Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Empate no Clássico (2-2)

Por Sporting CP
27 Fev, 2021

Sporting CP divide pontos em casa do FC Porto

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal deslocou-se este sábado ao Dragão Arena, casa do FC Porto, para empatar a dois golos na 21.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Os tentos Leoninos foram apontados na segunda parte por intermédio de João Souto e Gonzalo Romero.

A emoção foi nota dominante ainda antes de começar o encontro. Os Leões entraram em pista com uma camisola a homenagear Alfredo Quintana, guarda-redes da equipa de andebol do FC Porto e da selecção nacional portuguesa que faleceu na última sexta-feira, e Pedro Gil, capitão verde e branco, ofereceu a Victor Iturriza e Daymaro Salina, jogadores de andebol dos dragões, uma camisola do hóquei de Alvalade com o nome e número do luso-cubano. A equipa de hóquei azul e branca também não esqueceu o companheiro de clube, exibindo uma tarja onde se lia "Eterno Quintana".

Cumprido o minuto de silêncio, o desafio teve início com um ascendente Sportinguista. Os visitantes criaram perigo logo no primeiro minuto, por intermédio de Gonzalo Romero, e seguiram-se oportunidades claras de João Souto e de Matías Platero que só não inauguraram o marcador graças a defesas de Xavi Malián ou a falta de acerto na finalização. Do outro lado, o FC Porto teve direito a um livre directo a castigar o cartão azul exibido a Matías Platero, mas Ângelo Girão defendeu a tentativa de Gonçalo Alves.

Alessandro Verona foi o próximo a estar perto do 0-1 num jogo que estava agressivo - no bom sentido - e intenso. Aos 15 minutos, Telmo Pinto protagonizou um belo lance individual e repetiu a façanha pouco depois, mas o golo teimava em não surgir. Pelo meio, Gonzalo Romero atirou mais uma grande bola para defesa de Xavi Malián. O FC Porto, por outro lado, foi mais eficaz e marcou o primeiro da tarde a cerca de cinco minutos do intervalo por intermédio de Gonçalo Alves.

Até ao final da primeira parte, destacam-se duas ocasiões para o Sporting CP: primeiro por João Souto, em jogo corrido, e depois por Ferran Font, num livre directo a castigar a décima falta portista que foi defendido por Xavi Malián. Assim, os 25 minutos iniciais terminaram com 1-0 para os visitados.

A segunda parte começou com a mesma intensidade por parte dos dois conjuntos, mas com menos oportunidades de golo. Já com muitas faltas (dez para o FC Porto e oito para o Sporting CP ao intervalo), as equipas só começaram a dar muito trabalho aos guarda-redes a partir dos 35 minutos. Alessandro Verona acertou no ferro da baliza de Xavi Malián e os dragões, pouco depois, fizeram o mesmo na baliza de Ângelo Girão. Aos 39 minutos, grande penalidade para o Sporting CP, mas o guardião caseiro defendeu o tiro de Gonzalo Romero.

O empate do Sporting CP acabaria mesmo por aparecer logo a seguir, com Alessandro Verona a assistir João Souto e este, em boa posição, a não falhar. 1-1 merecido para os Leões, que no entanto iriam a voltar a estar em desvantagem menos de um minuto depois, quando o FC Porto dispôs de uma grande penalidade. Gonçalo Alves converteu com sucesso e recolocou o seu emblema na frente do marcador.

O Sporting CP, como é habitual, não desistiu e seguiu em busca da reviravolta. Até foi o FC Porto a voltar a estar perto do golo - livre directo de Carlo Di Benedetto para fora -, mas Alessandro Verona assustou o adversário. Pouco depois, Gonzalo Romero roubou a bola de forma magistral na defesa Leonina e, do meio da rua, atirou uma 'bomba' para o fundo das redes. Grande golo do argentino para o 2-2 no resultado.

Tudo em aberto e, por isso, muita emoção até ao fim, com as duas equipas a darem tudo em busca da vitória. Alessandro Verona voltou a ter uma boa ocasião e, a quatro minutos do final, o FC Porto cometeu a 15.ª falta. Livre directo para Gonzalo Romero bater e defesa de Xavi Malián, com a recarga a embater no ferro portista. No lance seguinte, o árbitro assinalou grande penalidade para o Sporting CP por falta sobre Ferran Font, mas Alessandro Verona não conseguiu superar Xavi Malián. Do outro lado, foi a vez de Xavi Barroso enviar uma bola aos postes de Ângelo Girão.

Até ao final, destaque para (mais) uma excelente de João Souto, mas Xavi Malián voltou a aparecer para salvar o FC Porto da derrota. Terminados os 50 minutos, 2-2 no marcador e divisão de pontos no Dragão Arena.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR], Matías Platero, Gonzalo Romero, João Souto e Toni Pérez. Jogaram ainda: Telmo Pinto, Pedro Gil, Alessandro Verona e Ferran Font. Não utilizado: Zé Diogo.