Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Superioridade clara no dérbi

Por Sporting CP
17 Fev, 2024

Leões goleiam SL Benfica por 7-3

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e goleou, este sábado, o SL Benfica por 7-3 na 15.ª jornada da fase regular da Liga.

O emblema de Alvalade foi bastante superior ao rival, conseguindo assim um resultado expressivo que é fiel ao que se passou dentro da quadra.

Henrique Rafagnin, Tomás Paçó, Pauleta, Alex Merlim e Zicky Té faziam o cinco inicial do Sporting CP, que rapidamente começou a dominar. Depois de, no primeiro minuto, Zicky Té ter obrigado Gugiel a uma defesa a dois tempos, foi depois Pauleta - com assistência de Pany Varela - a acertar em cheio no poste.

Estava criada a primeira ocasião de real perigo num Pavilhão João Rocha com uma atmosfera habitual, mas sempre entusiasmante, em dérbis. Henrique Rafagnin defendeu, de seguida, as tentativas de Gugiel e Chishkala, com Anton Sokolov, na resposta, a fintar um adversário com magia e atirar para defesa.

Contra a corrente do desafio, e numa das raras ocasiões dignas de registo do SL Benfica na primeira parte, as águias inauguraram o marcador aos oito minutos por intermédio de Chishkala, mas a reacção verde e branca não tardou: nem um minuto tinha passado quando Zicky Té ganhou espaço destruindo a defesa contrária, atirou para defesa incompleta de Gugiel e Pauleta estava no sítio certo para a recarga fatal.

Pouco depois, chegou o golo da reviravolta que, justamente, colocou o Sporting CP na frente. Num livre em zona perigosa, Alex Merlim enganou toda a defesa visitante e, concluindo uma jogada desenvolvida no laboratório de Nuno Dias, deu para Zicky Té fazer o golo. O Pavilhão João Rocha voltou a explodir de felicidade.

Continuaram melhor os Tricampeões Nacionais, que podiam ter marcado novamente quando Wesley França tentou servir João Matos, que chegou ligeiramente atrasado, ou quando Anton Sokolov e Tatinho obrigaram Gugiel a trabalhar novamente. Do outro lado, Henrique Rafagnin estava com a vida mais tranquila, mas respondeu bem quando, por exemplo, Jacaré procurou o empate. Ao intervalo, 2-1.

A segunda parte abriu, praticamente, com o segundo cartão amarelo de Diego Nunes, que foi expulso e o deixou o SL Benfica temporariamente reduzido a quatro unidades. Nesse período, o Sporting CP foi criando chances e aproveitou para chegar ao 3-1.

Aproveitando a superioridade numérica, os Leões trabalharam colectivamente antes de Zicky Té colocar no segundo poste e Tomás Paçó marcar.

O SL Benfica reagiu com um golo de Arthur, numa fase do jogo algo frenética, uma vez que o Sporting CP respondeu ao 3-2 com o 4-2 de Alex Merlim (tiro de ângulo muito apertado) e os encarnados, novamente por Arthur, apontou o 4-3.

Esse momento não abalou o Sporting CP, que acabou por dominar os minutos que se seguiram e consolidar uma vantagem que não permitiria ao rival voltar a entrar na discussão do resultado. Aos 25 minutos, Zicky Té recebeu de Tomás Paçó e, virando-se de forma espectacular, rematou ao ângulo para mais um golaço, desta feita para o 5-3.

Agora, o SL Benfica não respondeu com um golo, até porque Henrique Rafagnin o negou a Arthur, e foi o Sporting CP a aumentar a diferença perto da meia-hora de jogo: lance de bola parada com Wesley França a assistir Tatinho, que facturou pela primeira vez de Leão ao peito.

6-3 e... 7-3 num ápice. Gugiel subiu no terreno, Bruno Coelho cometeu um erro e Tomás Paçó interceptou o passe, rematando de forma certeira a mais de 30 metros da baliza.

Naturalmente, até pela desvantagem de quatro golos, o SL Benfica começou a arriscar e pressionar mais, mas a verdade é que, tirando o tiro de Kutchy ao poste, poucas ou nenhumas ocasiões de golo criou. Já o Sporting CP podia ter chegado aos oito num grande lance de Tatinho, mas a bola saiu ao lado.

Houve ainda tempo para Nuno Dias dar minutos a Andriy Dzyalo, jovem de 18 anos que somou os primeiros minutos em dérbis, e o 7-3 prevaleceu para mais uma noite de grande festa no Pavilhão João Rocha.

Na próxima jornada, o Sporting CP recebe a CRC Quinta dos Lombos.

Sporting CP: Tatinho, Tomás Paçó, Zicky Té, Wesley França, João Matos [C], Pauleta, Andriy Dzyalo, Anton Sokolov, Bernardo Paçó [GR], Pany Varela, Tiago Macedo, Alex Merlim, Taynan e Henrique Rafagnin [GR].