Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto DR

Diário de Riga - Dia 6

Por Sporting CP
01 maio, 2022

O fim

Chegou ao fim a aventura da comitiva do Sporting Clube de Portugal em Riga. A semana foi intensa, como seria de esperar, e teve vários momentos memoráveis. Terminou pela negativa, infelizmente, com o triunfo do FC Barcelona na final da UEFA Futsal Champions League.

Ao pequeno almoço, algo diferente. Ouvia-se 'Dia de Jogo', tema dos Supporting que não podia ser mais adequado, com os jogadores a cantarem e a acompanharem aquele que tem sido um dos principais hinos desta temporada.

A seguir, o passeio e, claro, a actividade de grupo. Desta vez, houve uma paragem num dos sítios mais emblemáticos de Riga para uma fotografia de grupo. No regresso ao hotel, vários adeptos pediram também uma fotografia com os jogadores.

Num dia em que a chuva chegou a Riga pela primeira vez desde que estamos na Letónia, os jogadores reuniram com a equipa técnica antes de partirem para o pavilhão. Foi exibido um vídeo com mensagens de apoio por parte dos entes queridos dos atletas e alguns, como Guitta ou Waltinho, não esconderam a emoção.

Partimos para a Arēna Rīga e, à chegada, a coluna de Erick Mendonça reproduzia, mais uma vez, 'Dia de Jogo'. Todos souberam, naquele momento, que o Sporting CP estava a chegar. Lá dentro, várias dezenas de adeptos Leoninos estavam prontos para apoiar a equipa - e fizeram-no durante todo o encontro. Entre eles, Hugo Ramos e Diogo Travassos, que falaram connosco há uns dias. No total, mais de 8000 espectadores praticamente encheram a Arēna Rīga.

O jogo não correu de feição e o resultado foi negativo para o Sporting CP, que não conseguiu revalidar o título de Campeão Europeu, e positivo para o FC Barcelona. Bem sabemos que não se pode ganhar sempre, principalmente a este nível, mas não deixa de custar muito e a cara dos jogadores deixou isso bem evidente.

No regresso, no autcarro, havia silêncio, como seria de esperar, o que é bom sinal. Para uma equipa vencedora como esta, qualquer derrota, mesmo que contra uma formação igualmente de topo mundial, pesa toneladas.

No hotel, no final do jantar, alguns adeptos foram ao hotel dar uma força extra à equipa, num gesto que não passou despercebido.

Voltamos a Portugal amanhã, com mais um dia passado em viagens, e este diário termina hoje. Acompanhar a equipa de futsal, que tanto tem contribuído para engrandecer a história do Clube, é sempre um prazer e uma aprendizagem. Na maioria do tempo nem parece trabalho. Até à próxima!

Por Luís Santos Castelo, em Riga.