Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Em vantagem nas meias-finais

Por Sporting CP
08 maio, 2021

Hóquei vence OC Barcelos por 5-3 (após prolongamento)

A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal entrou da melhor forma nas meias-finais dos play-offs do Campeonato Nacional ao vencer, este sábado, por 5-3 na recepção ao OC Barcelos. Depois do 3-3 no final dos 50 minutos, o jogo foi decidido no prolongamento.

O início foi intenso, como seria de esperar tendo em conta que estavam na pista do Pavilhão João Rocha duas das melhores equipas do Mundo. Matías Platero teve uma boa ocasião aos cinco minutos e, a seguir, Miguel Rocha enviou uma bola ao ferro da baliza de Ângelo Girão. Toni Pérez conquistou depois uma grande penalidade para o Sporting CP, mas Constantino Acevedo, guardião visitante, defendeu a conversão de Gonzalo Romero.

Os Leões foram crescendo, aos poucos, e começaram, cada vez mais, a tomar o controlo da partida. Toni Pérez, de contra-ataque, e Gonzalo Romero, que atirou ao lado, deram sérios avisos de que o marcador estava prestes a ser inaugurado, o que acabou por acontecer por volta do primeiro quarto de hora.

Na recarga a uma tentativa falhada, Gonzalo Romero esticou o stick e conseguiu facturar pelo buraco da agulha. 1-0 e festa verde e branca no Pavilhão João Rocha, com o Sporting CP a colocar-se em vantagem de forma justa tendo em conta o que estava a acontecer na pista.

Seguiram-se ocasiões de parte a parte, como aquelas que protagonizaram Rafael Lourenço, para a OC Barcelos, e Pedro Gil e Gonzalo Romero, para o Sporting CP, mas foi o emblema nortenho a empatar. A três minutos do intervalo, Miguel Rocha concluiu um contra-ataque com uma forte stickada para o fundo das redes. Assim, terminada a primeira metade, o 1-1 significava que tudo estava em aberto.

A segunda parte começou com o Sporting CP por cima. Ferran Font, Alessandro Verona e Toni Pérez tentaram, os três, a sua sorte, mas o golo surgiu apenas aos 32 minutos. Num contra-ataque, Ferran Font atirou forte e voltou a colocar o conjunto de Paulo Freitas na liderança do marcador. O guarda-redes Constantino Acevedo, que até já tinha impedido que o OC Barcelos tivesse sofrido mais golos, foi mal batido neste lance.

No minuto seguinte, as duas equipas chegaram às dez faltas e, por isso, cada uma teve direito a um livre directo. Primeiro foi o Sporting CP, mas Ferran Font não conseguiu converter, e depois Ânglo Girão defendeu a conversão barcelense. Ferran Font viu um cartão azul aos 37 minutos - ainda que sem direito a livre directo para o OC Barcelos - e o Sporting CP passou dois minutos em inferioridade numérica, mas conseguiu segurar o ímpeto adversário e o 2-1 manteve-se intacto.

A dez minutos do fim, Ângelo Girão realizou uma fantástica intervenção entre os postes, mas não conseguiu travar o golo do OC Barcelos cinco minutos depois. A finalizar um contra-ataque, Rafael Lourenço conseguiu marcar e empatar, novamente, a partida. Adivinhavam-se minutos finais de grande emoção, o que ficou provado logo na resposta verde e branca ao golo: Gonzalo Romero acertou no ferro.

O Sporting CP não estava satisfeito e queria resolver a partida ainda no tempo regulamentar. Ficou mais perto de cumprir esse objectivo aos 47 minutos, quando voltou a ficar no comando do resultado. Surpreendendo tudo e todos, o veterano capitão Pedro Gil atirou à baliza quando tinha vários jogadores pela frente e a bola acabou mesmo por entrar. 3-2 para os Leões.

Como no hóquei em patins nada está decidido até ao último segundo, o OC Barcelos voltou a adiar tudo quando Darío Giménez converteu com sucesso um livre directo para o 3-3. O empate manteve-se até ao final dos 50 minutos, o que obrigou à realização de um prolongamento (duas partes de cinco minutos).

Aí, o Sporting CP voltou a colocar-se em vantagem logo no primeiro minuto. O OC Barcelos chegou às 15 faltas e, por isso, cedeu um livre directo. Na conversão, Gonzalo Romero não perdoou com uma stickada fortíssima para o 4-3 com que o prolongamento foi para intervalo.

No segundo tempo, Pedro Gil e Gonzalo Romero ameaçaram a mão cheia de golos Leoninos, mas Ângelo Girão, do outro lado, também teve trabalho. O primeiro jogo da eliminatória ficou apenas resolvido no penúltimo minuto, quando Pedro Gil, de contra-ataque, bisou e apontou o 5-3.

O Sporting CP conseguiu assim o 1-0 nas meias-finais dos play-offs do Campeonato Nacional e vai agora, no próximo fim-de-semana, disputar a final four da Liga Europeia no Luso.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR], Ferran Font, Telmo Pinto, Pedro Gil [C], Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto, Toni Pérez, Gonzalo Romero e Zé Diogo [GR].