaty e a consequente conquista da Liga dos Campeões de Futsal, Nuno Dias, treinador verde e branco, Frederico Varandas, presidente do Sporting Clube de Portugal, e Miguel Albuquerque, director-geral para as modalidades do SCP, falaram à Sporting TV e ao Jornal Sporting.

Visivelmente emocionado e bastante orgulhoso da sua equipa, Nuno Dias mencionou que "a forma como os jogadores interpretaram [o jogo] e como lutaram foi extraordinária e, acima de tudo, aqueles sentimentos que nós trouxemos para o Cazaquistão e hoje para o jogo foram absolutamente indispensáveis para este triunfo. Assim como todo o espírito de equipa, toda a união, garra e solidariedade, a confiança que hoje demonstrámos em todos os momentos de jogo e a forma como nos unimos quando estávamos em dificuldades, porque o Kairat é uma excelente equipa. Mas, acabámos por ser felizes e merecemos toda a felicidade pela qual estamos a passar e agora é usufruir. Um beijinho para a Mariana e para a Francisca [filhas de Nuno Dias], a medalha é delas, estou com muitas saudades e amanhã estaremos em casa".

Frederico Varandas, líder máximo do Clube de Alvalade, igualmente emocionado, referiu que hoje foi "um dia em que se fez história". "Um título que era perseguido há mais de uma década" sendo que a primeira final que Sporting CP alcançou "foi em 2011, e no primeiro ano em que a UEFA agarra nesta modalidade e lhe dá uma dignidade máxima, organizando a primeira Champions League de futsal, essa nos livros da história será do Sporting Clube de Portugal. É um orgulho tremendo, um orgulho neste grupo, nos jogadores, na equipa técnica, no técnico de equipamentos, no departamento médico. É um grupo muito forte e é uma prova para toda a gente porque à entrada para este torneio nós não éramos os favoritos, mas a história diz que os heróis nunca partem favoritos antes das batalhas e antes dos jogos, e estes senhores escreveram história, tornaram-se imortais na história do Sporting Clube de Portugal". A conquista do troféu encheu o coração de Frederico Varandas de orgulho, algo que o deixou "sem palavras".

Miguel Albuquerque, director-geral para as modalidades do Sporting Clube de Portugal, sublinhou que esta conquista "é um objectivo cumprido, era algo que nos fugia há uma vida. Competimos durante 16 anos na UEFA Futsal Cup, nunca conseguimos conquistar a competição e na primeira edição da UEFA Futsal Champions League o Sporting CP escreve o seu nome na história. Acho que é justo para eles [jogadores], fizeram tudo… uma equipa que elimina o SL Benfica, o Inter FS e que vem ganhar a Almaty merece. Há coisas que às vezes parecem que estão escritas na história: foi aqui que perdemos a primeira e a segunda final e foi aqui que, à terceira tentativa, conquistámos a competição. Eu falei nisso muitas vezes, sempre que cá vínhamos, algum dia tinha de ‘cair’ para o nosso lado e esse dia foi hoje”.
Miguel Albuquerque acrescentou que "toda a gente merece isto, os Sportinguistas merecem este troféu, espero que todos o consigam festejar, é um troféu muito importante na história do Sporting CP. Espero que amanhã (segunda-feira) os Sportinguistas consigam dar uma resposta daquilo que é a força do Clube e do nosso eclectismo e consigam ir receber estes heróis ao aeroporto, eles merecem porque são fantásticos".

"Obviamente que preferíamos ter 12 mil Sportinguistas nas bancadas, ganhar este título era muito saboroso se o tivéssemos feito em casa, mas não foi possível e vencer esta competição é sempre saboroso [seja onde for]", finalizou.