Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Mariana Vaz junta-se ao dressage do Sporting CP

Por Sporting CP
29 Dez, 2022

Atleta de 14 anos já representou Portugal num Europeu

Depois de Leonor Xarepe, Mariana Vaz é a mais recente cara nova na modalidade de dressage do Sporting Clube de Portugal.

Em declarações à Sporting TV, a atleta de apenas 14 anos começou por falar sobre os seus inícios neste desporto, em 2018, sobretudo pela influência da mãe - também ligada à equitação. "Sempre gostei muito de cavalos e quando experimentei, adorei", referiu a jovem, continuando: "Primeiro pensei que seria apenas lazer, mas quando comecei a fazer provas passei a gostar cada vez mais e agora só tenho objectivos cada vez maiores".

Ora, agora, Mariana Vaz contará com o apoio do Sporting CP e não escondeu a importância e a sua satisfação por assumir este passo, principalmente, com um clube especial para a sua família. "Sempre gostei muito do Sporting CP e é muito importante para mim ter uma instituição tão grande a apoiar-me", sublinhou.

Apesar da sua ainda curta carreira, a nova atleta Leonina já mostrou do que é capaz e quer continuar a evoluir. Logo em 2021 sagrou-se Campeã Nacional de dressage em juvenis. "Foi o meu primeiro campeonato de provas, nunca pensei", reconheceu, antes de falar também sobre a sua experiência internacional, em Agosto, quando representou Portugal no Campeonato da Europa. "Foi muito bom estar ao lado dos melhores cavaleiros da Europa", admitiu Mariana Vaz, que este ano foi ainda Vice-Campeã Nacional em juvenis.

Com a ambição de manter a fasquia elevada, Mariana Vaz traçou também alguns objectivos para 2023, já com o apoio verde e branco: "Participar no Campeonato da Europa, vou fazer o Campeonato Nacional de equitação de trabalho com o Com-Tornado, e o Campeonato Nacional de dressage, agora em juniores, vou fazê-lo com o meu novo companheiro".

Ora, falando sobre a modalidade em si, destacou que no dressage "há uma união entre o cavalo e o cavaleiro" e é essa ligação especial que a atleta tem com Com-Tornado, o seu cavalo “há três anos”.

“Para mim, é o meu companheiro, o meu melhor amigo, o meu professor. Supera-se a cada dia e dá sempre o seu melhor. É inexplicável o sentimento que tenho por ele", enalteceu Mariana Vaz, antes de salientar as principais características do seu parceiro: "Tem talento para fazer os exercícios, é muito regular e muito calmo e concentrado".

Depois, Diogo Sobreira, treinador da dupla, também realçou a simbiose existente entre cavaleira e cavalo, considerando que “é muito difícil encontrar uma ligação como a que eles têm”. "São uma dupla incrível. A Mariana entendeu-se às mil-maravilhas com o Com-Tornado, têm feito um trabalho e uma evolução incrível", acrescentou, antes de perspectivar “um futuro gigante” para a sua jovem atleta.

"Acima de tudo, é uma menina super humilde e uma atleta que tem um futuro gigante pela frente. É muito dedicada e tem uma grande capacidade para aprender", acrescentou Diogo Sobreira.

Por fim, o treinador projectou também o ano que se aproxima, mostrando-se confiante para enfrentar esta nova etapa: "Este é um desporto em que o cavalo tem de ser trabalhado todos os dias, requer muita dedicação. Já em 2023 têm um caminho espectacular pela frente, um apoio gigante, seja de familiares, treinadores ou do Sporting CP, por isso têm tudo para andar para a frente".