Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

É oficial: nasceu o Sporting Clube de Portugal/Tavira

Por Jornal Sporting
28 Dez, 2015

Cerimónia de apresentação decorreu esta manhã no Algarve

Sporting Clube de Portugal/Tavira. É este o fruto da união entre o Sporting e o Clube de Ciclismo de Tavira, consumada hoje, na Câmara Municipal de Tavira, com a assinatura do protocolo que irá juntar 'leões' a algarvios até 31 de Dezembro de 2019.A tradição do ciclismo do Sporting alia-se assim ao Clube de Ciclismo mais antigo do Mundo, em actividade ininterrupta, contando com quatro vitórias nas últimas oito Voltas a Portugal em bicicleta, um número que ambas as instituições esperam ver aumentado nos próximos anos, com o objectivo assumido de vencer todas as provas em que o Sporting Clube de Portugal/Tavira participe.

“Não só queremos vencer as competições em que participamos, como estamos empenhados em criar o melhor projecto de ciclismo português. Temos um conceito de ciclismo que não envolve apenas contratar sete ou oito atletas, juntá-los numa equipa e metê-los na estrada. Há toda uma estrutura que tem de ser montada e reforçada para fazermos bem a nossa missão e darmos apoio a esses atletas”, explicou Vidal Fitas, director desportivo do Sporting Clube de Portugal/Tavira, salientando as características que fazem do Clube de Ciclismo de Tavira um parceiro único no panorama mundial: “Somos uma estrutura com 37 anos de actividade ininterrupta, sendo a equipa mais antiga do Mundo, que ganhou quatro Voltas a Portugal nos últimos oito anos e que tem um modelo de ciclismo que em Portugal não existe. Basta perceber que, em 2011, ganhámos a Volta a Portugal com 95% dos atletas formados no nosso Clube e nenhuma outra equipa o fez”.

Se ser director desportivo de uma histórica e distinta equipa como a formação algarvia já acarreta grandes responsabilidades, a junção do Sporting aumenta o grau de exigência. “Estamos a falar do Sporting, não de uma instituição qualquer. O Sporting merece todo o nosso respeito e, como toda a gente sabe, é uma marca internacional e uma referência no ciclismo nacional porque teve aquele que é o maior símbolo português na modalidade, Joaquim Agostinho. Isso traz um acréscimo de responsabilidade, mas existe uma sinergia entre os dois clubes que tornar o casamento perfeito”, confessa Vidal Fitas, corroborado por Marcelino Teixeira, presidente do Clube de Ciclismo de Tavira: “A responsabilidade aumenta, mas os benefícios também. E as parcerias são para que todas as partes saiam beneficiadas, que é o que vai acontecer certamente connosco, já que o Sporting tem uma grande tradição na modalidade e o Tavira tem toda uma estrutura, ‘know-how’ e conhecimento que pode levar em frente aquilo com que nos comprometemos, vencer todas as provas em que participemos”.

Também o Presidente ‘leonino’ se mostrou visivelmente satisfeito com a oficialização do protocolo entre os dois clubes, não esquecendo o que antecedeu esta parceria, mas mostrando-se confiante num futuro a dois, reflectido numa só equipa: Sporting Clube de Portugal/Tavira. “Foi um processo que não começou bem. Tínhamos um acordo com outra equipa, mas, muitas vezes, há males que vêm por bem e acabámos por não concretizar esse acordo e escolhemos o Clube de Ciclismo de Tavira. É a partilha de uma ambição com a equipa mais antiga de todas, com um historial vencedor e muito cumpridora de regras e valores, o que é muito importante para o Sporting, já que faz parte do nosso ADN. A aposta na formação também faz parte do ADN de ambos os clubes e, por isso teremos escalões mais novos. O Tavira representa um município, a região do Algarve e, no fundo, o Sporting é isto: um Clube de Portugal e do Mundo. Juntar ambição, tradição, regras e valores é absolutamente fundamental para se estar no desporto”, afirmou Bruno de Carvalho, completando: “Temos trabalhado em conjunto para criar uma equipa que possa honrar a ambição de ambos, que é ganhar todas as provas em que entrarmos, sobretudo a prova rainha, a Volta a Portugal. Sabemos que já começámos o primeiro ano tarde, mas mesmo assim estamos a conseguir montar uma equipa que nos acalenta estas ambições. O protocolo é de quatro anos automaticamente renovável e queremos voltar ao tempo em que o Sporting ganhava Voltas a Portugal e o Clube de Ciclismo de Tavira também”. Para tal, o Sporting Clube de Portugal/Tavira anunciou já os nomes de oito atletas que irão fazer parte da sua equipa: David Livramento, Valter Pereira, Luís Fernandes, Hugo Sabido, Jesus Ezquerra, Mario Gonzalez, Oscar Gonzalez e Júlio Gonçalves.

Em paralelo, o Sporting assinou também um protocolo com a Câmara Municipal de Tavira, tendo em vista a promoção e colaboração em actividades desportivas não só relacionadas com o ciclismo, modalidade de tradição histórica na região, como também em futuras actividades que se venham a proporcionar.

“Estar associado a marcas de grande visibilidade é fundamental para nós. Tavira já tem um grande nome como actividade turística, cultural e património da humanidade e uma grande tradição no ciclismo, que é desporto rei na nossa região e promove a formação de jovens. Tudo isto dá visibilidade e notoriedade quer ao Sporting quer ao nosso município. São duas marcas fortíssimas que apoiam o ciclismo e irão promover-se e aumentar o seu valor. Há um padrão de qualidade onde fazemos as coisas bem. Esta é uma associação sem riscos, com parceiros de bom nível e honestidade, onde ganham as duas partes”, conta Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira, continuando: “O regresso do Sporting ao ciclismo é um orgulho e vai fazer com que o nível da modalidade em Portugal aumente. O interesse, a visibilidade e os adeptos vão crescer, o que será importante para Tavira e contará com a contribuição de todo o município. Viu-se pela enchente de hoje no Salão Nobre da Câmara. Sentiu-se o calor humano, como irá acontecer nas estradas, porque os algarvios revêem-se nesta equipa”.

“Fizemos questão de assinar o protocolo em Tavira, demonstrando orgulho e vontade em poder colaborar com o município e com a região do Algarve na expansão do seu nome, que tanto nos orgulha. O ciclismo movimenta paixões e o Sporting tem uma dimensão inigualável, conseguindo despertar interesse e paixão em muita gente, como se viu hoje. Voltar a pintar a estrada de ‘verde e branco’ é o grande sonho e vontade desta Direcção e não tenho dúvidas de que vai ser bonito ver as camisolas do Sporting no pelotão e os Sportinguistas orgulhosos a espalharem as nossas cores pelas estradas de Portugal”, concluiu Bruno de Carvalho.