Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto António Vale

Provas de aptidão de subida de escalão em taekwondo

Por Sporting CP
30 Jun, 2019

Atletas submetidos às provas de graduação

Atletas de todas as idades da modalidade de taekwondo do Sporting Clube de Portugal foram submetidos a um teste para mostrarem as suas aptidões, de forma a evoluírem para o próximo escalão e alcançarem um novo cinto.

O mestre de taekwondo Sporting CP, Nelson Costa, que avaliou os atletas presentes, explicou que “a formação no taekwondo inicia-se no cinto branco, portanto vamos ter dez atletas a fazer as provas de graduação”, e que “todos os atletas têm uma matéria de aprendizagem durante um determinado período na graduação, e que ao fim desse tempo e depois de cumpridas as aulas e de se adaptarem fisicamente e psicologicamente à matéria, às regras da modalidade e do Clube, são propostos a exame para ascender à graduação seguinte. Neste caso os atletas cumpriram com esse tempo [de graduação] obrigatório e fizeram um pré-exame onde mostraram as suas capacidades. A matéria tem uma pontuação válida, tal como na escola, e a partir dos 9,5 valores é considerado aprovado”, referiu.

O mestre Nelson Costa acrescentou ainda que “o exame obedece a uma matéria específica, nomeadamente técnicas de combate, de defesa, testes de quebra e defesa pessoal, portanto toda uma envolvente ligada às artes marciais”.

Neste exame final há atletas de todas as idades, ou seja, estão inseridos neste evento todos os escalões. “No Sporting CP iniciamos a prática da modalidade aos seis anos de idade e temos os escalões etários divididos dos seis aos oito anos, dos oito aos dez anos, e dos dez aos doze anos, depois dos doze para cima já se junta a classe geral. Nos escalões de graduações temos divisões de cores [os cintos], e as graduações de cintos negros. O objectivo é sempre alcançar o melhor possível, que é o cinto negro, o escalão máximo e, portanto, temos atletas de nove/dez anos e outros com 15, 20 e 30 anos”.

O mestre Nelson Costa está há mais de quatro décadas à frente da modalidade de taekwondo do Sporting CP e explicou como chegou até aqui: “Nasci quase no Sporting CP, vim para o Clube enquanto adulto e apaixonei-me. Já era Sportinguista, pois era muito amigo de um dos nossos Cinco Violinos, o Albano, que era meu vizinho e motivou-me a vir para o futebol, mas quando conheci o taekwondo mudei de ideias. Pratiquei como aluno e ao fim de seis anos graduei-me em cinto negro”.

Durante os últimos 45 anos o mestre Nelson Costa esteve ausente por dois ou três anos devido a questões pessoais, mas acabou por regressar. “Sei que, entretanto, fizemos muitos campeões, passaram pelas minhas mãos cerca de 10 000 alunos ao longo de todos estes anos [45], formei muitos instrutores e muitos cintos negros. Esta modalidade é uma paixão, sinto que estou casado com o Sporting CP, é algo que está enraizado em mim”, sublinhou.