Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Mão cheia de golos e final à vista

Por Sporting CP
27 Dez, 2020

Futsal goleou CR Leões de Porto Salvo por 1-5

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal garantiu a passagem à final da Taça de Portugal depois de vencer este domingo, em Matosinhos, o CR Leões de Porto Salvo por 1-5 na meia-final da prova relativa a 2019/20, uma vez que foi adiada em Março devido à paragem forçada pela pandemia.

Depois de uma primeira parte em crescendo, finalizada com um claro 0-3, no segundo tempo os Leões de Nuno Dias não abrandaram e confirmaram a vitória de forma expressiva. Os golos foram apontados por Cavinato (10' e 13'), Erick (19'), Cavinato (22') e Alex Merlim (29'). 

Após o apito inicial, o Sporting CP entrou com tudo. O primeiro aviso Leonino surgiu dos pés de Merlim, que atirou forte e Zicky falhou o desvio decisivo por centímetros ao segundo poste. Na sequência, mais duas oportunidades flagrantes para os Leões, primeiro por Zicky e depois por Taynan, mas o guarda-redes Bebé levou a melhor em ambas.

A partida entrou numa fase com muitas imprecisões de parte a parte e abriu-se espaço para ataques e contra-ataques sucessivos. Wesley, emprestado pelo Sporting CP, não conseguiu bater Guitta no um contra um e na resposta o conjunto de Alvalade também não finalizou a transição perigosa.

Alta intensidade, ritmo frenético e a equipa de Porto Salvo também se mostrava no ataque, mas seria o Sporting CP a inaugurar o marcador aos dez minutos. Bola picada por Merlim desde a linha lateral para o outro lado da quadra e, sem deixar cair, Cavinato desferiu um remate potente que só parou no fundo das redes. Pouco depois, num canto, fotocópia do golo com os mesmos protagonistas, mas desta vez Bebé conseguiu defender.

Aos 13 minutos, o Sporting CP dilatou a vantagem, outra vez por Cavinato. O italo-brasileiro estava no sítio certo e, a dois tempos, encostou para a baliza deserta. Os Leões de Nuno Dias atravessavam a sua melhor fase no encontro e sufocavam a formação adversária, que não conseguia aproximar-se da baliza verde e branca. 

Na fase final do primeiro tempo, o CR Leões de Porto Salvo voltou a equilibrar a partida, mas depois de uma ameaça de Merlim, Erick fez o terceiro. Mérito para a jogada plena de velocidade e técnica de Pauleta que arrancou e ofereceu o golo de bandeja ao oito do conjunto de Alvalade.

Para a segunda parte, em desvantagem no marcador, a equipa de Porto Salvo veio com Pedro Cary, ex-Leão, como guarda-redes avançado. No entanto, foi o Sporting CP quem mais beneficiou. Primeiro, Cardinal atirou de longe à trave, mas no lance seguinte foi lançado em profundidade por Guitta e só teve de encostar para a baliza vazia.

Apesar do insucesso imediato, Ricardo Lobão manteve a opção para procurar mais superioridade e, quando a encontrou, Bruno Pinto fez o mais difícil e falhou de baliza aberta. Para responder à estratégia do CR Leões de Porto Salvo, Nuno Dias subiu a linha de pressão.

Pouco antes da meia-hora de jogo, apareceu o 'mágico' Merlim para fazer o 0-5 com uma verdadeira obra de arte. O italo-brasileiro recebeu junto à linha lateral e tirou o primeiro do caminho, seguiu a solo para a área, desviou-se do segundo e, por magia, fintou também o guardião antes de introduzir a bola na baliza. 

O Sporting CP chegou à mão cheia de golos, mas não abrandava. Do outro lado, a equipa de Porto Salvo procurava o merecido golo de honra, que chegaria através de um remate de dez metros a castigar a sexta falta verde e branca. Na cobrança do livre, André Galvão bateu Gonçalo Portugal com precisão e desenhou o 1-5 final.

Com este resultado, os Leões colocaram o seu nome na final da Taça de Portugal desta terça-feira, onde irão defrontar, às 21h15, o vencedor da meia-final entre o SC Braga/AAUM e o Portimonense SC.