Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O triplo sucesso de Liliana Alexandre

Por Jornal Sporting
07 Abr, 2016

Reportagem no Jornal Sporting com a triatleta que se destacou na Taça da Europa

Se falarmos com Naide Gomes ou Rui Silva – atletas de referência no que toca ao atletismo ‘leonino’ – e os questionarmos acerca daquilo que as suas disciplinas exigem diariamente no rumo do sucesso, ambos nos falarão das dificuldades e sacrifícios necessários. Se optarmos por fazer as mesmas perguntas a Alexis Santos, um dos ‘leões’ em destaque na natação, outras exigências surgirão, mas o registo manter-se-á: não é vida fácil para quem quer chegar ao topo. E se abordássemos qualquer que fosse dos ciclistas do Sporting CP/Tavira, o mesmo cenário se voltaria a repetir. Aos 17 anos, Liliana Alexandre dedicava-se ao atletismo. Antes, já havia praticado natação. Dificilmente imaginaria, mas as duas modalidades viriam a acumular-se numa só, uns anos mais tarde, com as bicicletas como elo de ligação. E se um atleta ligado à natação, ciclismo ou atletismo muito nos diria acerca da preparação de que precisa, um triatleta ainda mais.

A aventura começou a propósito de um convite feito pelo seleccionador nacional de triatlo. Com experiência na natação e um caminho desenvolvido no atletismo, Liliana parecia reunir as condições necessárias para progredir numa modalidade ainda mais exigente. A aposta acabou por revelar-se correcta – e agora que já temos o tempo do nosso lado é fácil dizê-lo, mas na altura talvez tenha existido um maior grau de incerteza no rumo tomado. Seja como for, a triatleta ‘leonina’ mostrou-se ambiciosa o suficiente para aceitar o desafio e demorou pouco a recolher os frutos. Em 2013, no primeiro ano de ‘leão’ ao peito, realizou um ano positivo e foi premiada com o Prémio Stromp na categoria de melhor atleta.

O bom rendimento de Liliana Alexandre continuou a verificar-se, com o claro desenvolvimento a ter reflexo nos resultados desportivos. Em 2015, em Montemor-o-Velho sagrou-se campeã nacional absoluta e sénior de triatlo, numa prova em que conseguiu imprimir desde cedo um ritmo muito forte e sair do segmento de natação na frente, tendo depois liderado a corrida e terminado na frente com quase três minutos à frente da segunda classificada, Andreia Ferrum.  

Mais recentemente, já no presente ano, e mais especificamente no último fim-de-semana, Liliana Alexandre cortou a meta em 20.º lugar na Taça da Europa, em Quarteira, alcançando pontos para o ranking europeu e mundial e conseguindo o melhor lugar entre as atletas do Sporting e o segundo melhor lugar português, logo depois de Andreia Ferrum que fez o 19.º lugar.

Pelo meio da relativamente curta carreira no triatlo – que por si só se trata de uma modalidade muito exigente em termos físicos –, Liliana Alexandre, oriunda de Torres Vedras, conciliou o curso de Ciências Farmacêuticas tirado em Lisboa. Entre os mergulhos e braçadas que a natação pede, os quilómetros em cima da bicicleta e os percorridos a pé, na parte do atletismo, a triatleta ‘verde e branca’ só através de muita organização e força de vontade conseguiu superar-se na modalidade e, em simultâneo, dedicar-se ao curso superior.