Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais e José Lorvão

Bicampeões Nacionais!

Por Sporting CP
25 Jun, 2022

Futsal conquista a Liga pela 17.ª vez

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal sagrou-se, este sábado, Bicampeã Nacional pela 17.ª vez na história. Ao vencer o SL Benfica por 4-3 no terceiro jogo da final dos play-offs da Liga, os Leões fecharam a eliminatória com uns claros 3-0 e juntaram o Campeonato à Supertaça, Taça da Liga e Taça de Portugal em 2021/2022.

O grande ambiente de expectativa para o dérbi já se via horas antes do início da partida, com milhares de Sportinguistas nas redondezas do Pavilhão João Rocha. Afinal, os bilhetes esgotaram pouco depois de terem sido colocados à venda e sabia-se que a possibilidade de conquistar o título já este sábado era muito forte.

Guitta, Tomás Paçó, Diego Cavinato, Alex Merlim e João Matos começaram para o Sporting CP, que desde cedo assumiu o comando do desafio. Alex Merlim foi o primeiro a ameaçar, seguido de um tiro de Pany Varela para defesa de André Sousa - de longe, o elemento em destaque no SL Benfica na noite deste sábado.

O cerco começou a apertar quando, aos quatro minutos, Pany Varela acertou no poste das águias. Logo a seguir, o 1-0: Pauleta combina com Erick Mendonça e finaliza com classe. O Pavilhão João Rocha explodiu.

Continuou por cima o Sporting CP, que esteve perto do segundo e ocasiões protagonizadas por Tomás Paçó, Zicky Té e Fernando Cardinal, mas André Sousa defendeu sempre.

O guarda-redes benfiquista não foi capaz, contudo, de evitar o 2-0 aos 13 minutos. Numa jogada de laboratório, Alex Merlim fez a reposição lateral e Diego Cavinato apareceu com espaço ao segundo poste para enviar a bola para o fundo das redes.

O encontro esteve interrompido durante alguns minutos devido a alguma confusão na zona do banco de suplentes do SL Benfica, mas retomou com a mesma toada: Sporting CP melhor e quase sempre a dominar. Uma das poucas oportunidades visitantes aconteceu aos 16 minutos, quando Arthur, de cabeça, acertou na barra.

A seguir, o emblema de Alvalade chegou às seis faltas e o SL Benfica teve direito a um livre de dez metros. Chamado a converter, com Gonçalo Portugal na baliza, Arthur acertou no poste para felicidade do Pavilhão João Rocha.

Quem não marca, sofre e foi isso que aconteceu. A dois minutos do intervalo, Pauleta trabalhou muito bem pela direita e serviu Fernando Cardinal na perfeição. O pivô não falhou e facturou para o 3-0 que se verificava no final da primeira metade.

Desesperado, o SL Benfica entrou melhor para a segunda parte, mas a primeira grande chance até pertenceu ao Sporting CP: assistido po Pany Varela, Pauleta ficou perto de bisar, mas André Sousa defendeu.

O guardião foi depois o autor do remate que originou no primeiro golo dos encarnados, sendo que a bola ainda desviou em Alex Merlim antes de entrar para o 3-1. Depois, aos 28 minutos, Arthur acertou na trave, mas o Sporting CP nunca baixou a guarda.

Prova disso foi o 4-1, que chegou cinco minutos depois e numa altura importante do dérbi. Pany Varela atirou à barra e a recarga sobrou para Zicky Té, que marcou para mais uma erupção do vulcão verde e branco.

O SL Benfica voltou a reduzir no minuto seguinte, agora por Arthur, e apostou no 5x4. Tal estratégia não se revelou muito frutífera durante a maioria do tempo, uma vez que o quarteto João Matos, Pany Varela, Alex Merlim e Erick Mendonça (em conjunto com Guitta) quase nunca deu muito espaço aos adversários, mas teve uma excepção e Arthur facturou para o 4-3.

Com 60 segundos pela frente, os corações de todos no Pavilhão João Rocha batiam muito e depressa. Depois de muita pressão perto da baliza Leonina, no último suspiro, Arthur acertou no poste e Guitta agarrou na bola. Soou a última buzina e rebentou a festa.

O Sporting CP sagrou-se Bicampeão Nacional e alimentou ainda mais a hegemonia na vertente masculina do futsal em Portugal.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Tomás Paçó, Zicky Té, Fernando Cardinal, Erick Mendonça, João Matos [C], Pauleta, Guitta [GR], Diego Cavinato, Pany Varela, Alex Merlim e Esteban Guerrero.