Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Nuno Dias: "Estamos cientes das dificuldades"

Por Sporting CP
01 Dez, 2021

Leões iniciam Ronda de Elite frente ao MNK Olmissum

Tudo pronto no Pavilhão João Rocha para acolher o grupo B da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League entre os dias 2 e 5 de Dezmebro. A equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal estreia-se, esta quinta-feira (19h00), diante dos croatas do MNK Olmissum.

Nuno Dias, técnico verde e branco, juntou-se, esta quarta-feira, aos técnicos Evgenii Davletshin (MFK Sinara), Sander van Dijk (HVV Hovocubo) e Duje Maretic (MNK Olmissum), em conferência de imprensa para lançar esta fase da prova.

Depois de dar as boas-vindas aos três treinadores adversários e de os congratular pela presença nesta Ronda de Elite, Nuno Dias traçou as aspirações Leoninas na prova, da qual os Leões são actuais Campeões em título.

"O nosso objectivo é claro: passar esta fase. No entanto, estamos muito cientes daquilo que serão as dificuldades que vamos encontrar. São três equipas habituadas a ganhar, campeãs e que chegam a Lisboa com ambição de passar à final four", começou por dizer aos jornalistas presentes, acrescentando: "Vamos competir ao mais alto nível, como é habitual, para fazer bons jogos e bons resultados para seguir neste trajecto difícil que é a UEFA Futsal Champions League".

Por sua vez, Duje Maretic, técnico da equipa que no primeiro jogo enfrentará o Sporting CP, mostrou-se satisfeito por "estar em casa dos Campeões Europeus", delineando de seguida o objectivo do emblema croata, que está pela primeira vez na Ronda de Elite: "Queremos representar o futsal croata da melhor forma possível e vamos dar o nosso melhor em todos os jogos".

Sobre a estreia frente à "equipa mais forte da Europa", Maretic considerou que será "um grande teste" para os seus jogadores. "Estamos a preparar-nos para uma equipa muito boa a jogar em 3-1, com pivôs fantásticos como o Zicky e que são muito bons nos esquemas tácticos. São muito bons em tudo, por isso é que são os actuais Campeões Europeus", elogiou o técnico, ressalvando: "Vamos tentar anular tudo isso e acredito que os meus jogadores podem fazê-lo".

Só o primeiro classificado garante o apuramento para a final four e é essa a meta a que apontou Evgenii Davletshin, treinador dos russos do MFK Sinara. "Vamos encarar esta fase com muita seriedade e preparámo-nos muito. Não vai ser fácil, mas queremos ganhar e passar à próxima fase", sublinhou, realçando: "Todos os jogos vão ser difíceis".

Já Sander van Dijk, técnico dos neerlandeses do HVV Hovocubo, foi mais cauteloso na sua projecção desta fase da prova europeia. "Vamos ter de dar o nosso melhor, mas veremos jogo a jogo. Todas as equipas do grupo são profissionais, mas nós somos amadores e essa é uma grande diferença. Queremos aproveitar a experiência e representar bem o futsal dos Países Baixos", atirou.

De seguida, Nuno Dias analisou detalhadamente cada adversário deste grupo B, começando pelo MFK Sinara: "Nos últimos 12 jogos oficiais apenas têm uma derrota e foi na Ronda Principal com o SL Benfica. Estão em crescendo no campeonato, a três pontos da liderança mesmo com menos dois jogos que o líder. Conheço a competitividade dessa liga e a qualidade que eles apresentam diz muito das dificuldades que nos vão apresentar".

Já sobre HVV Hovocubo: "Só perderam dois jogadores da equipa do ano passado, a qual tinha perdido apenas por 2-1 num jogo equilibrado com o MFK KPRF, que nós enfrentamos na final eight. São fisicamente fortes, com jogadores croatas experientes em jogos internacionais, com qualidade e habituados a ganhar". Por fim, sobre o clube dos Países Baixos, admitiu que a "análise não foi muito fácil, porque é uma liga à qual não temos muito acesso", mas destacou que os jogadores neerlandeses são "tecnicamente evoluídos" e que "vão estar certamente preparados para as dificuldades desta Ronda de Elite".

Para terminar, o técnico verde e branco direccionou o foco para dentro das quatro linhas. "Assumir o favoritismo nesta conferência de imprensa de pouco ou nada vale, temos é de fazê-lo na quadra e em jogo. Somos Campeões Europeus, jogamos em casa, com os nossos adeptos e temos uma excelente equipa, mesmo sendo diferente da do ano passado", disse, antes de garantir um Sporting CP "preparado".

"Todas elas [outras equipas do grupo] nos vão colocar dificuldades, mas da nossa parte haverá entrega total para competir ao máximo e no domingo poder festejar a passagem aos quatro melhores da Europa", frisou, realçando: "A pressão de ganhar é boa".