Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Ana Carolina Duarte: "Sinto emoção e gratidão"

Por Sporting CP
03 Out, 2021

Reacção à conquista europeia de goalball

No final do triunfo, pela segunda vez consecutiva, na Super Liga Europeia de goalball, Ana Carolina Duarte, jogadora da equipa feminina do Sporting Clube de Portugal, não escondeu a emoção.

"Estou muito feliz por poder contribuir para esta conquista. Somos Bicampeãs e é muito importante para nós, ainda mais aqui, em Odivelas, levantarmos este título mais uma vez. Sinto muita emoção e gratidão", contou a brasileira aos meios de comunicação do Sporting CP, explicando depois a importância que a modalidade para si.

"O desporto transformou a minha vida. Fiquei cega aos 12 anos e aos 13 comecei a praticar o goalball, que devolveu a minha vontade de viver e sonhar novamente. Eu achava que não seria mais capaz de fazer desporto e a minha vida sem o goalball não é nada. Através do desporto, tive mais autonomia e independência. Todas as pessoas que praticam a modalidade sentem-se muito bem", referiu.

Para Ana Carolina Duarte, "o Sporting CP é uma ferramenta de inclusão na sociedade": "Ajudou-nos a interagir mais na sociedade. Faço goalball desde os 13 anos e já não sou apenas reconhecida como atleta com deficiência visual, mas sim como atleta profissional. Esta valorização e reconhecimento que o Sporting CP nos dá deixam-me muito feliz".

Por fim, a atleta lembrou as colegas, a atitude e a equipa ténica. "Toda a equipa está muito feliz. Foi um degrau de cada vez, não foi fácil. Cada jogo era um jogo, uma conquista e todos importavam para chegarmos ao lugar mais alto do pódio. Foi uma construção de todas nós em conjunto com a equipa técnica, que nos transmite muita confiança e acredita muito em nós. Isso importa muito para mim dentro de quadra", concluiu.

Leomon Moreno, compatriota de Ana Carolina Duarte que actua na equipa masculina, também falou aos meios de comunicação do Sporting CP, reagindo ao segundo lugar na competição.

"Esta prova é uma referência mundial para todos os clubes e ficamos muito felizes por poder participar e dar o nosso melhor. Nem sempre ganhamos, mas deixámos tudo em quadra. Não foi uma derrota, foi uma aprendizagem e vamos treinar muito para chegar ao Mundial, fazer uma boa prova e conquistar o título para o nosso Sporting CP", começou por dizer.

O internacional brasileiro dirigiu-se, depois, aos Sportinguistas: "Que os adeptos mantenham a união. Fico muito feliz por fazer parte deste Clube. Estou até emocionado por participar pela terceira vez numa Super Liga Europeia. Este Clube faz parte do meu coração e vai-me sempre levar a muitas emoções. Quero sempre dar o meu melhor e esforçar-me ao máximo para dar emoções a todos os adeptos do Sporting CP".