Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Início forte não foi suficiente

Por Sporting CP
14 Mar, 2021

Leoas derrotadas na final da Taça de Portugal frente ao Leixões SC (1-3)

A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal saiu derrotada por 1-3 frente ao Leixões SC na final da Taça de Portugal disputada, este domingo, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. À entrada para a final, a turma de Alvalade estava avisada para a dificuldade do adversário, já que do outro lado da rede estaria o Leixões SC, que a par da AJM/FC Porto foi uma das únicas duas equipas a conseguir derrotar as Leoas na fase regular do campeonato.

O primeiro ponto cairia para o conjunto de Matosinhos, mas rapidamente as Leoas assumiram a dianteira do marcador e assumiram a primeira vantagem significativa aos 7-3. A entrada de Leoa continuou e a diferença aumentou até aos 12-4, graças a um lance preciso e inteligente de Ana Couto ao segundo toque. Depois, apesar do esforço e da reaproximação do Leixões SC (15-10), as Leoas aceleraram (20-12) e Bruna Gianlorenço fechou o primeiro set com autoridade aos 25-16.

No segundo parcial, Ana Couto até abriu com um ás para o conjunto verde e branco, mas desta feita a formação de Matosinhos entrou decidida e mais eficaz (1-4). Em desvantagem no marcador, as Leoas também não tremeram e partiram para o ataque. Daí em diante, um parcial de 6-0 (7-4) assente sobretudo em blocos eficazes provocou a reviravolta Leonina e um desconto de tempo para o Leixões SC.

No entanto, este segundo set ficava marcado pelo equilíbrio constante entre ambos os emblemas (13-13) que tentavam ganhar vantagem a partir de serviços muito agressivos, mas mantinham-se a par e passo no marcador (17-17). À entrada da fase decisiva do set, foi o Leixões SC a descolar e subir à liderança do marcador (19-21) e, posteriormente, a igualar a final ao vencer por 21-25.

O jogo de parada e resposta seguiu para o terceiro set, tal como o ascendente do aguerrido conjunto de Matosinhos (6-11). Depois, as Leoas começaram a sentir muitas dificuldades para ultrapassar o bloco adversário e somaram vários erros nesta fase (13-19). Do outro lado, o Leixões SC foi implacável e com 17-25 deu a volta ao jogo.  

Depois de um início realmente forte da equipa verde e branca, o emblema de Matosinhos reagiu da melhor maneira e em dois sets colocou a final da Taça de Portugal à sua mercê. Para a turma de Alvalade já não havia espaço para errar, contudo, inicialmente a motivação das nortenhas continuou a complicar a tarefa Leonina (1-5). 

Muita luta e pouco a pouco, as Leoas voltaram a mostrar as garras e reagiam (13-14) com Bruna Gianlorenço à cabeça. Sempre por perto no marcador, o jogo estava cada vez mais equilibrado (18-19), mas no momento decisivo o Leixões SC não cedeu na liderança (19-23) e fechou o encontro minutos depois em 20-25, conquistando a Taça de Portugal.

Sporting CP e Leixões SC voltam a enfrentar-se já na próxima quarta-feira, desta vez, no primeiro jogo da meia-final à melhor de cinco jogos no play-off do campeonato.