Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Pedro Soares: "Dever cumprido e felicidade"

Por Sporting CP
28 Out, 2023

Declarações depois do Hexacampeonato Nacional de judo

No final da conquista do Hexacampeonato Nacional por parte da equipa masculina de judo do Sporting Clube de Portugal, Pedro Soares elogiou a atitude dos seus atletas e mostrou-se muito satisfeito pela renovação do primeiro lugar do pódio.

"É sempre uma sensação muito boa conseguir ter a competência de defender aquilo que é nosso. Iniciámos esta competição em 2010, quando ficámos em terceiro lugar, e a partir daí tem sido um ciclo vitorioso. Este hexa é o nosso décimo título. Apostamos muito nesta competição porque queremos a dominar o judo português nesta prova de equipas. A sensação é de dever cumprido e de felicidade. É fácil cair na monotonia e perder motivação, mas eu tento que isso não aconteça e que eles vejam esta competição como uma prova que tem de ser nossa. Os outros querem-nos tirar e têm uma motivação muito grande, por isso temos de ter sempre muita vontade de vencer", começou por dizer o mestre de judo verde e branco aos meios de comunicação Leoninos.

Para Pedro Soares, apostar na formação "faz parte da história e da política desportiva" do Sporting CP: "Sempre foi assim e sempre será. Viemos aqui hoje com dois cadetes e um júnior de primeiro ano que tiveram de fazer um exame físico especial para poderem participar. Eles são o futuro e trabalham diariamente connosco. Cada vez que há uma oportunidade para eles competirem sem prejudicar o resultado final isso é uma prioridade. Poder ser Campeão Nacional dando uma oportunidade a esses jovens de pisar o tapete e representar o Sporting CP é uma vitória ainda mais saborosa".

Pedro Soares falou ainda sobre Miguel Alves, ex-atleta do judo do Sporting CP que se estreou este sábado como treinador numa prova oficial.

"Entrou este ano [como treinador] e é uma aposta ganha. Tem um grupo que gosta muito dele. Faz parte da história do Clube. Foi Campeão Nacional em todos os escalões e por equipas, pelo que é um prazer e um orgulho passar a um jovem que tem o nosso ADN tão presente - uma vez que sou treinador nacional e não me posso sentar no banco - este papel. Não tinha dúvidas de que o ia representar na perfeição, mas agora há provas concretas. Esteve tão bem quanto a equipa. Orientou muito bem, sozinho, com uma responsabilidade muito grande para um miúdo tão jovem. Estou muito feliz e espero que tenha um grande futuro no judo como treinador do Sporting CP", concluiu.

O próprio Miguel Alves admitiu que a estreia a comandar os Leões decorreu da melhor forma: "Foi a minha primeira prova oficial enquanto treinador do Sporting CP e foi uma boa experiência. É uma equipa fácil de orientar, são bons atletas e treinamos bem todos os dias. Dão sempre o máximo em todos os treinos e os resultados aparecem".

Para o técnico, renovar o Campeonato Nacional de equipas "é bom para o Clube e para a história da modalidade dentro do Clube". "Queremos continuar a conquistar títulos, tanto nacionais como europeus", acrescentou.

Miguel Alves fez ainda uma análise à vitória Sportinguista: "Os primeiros combates são sempre os mais difíceis e a equipa demonstrou bom empenho. Ganhámos e, no segundo embate, destaco a boa vitória do Kevin [Suárez] e também do João Fernando e do David [Liparteliani]. Na final, volto a destacar o Kevin, que teve uma vitória muito importante num combate em que não era favorito contra um atleta muito forte que já Olímpico".

De acordo com Jorge Fonseca, Bicampeão Mundial e medalhado Olímpico, "este título é muito importante para o Sporting CP". "Queremos sempre ganhar e é muito bom para o nosso clube. Estamos muito felizes. (...) Somos atletas fortes, trabalhamos para isso e tornamos a competição o mais fácil possível. Tivemos um adversário forte na final, o Sport Algés e Dafundo, mas soubemos tornar tudo mais fácil", explicou, abordando depois a forte presença da formação.

"Temos vários objectivos, como os Jogos Olímpicos ou os Campeonatos do Mundo, mas também temos uma formação muito forte que provou hoje que tem nível. Agora é continuar a trabalhar para os próximos grandes eventos", referiu, antes de revelar que não vai ter tempo para festejar porque vai participar no Campeonato da Europa dentro de uma semana na cidade francesa de Montpellier. "Depois de o conquistar posso bailar à vontade", disse.

João Fernando destacou também o sentimento de "felicidade e de dever cumprido". "Viemos aqui para isto e é um alívio chegar ao fim do dia e termos conquistado o que queríamos", começou por dizer.

Explicando que vencer um combate no Campeonato Nacional de equipas "nunca é uma tarefa fácil", o atleta de 23 anos garantiu que "tinha uma táctica que foi cumprida" na final contra o Sport Algés e Dafundo: "Consegui o objectivo de vencer e de conseguir o triunfo para a equipa. Tínhamos as coisas contadas e, em princípio, acabava no Jorge [Fonseca]. Confio na minha equipa e em qualquer um dos meus colegas".

Por fim, João Fernando frisou que "este título diz que o Sporting CP continua no topo, que é a melhor equipa do país e que quer continuar a ser".