Campeões Nacionais com exibição categórica
01 Nov, 2025
Triunfo do Sporting CP frente ao Vitória SC por 3-0. Segue-se dérbi na Luz frente ao SL Benfica, este domingo
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado o Vitória SC por 3-0, na 2.ª jornada da Liga, num triunfo abrilhantado por exibição categórica dos campeões nacionais.
Antes do início da partida, a equipa de voleibol do Sporting CP recebeu o Prémio Fair-Play relativo à temporada anterior.
O técnico Leonino, João Coelho lançou no seis inicial o distribuidor Armando Velásquez e o zona 4, Jan Pokersnik, ambos com excelentes exibições.
Pokersnik esteve muito bem na linha de recepção. Muito ‘solicitado’ nos serviços dos vimaranenses, o jogador esteve muito certo a colocar a bola no distribuidor e os ataques desenvolveram-se com muita fluidez.
O Sporting CP esteve sempre no controle das operações e desde o início do primeiro set, ou melhor, a partir de uma vantagem de 8-6, num chamado mini-break.
Mais agressivo no serviço, sobretudo mais eficaz na recepção – talvez um dos aspectos mais relevantes da exibição do Sporting CP na tarde deste sábado – a equipa Leonina criou condições a si própria para atacar com variedade e condições de sucesso, com Armando Velásquez a jogar em bom nível.
Depois, a habitual contundência de Edson Valencia, os remates e serviços de Lourenço Martins e a força e boa colocação dos centrais Jonas Aguenier e Kelton Tavares contribuíram para o Sporting CP ir alargando a diferença.
Num jogo de muito rotação do plantel Leonino, as boas entradas de Pedro Abecasis (bons serviços) e de Mads Jensen (excelentes remates), contribuíram para criar um ‘fosso’ cada vez maior no marcador, até o Sporting CP fechar o primeiro set nos 25-14.
O segundo set não foi muito diferente do anterior. Uma entrada muito forte do Sporting CP abriu um ‘parcial’ de 4-0, com bons serviços de Kelton Tavares e excelente defesa baixa, que deu origem a contra-ataques bem conseguidos. Criada essa vantagem, a partir daí foi dando para o Sporting CP controlar.
A 8-2, a formação vimaranense pediu um desconto de tempo, mas o ascendente Leonino indicava que o segundo set dificilmente escaparia aos Leões. Assim aconteceu, com Lourenço Martins, Mads Jensen, Jonas, Pokersik e companhia a pontuarem de muitos lados e os mesmos méritos do primeiro set a continuarem o ascendente que continuava a vir ao de cima- boa recepção, também serviço agressivo e boa capacidade para segurar os remates dos vimaranenses, para depois gerar contra-ataques.
25-17 foi o resultado do segundo parcial, sempre com o Sporting CP a liderar.
No terceiro set, o jogo ainda esteve equilibrado até aos 7-7, mas depois o Sporting CP, sempre mais convicto e com melhores combinações de defesa/ataque e de ataque/defesa foi conseguindo distanciar-se no marcador a 11-7. Excelente nessa fase Kelton Tavares, que tem hoje em dia um serviço que faz bastante diferença a favor dos Leões.
A 20-14, poucas dúvidas havia que o Sporting CP iria estrear-se a vencer na Liga, com os centrais Marx Aru e Tiago Barth a aproveitarem bem os minutos somados.
O Vitória SC ainda teve uma boa reacção, de 23-15 para 23-19, com bons blocos, mas um ponto de Tiago Barth para o 24-19 mostrou que a vitória era mesmo uma questão de tempo, com o 25-20 final a sair por um bloco para fora a remate de Pedro Abecasis.
Triunfo incontestável do Sporting CP de João Coelho por 3-0 frente ao Vitória SC. O Sporting CP tem dérbi este domingo, às 19h00, frente ao SL Benfica, no Pavilhão da Luz.
Sporting CP: Jan Galabov, Marx Aru (1), Sergey Grankin, Kelton Tavares (13), Edson Valencia (5), Gonçalo Sousa [L], Pedro Abecasis (2), Tiago Barth (4), Jonas Aguenier (5), Jan Pokersnik (9), Armando Velásquez (2), Nicolas Perrén, Mads Jensen (10), Lourenço Martins (16)