Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões voltam a vencer com distinção e seguem invictos

Por Sporting CP
28 Out, 2023

​Voleibol bate Leixões SC por 3-1 e mantém arranque perfeito na Liga

No arranque de mais um fim-de-semana com direito a jornada dupla, a equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Leixões SC por 3-1, este sábado, em jogo da quinta ronda da primeira fase da Liga. Os Leões venceram com os parciais de 27-25, 21-25, 25-20 e 25-16, mantendo-se dessa forma invictos ao fim de quatro duelos na competição.

No frente-a-frente com a turma de Matosinhos, que vinha de uma derrota com o Esmoriz GC, o conjunto de João Coelho deu continuidade aos bons indicadores que tinha vindo a demonstrar neste início de época. O Sporting CP entrou de forma categórica no primeiro set, apresentando um serviço muito potente, com o reforço Martin Licek em destaque neste capítulo, e um bloco defensivo muito eficaz, neste caso com o também recém-contratado Lucas Van Berkel, de 2,10 metros, a evidenciar-se.

Os Leões colocaram-se cedo na frente, dominaram e chegaram a ter várias vantagens de cinco pontos (16-11), mas o Leixões SC reagiu e conseguiu dar a volta ao marcador (21-22). Vendo a sua equipa em dificuldades, o técnico João Coelho pediu o timeout para fazer alguns ajustes, sendo que depois disso o Sporting CP resistiu, anulou o primeiro set point do adversário e fechou o parcial em 27-25.

Em vantagem, a formação verde e branca não conseguiu depois manter a qualidade revelada até aí e viu os visitantes entrarem por cima no segundo set. O Leixões SC apresentou-se muito forte a defender e na linha de recepção, com o líbero Miguel Azenha em destaque, enquanto do outro lado o Sporting CP foi bastante menos assertivo nas suas acções, tanto defensivas como ofensivas, cometendo vários erros técnicos que o adversário foi aproveitando para se distanciar aos poucos no marcador, alcançando uma vantagem gorda (15-22).

Obrigado a reagir, João Coelho começou então a rodar mais o plantel e viu a sua equipa responder logo de seguida, conseguindo reduzir para 21-23 com um parcial de 6-1 e alimentando a esperança de passar para a frente do placard. No entanto, o Leixões SC não deu margem para tal e venceu com mérito por 21-25, empatando a partida.

Já no terceiro set, os papéis voltaram a inverter-se. O Sporting CP voltou a fugir cedo no marcador e chegou a estar em vantagem por 7-2, mas o Leixões SC ripostou e colocou-se a apenas um ponto de distância (12-11). A partir daí, a toada foi de grande equilíbrio de parte a parte, com as duas equipas a responderem sempre uma à outra, ainda que os Leões tenham resistido e estado sempre na dianteira. Na recta final, apesar das aproximações constantes do adversário, o Sporting CP foi mais forte e alcançou um parcial de 5-1, vencendo por 25-20.

Novamente em vantagem (2-1), os Leões tinham agora a oportunidade de fechar o encontro em caso de vitória, e foi isso mesmo que fizeram, no set mais desequilibrado de todos. Contando com um forte apoio dos Sportinguistas que se deslocaram até ao Pavilhão João Rocha, o Sporting CP entrou a todo o gás, com a equipa a mostrar grande entreajuda e a ser muito assertiva em todos os capítulos, não dando hipótese ao adversário, que falhou alguns serviços, e adiantando-se com um 12-4. Apesar de o Leixões SC ainda ter tentado discutir o resultado, a diferença era demasiado grande e o triunfo ficou confirmado com um 25-16.

Nota para Wagner Silva (17 pontos) e Martin Licek (16), que foram os melhores pontuadores Leoninos.

Os Leões voltam a entrar em acção já amanhã, domingo (29 de Outubro, 17h15), na deslocação ao terreno do Castêlo da Maia GC, em encontro referente à sexta jornada da fase regular da Liga.

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (10), Kevin Kobrine (2), Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Gonçalo Sousa [L], Lucas Van Berkel (11), Martin Licek (16), Wagner Silva (17), Gil Meireles [L], Thiago Barth (11), Imanol Tombion, Armando Velásquez e Chema Carrasco (1).