João Gião: "Demos a volta ao jogo de forma justa"
01 Nov, 2025
Técnico muito agradado com a resposta dos seus jogadores
Terminada a partida diante do CD Feirense, vencida pela equipa B do Sporting CP (3-2), o treinador João Gião analisou o jogo na flash à Sporting TV e realçou que se tratou, acima de tudo, de “um bom jogo”.
“O CD Feirense veio para ganhar e isso valorizou o jogo. Acho que não entrámos bem no jogo, pouco agressivos, com poucas ideias e o CD Feirense chegou ao golo num erro nosso. Acontece. Depois, sim, a partir daí acordámos, crescemos no jogo e instalamos o nosso jogo. Demos a volta ao jogo de forma justa, criámos muitas oportunidades e devíamos ter fechado o jogo mais cedo. Falhámos novamente muitas oportunidades, mas acontece”, resumiu o técnico, antes de abordar os minutos finais de maior incerteza.
“No fim, estávamos limitados por gestão de tempo de jogo e, com as mudanças que fizemos cedo, demorámos a adaptar-nos. O CD Feirense instalou-se com muito jogo à largura, cruzamentos e o Diego [Calai], ajudou a segurar-nos. Quando estávamos mais estáveis sofremos o 3-2, mas mudamos para linha de cinco [defesas], defendemos, sofremos um bocado, mas às vezes também tem de se ganhar assim”, sublinhou.
João Gião destacou ainda a resposta dada pelos jovens jogadores que, depois de se terem estreado pela equipa principal do Sporting CP na Taça da Liga, regressaram à Liga 2. “Eu sabia. Há muita exposição mediática, mas são miúdos equilibrados e, por isso, é que também mereceram a estreia. Os que jogaram de início estiveram muito bem e os que saíram do banco também ajudaram”, salientou, além de aproveitar a oportunidade para realçar o trabalho da sua equipa técnica no aproveitamento das bolas paradas.
“Deixem-me dar mérito à minha equipa técnica, porque mais uma vez fizemos um golo de bola parada. Eles é que analisam e apresentaram. O Marco Sousa, o Pedro Figueiredo, o João Peixeiro, o André Gonçalves, o Dário Ezequiel, o Tomás Azevedo e o Fábio Baptista. É muito mérito deles e dos jogadores, como é óbvio”, apontou.
Também Rodrigo Ribeiro, eleito Homem do Jogo, fez uma breve análise à vitória e ao seu bom momento pessoal. “O mais importante foi a vitória. Nos minutos finais sofremos um pouco, mas viu-se a união da equipa. Acho que fizemos um grande jogo, temos de continuar esta fase e estou muito feliz”, afirmou.
De seguida, o médio Rayan Lucas também falou à Sporting TV., num jogo em que ficou ligado ao 0-1 do CD Feirense, mas também, depois, ao golo Leonino do empate. “Em nenhum momento me deixaram baixar a cabeça. O futebol tem altos e baixos. Depois, consegui fazer uma assistência, mas o mais importante são os três pontos. Estamos muito felizes”, referiu, acrescentando: “Aqui não há jogos fáceis, mas nós estamos numa fase muito boa, em crescendo”.
Além disso, o jovem brasileiro abordou os recentes acontecimentos no Rio de Janeiro, onde uma mega-operação policial originou mais de uma centena de mortos. “É algo difícil de falar, são muitas famílias… Eu cresci ali. Sinto isso na pele, porque eu sei o quão difícil é sair dali e ter oportunidades. Hoje tenho a minha família fora, posso ajudar melhor o meu sobrinho e isso não tem preço. Espero que [a situação] possa melhorar”, atentou.