Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Reviravolta para a terceira vitória consecutiva

Por Sporting CP
01 Nov, 2025

Equipa B superou CD Feirense em Alcochete (3-2)

No Estádio Aurélio Pereira, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o CD Feirense por 3-2, este sábado de manhã, num embate antecipado da décima jornada da Liga 2.

Mesmo tendo começado a perder (0-1), os jovens Leões de João Gião provaram que estão no melhor momento da temporada – registo inédito de três triunfos seguidos – e deram a volta aos fogaceiros, fechando a primeira parte e abrindo a segunda sempre a ‘facturar’. Os golos de Manuel Mendonça, Rafael Nel (penálti) e Rodrigo Ribeiro acabaram por prevalecer perante o esforço final visitante.

Além de continuar na liderança isolada (21 pontos), agora com mais quatro pontos do que o SCU Torreense, a equipa B mantém-se com os melhores registos ofensivos (18 marcados) e defensivos (cinco sofridos) da prova.

Para enfrentar um CD Feirense assente no meio da tabela (nono lugar com 11 pontos), João Gião apresentou um ‘onze’ com cinco alterações relativamente ao da goleada sobre o Lusitânia de Lourosa FC (4-0): desta vez, Diego Calai, Bruno Ramos (de regresso após lesão prolongada), Rodrigo Ribeiro, Salvador Blopa e Rayan Lucas foram titulares – os dois últimos após a sua estreia na equipa A.

O conjunto de Santa Maria da Feira entrou em campo com a clara intenção de tirar a bola ao Sporting CP e conseguiu-o nos primeiros minutos, embora a primeira ocasião até tenha pertencido aos jovens Leões. Numa dupla-oportunidade saída de um canto, o guardião Diego Altube sacudiu o primeiro remate de Paulo Cardoso e a recarga imediata de Blopa acabou por sair por cima.

Depois, contudo, uma nova bola parada ofensiva virou-se contra os comandados de João Gião e deu em golo adversário, graças um rápido contra-ataque conduzido e finalizado por Tiago Ribeiro (14’). Depois de dois jogos seguidos com a baliza a ‘zeros’, a equipa B voltou a conceder um golo, mas estes jovens Leões não se deixaram levar.

E não tardou muito a chegar – e em crescendo - a réplica verde e branca, acumulando oportunidades, embora inicialmente sem pontaria. Depois de um cabeceamento forte mas por cima do central Rômulo Jr ter causado perigo, Paulo Cardoso também não conseguiu dar a melhor conclusão a um lance genial de Rodrigo Ribeiro encostado à linha final. E quando a mira Leonina até afinou, Diego Altube emergiu e fechou a sua baliza com três intervenções cruciais: duas a remates de Rodrigo Ribeiro – um ‘à queima-roupa’ e outro de fora da área – e, a seguir, ‘voou’ para negar o golo de cabeça a Bruno Ramos.

Foi preciso insistir, mas a resistência fogaceira acabou mesmo por ser derrubada ainda na primeira parte, e não só para chegar ao mais do que merecido empate como para operar a ‘cambalhota’ no marcador.

Primeiro, o 1-1 chegou pelos pés do capitão Manuel Mendonça, que aos 37’, recebeu e rodou à entrada da área para marcar com um pontapé seco, rasteiro e colocadíssimo. Depois, um penálti, mesmo em cima dos 45 minutos, valeu o 2-1. Na conversão, Rafael Nel até permitiu a defesa ao inspirado Altube, mas após intervenção do VAR, que descortinou uma invasão da área antes da cobrança, o penálti foi repetido e o avançado, desta feita, não vacilou. Enganado o guardião, atirou a contar para o meio da baliza – quarto golo de Nel nesta Liga 2 – e levou a equipa B em vantagem para o segundo tempo.

E foi em grande, também, que os comandados de João Gião reentraram em campo. Depois de Altube ter feito mais uma intervenção de alto nível num portentoso remate de Rodrigo Ribeiro, logo a seguir o avançado ‘vingou-se’ e apontou o 3-1. O lance foi de grande confusão na área - na sequência do canto - mas não podia ter tido uma conclusão mais bonita: com uma finalização de recurso, de calcanhar, o 28 dos Leões cimentou o bom momento verde e branco na partida e chegou também aos quatro golos na prova.

E a vantagem no marcador só não aumentou de novo e prontamente porque a barra negou um grande golo a Rayan Lucas, que chegou vindo de trás após um excelente desenho ofensivo colectivo.

O CD Feirense, que sentiu muito a ‘machadada’ que o Sporting CP deu no encontro, recompôs-se já perto da hora de jogo, quando conseguiu voltar a ameaçar no ataque, porém nem Leandro Antunes – por duas vezes – nem Nile John, de longe, conseguiram bater um atento Diego Calai. Por esta altura, os jovens Leões refrescaram-se com quatro substituições de uma assentada: entraram Rafael Pontelo, José Silva, Eduardo Felicíssimo e Flávio Gonçalves – Mauro Couto foi aposta mais tarde.

Nesta fase, embora os visitantes tenham tido mais bola e vários cruzamentos venenosos ensaiados, foi a equipa B verde e branca a dispor das melhores ocasiões, só que nem Flávio Gonçalves (1v1), nem Rodrigo Ribeiro (de cabeça), conseguiram ‘matar’ o jogo – mérito, outra vez, de Diego Altube.

Então, mais eficaz foi o conjunto fogaceiro, que reduziu para 3-2 pelo capitão Leandro Antunes, aumentando a incerteza para os derradeiros dez minutos em Alcochete. Uma incerteza que Mauro Couto até podia ter dissipado praticamente de seguida, porém, isolado no cara-a-cara com o guarda-redes, escorregou no momento da finalização e a chance perdeu-se.

O resultado não se alterou, no entanto até os três pontos ficarem garantidos continuou a troca de golpes entre as equipas. Calai segurou as mais perigosas dos visitantes – por Klimov e Gui Meira – e a barra, novamente, negou um golo ao Sporting CP, desta vez a David Moreira.

Em plena senda vitoriosa, a melhor da época (três consecutivas), a equipa B Leonina tem agendada na próxima jornada a visita ao FC Penafiel.

Sporting CP: Diego Calai [GR], Salvador Blopa (José Silva, 63’), Bruno Ramos (Rafael Pontelo, 63’), Rômulo Jr, David Moreira, Paulo Cardoso (Flávio Gonçalves, 63’), Rayan Lucas (Eduardo Felicíssimo, 63’), Samuel Justo, Manuel Mendonça [C], Rodrigo Ribeiro, Rafael Nel (Mauro Couto, 72’)