Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões de regresso às areias

Por Sporting CP
16 Abr, 2022

Futebol de praia já prepara a nova época

A equipa principal de futebol de praia do Sporting Clube de Portugal já está a trabalhar com os olhos postos no início desta temporada, que para os Leões arrancará oficialmente daqui a uma semana. No dia 24 de Abril, a formação orientada por Zé Maria enfrentará, na praia do Ouro, em Sesimbra, a ACD Sótão na jornada inaugural do Campeonato de Elite.

Ainda assim, o planeamento da nova época já está a ser feito há vários meses. Em declarações aos meios de comunicação do Clube, Miguel Faro, coordenador do futebol de praia verde e branco, apresentou as várias novidades do projecto, que este ano conta com "uma estrutura mais profissionalizada" e um plantel "cem por cento português", apontou. "Este ano quisemos cortar com algumas coisas do passado e o início tem tanto de difícil como de entusiasmante e ambicioso. Começámos a trabalhar em Janeiro de uma forma individualizada e com uma estrutura mais profissional ao serviço dos atletas, que conta com fisiologistas, preparador físico e analista", referiu, acrescentando, porém, que a ambição é a mesma de sempre.

"Queremos reconquistar o título nacional e fazê-lo com um plantel cem por cento português", frisou. Ora, para 2022, o plantel Leonino mantém jogadores internacionais como Tiago Petrony, Rui Coimbra, Nuno Belchior, Rodrigo Pinhal ou Von e junta-lhes cinco caras novas com "experiência de Divisão de Elite": os fixos Luís Vaz e João Pedro Oliveira e os alas Marcelo Gomes, João Mota e Ricardinho, que regressa ao Sporting CP, onde fez parte da última equipa Campeã Nacional, em 2020. Além desses reforços, Miguel Faro enalteceu a importância da ligação à equipa B, a partir da qual subiram "Bernardo Saraiva e Francisco Dias, que continuam o seu processo de evolução", referiu o coordenador da modalidade, acrescentando que se sente "muito confiante" para a época que se aproxima.

Já com a bola a rolar na areia, a pré-época da equipa verde e branca tem decorrido no Estádio Multiusos de Areia da Quinta do Conde, no Seixal, onde neste sábado se realizou mais uma sessão de preparação. Sobre o que está a ser treinado dentro das quatro linhas, o treinador Zé Maria 'abriu o jogo', realçando a adaptação que tem sido preparada devido à recente alteração nas leis de jogo: "O guarda-redes, agora, só pode ter a bola [durante] quatro segundos, o que antes só acontecia dentro da área e agora em todo o meio campo defensivo".

Assim, o técnico reconheceu que está a "tentar implementar alguns conceitos novos", referiu, reforçando também que, embora a alteração nas regras seja um desafio para todos, pode ser também uma oportunidade, se bem aproveitada: "Acho que podemos tirar uma vantagem disso se conseguirmos implementar o que temos em mente. Vamos ver se o conceito está certo em jogo e, acima de tudo, os jogadores têm de acreditar".

Sobre a forma como o plantel tem trabalhado ao longo das últimas semanas, Zé Maria considerou que "o grupo está focado, muito animado e cheio de vontade de voltar à competição". Para 2022, a ambição Leonina é alta, mas o treinador quer que o foco se mantenha no "hoje". "É clichê, mas vamos jogo a jogo. Não nos podemos esquecer de que não temos tantos treinos como uma modalidade profissional, portanto queremos ser, jogo a jogo, cada vez melhores, começando pelos treinos", traçou. De seguida, elogiou a o facto de ter às suas ordens um plantel composto totalmente por jogadores nacionais, o que facilita na "rentabilização dos treinos numa modalidade amadora", acredita.

"Acho que é a única forma de a modalidade crescer, até para trazer novos talentos para a nossa selecção nacional. Numa modalidade amadora, é a única forma de conseguirmos ter um plantel forte e treinos verdadeiramente úteis. Antes isso não acontecia tanto, com jogadores estrangeiros que vão e regressam só para os jogos, por exemplo. Portanto, a nossa visão para este ano é para rentabilizar os treinos, estamos mais juntos e podemos fazer esse trabalho dia-a-dia que nos vai tornar muito mais fortes", projectou, garantindo ainda que "a qualidade de treino disparou como nunca vi no futebol de praia".

Depois, o porta-voz do grupo foi Rui Coimbra, capitão e um dos mais experientes de Leão ao peito. "Neste clube, as expectativas são sempre as mais altas. Queremos conquistar todos os títulos em que o Sporting CP está envolvido", começou por dizer o internacional português, que regressou após uma longa paragem devido a lesão.

"É muito bom regressar e sentir-me bem, estou a recuperar. Estamos a preparar-nos bem, está a ser uma boa pré-época, o campeonato está à porta e estamos preparados para dar uma resposta positiva", frisou o fixo de 36 anos, que é uma das vozes que mais se faz ouvir ao longo do treino: "Tento passar aos mais novos a minha experiência e o que aprendi também com os mais velhos. É uma aprendizagem constante, também aprendo com eles e este é o caminho que temos de seguir para melhorar". Individualmente, Rui Coimbra só pensa em "dar o máximo". "A equipa está sempre em primeiro lugar e onde o míster decidir que eu posso ajudar, assim farei, a cem por cento, para alcançar os nossos objectivos", atirou.

Por sua vez, Luís Vaz é um dos reforços para atacar a nova temporada, prometendo "vontade, dedicação e garra" aos Sportinguistas, antes de destacar o sonho de "ser Campeão Nacional" de Leão ao peito, mostrando-se pronto para "ser mais um a ajudar". Já o ala João Mota, outra das caras novas, também expressou a sua satisfação por chegar ao Clube verde e branco: "É fantástico fazer parte deste Clube, é para chegar aqui que trabalhamos. Estar no meio de jogadores deste patamar, internacionais pela selecção nacional, é um prazer enorme, sobretudo poder aprender e evoluir com eles".

Admitiu ainda que foi "muito bem recebido" pelo grupo e agora quer mostrar as suas qualidades dentro das quatro linhas. "Posso acrescentar intensidade, coesão defensiva e espero ajudar também na finalização", enumerou, antes de concluir: "Quem vem para o Sporting CP tem de ter o objectivo de ser Campeão".