Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Está dado o primeiro passo... com muita crença

Por Jornal Sporting
20 Out, 2018

Golo de Toni Pérez no último minuto vale primeira vitória europeia

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu, esta tarde de sábado, a equipa do Forte dei Marmi (Itália), por 2-1, no Pavilhão João Rocha, com um grandioso golo de Toni Pérez no último minuto. 

A primeira jornada do grupo B da Liga Europeia começou com duas equipas cautelosas e à espera do erro uma da outra. Enquanto os leões encontravam uma formação italiana muito aguerrida pela frente, isso em nada os fez tremer. Pode não ter sido o jogo mais inspirado por parte dos comandados de Paulo Freitas, mas foi, sem dúvida, à imagem daquilo que é o Clube: acreditar até ao fim e... a vitória surgiu.

Logo no minuto inicial da partida, Girão teve de estar atento, porque Franco Platero – irmão do leão Matías Platero – rematou com toda a força para o tentar surpreender. Com o aviso dado, o Sporting CP reagiu com uma bola de Pedro Gil... a sair ao lado.  

As oportunidades surgiam de lado a lado, ainda que a partir dos últimos 15 minutos desta primeira parte se notasse maior atrevimento por parte de ambas as equipas. 

A bola entrou na baliza, pela primeira vez, para o Forte dei Marmi (18’). Um livre directo que Federico Ambrosio acabou mesmo por levar a melhor sobre Ângelo Girão, colocando os italianos em vantagem – por pouco tempo, diga-se.

O facto de o Pavilhão João Rocha se ter tornado um talismã para todas as modalidades ficou comprovado a época passada, no entanto, tal não se trata apenas de vitórias, mas também de estreias. Gonzalo Romero estreou-se, esta tarde, com a Listada na casa leonina e correu de feição: o número 99 empatou o duelo com um ‘golaço’ de se tirar o chapéu (21’). 

O duelo teria de ser levado para a segunda parte, em que o Sporting CP se verificou superior, com um Forte dei Marmi mais cansado e a cometer mais erros que os leões de Paulo Freitas, que saíam mais rápido com a bola e obrigavam o adversário a temê-los.

Total mérito, nesse aspecto, para o guarda-redes italiano Riccardo Gnata, que além daas tremendas defesas em jogo corrido, parou três bolas paradas (dois livres directos cobrados por Ferran Font e uma grande penalidade de Caio), que poderiam ter ditado um resultado muito mais dilatado para a equipa leonina.

O momento do jogo fica, sem dúvida, para o último minuto. Paulo Freitas pediu time-outna altura certa pois, de seguida - mais precisamente a 13 segundos do final – Toni Pérez tem um rasgo de inspiração ‘aéreo’ e, servido por Pedro Gil, que deu a vitória aos verdes e brancos. 

Três pontos de muito esforço, dedicação e devoção, que apenas mostram (mais uma vez) a alma destes rapazes do stick que, até ao último segundo, sempre acreditaram que conseguiriam levantar novamente os 1.017 espectadores presentes nas bancadas da casa das modalidades, a quem se juntou Nuno Dias e Paulo Luís (futsal), Ivan Nikcevic (andebol) e Madjer (futebol de praia).