Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto D.R.

Golo de ouro espanhol derrota Portugal na final

Por Jornal Sporting
11 Set, 2016

Selecção sub-17 não conseguiu revalidar o título depois de cair no prolongamento frente à Espanha. José Tiago foi o único representante leonino

A selecção portuguesa de sub-17 foi a Mieres, Espanha, lutar pela revalidação do título de campeã europeia, mas o golo de ouro espanhol, na final, derrubou a ambição lusitana.

Na verdade, o percurso da equipa de Nuno Serrão fez-se de goleada em goleada, sendo que a quarta jornada do Grupo A, frente à Itália, acabou por ser o obstáculo mais difícil dos jovens. 

A abrir, um triunfo por 16-1 sobre Andorra, num jogo de sentido único que até serviu para gerir esforços. De seguida, apareceram os alemães, que também acabaram cilindrados por 6-1, ainda que Portugal tenha estado em desvantagem a partir dos dois minutos. Seguiu-se a Áustria e a terceira vitória consecutiva, por expressivos 13-1. 

Até aqui, tudo demasiado fácil. Com o primeiro lugar do grupo praticamente garantido, a selecção italiana aparecia na quarta ronda com a obrigação de vencer para continuar em prova. Só no último minuto de jogo, quando o marcador registava um empate a duas bolas, é que os portugueses poderam festejar, após um grande golo de livre directo apontado por Hugo Santos. 

Nas meias-finais? Nova goleada. 5-1 diante da França, levando a defesa do título até ao derradeiro encontro, onde encontraram a selecção anfitriã.

A vitória não sorriu aos jogadores que defenderam as cores nacionais. Portugal marcou primeiro, por intermédio de João Pereira, mas a resposta foi dada ainda antes do intervalo, mantendo a chama espanhola bem acesa. Na etapa complementar, o adversário esteve sempre em vantagem (2-1, 3-2 e 4-3), acabando por ser João Maló a concretizar o 4-4 que obrigou a partida a ir para o prolongamento.

Desde 2012 que o título fugia a 'nuestros hermanos', mas este ano tal não voltou a acontecer. Gamissans foi o autor do golo de ouro e a Espanha sagrou-se campeã europeia de sub-17.

Na comitiva nacional, José Tiago foi o único leão a representar a selecção. O hoquista do Sporting CP somou três golos na competição.