Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

ESTABILIDADE e... FACTOS!

Por Rahim Ahamad
06 Nov, 2019

O período em que os presidentes do nosso Clube estiveram mais tempo em funções foi o ciclo temporal que nos deu dois campeonatos

Nos últimos quarenta anos, o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL foi campeão nacional apenas por quatro vezes, nas épocas de 1979/1980, 1981/1982, 1999/2000 e 2001/2002.

Nestas últimas quatro décadas, o nosso Clube conseguiu atingir por nove vezes o segundo lugar, dezoito o terceiro, terminando em quarto lugar em oito ocasiões. A excepção aconteceu com o sétimo lugar na época 2012/2013.

Durante este período tivemos os seguintes presidentes, por ordem de antiguidade: João Rocha, Amado de Freitas, Jorge Gonçalves, Sousa Cintra, Santana Lopes, José Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco, José Bettencourt, Godinho Lopes, Bruno de Carvalho e Torres Pereira, sendo Frederico Varandas o décimo terceiro presidente do nosso Clube neste mesmo período.

FACTOS! 

Se analisarmos o que têm sido os últimos vinte anos da nossa história, percebe-se que existe um afastamento nítido e acentuado do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL face aos seus principais rivais.

A nível directivo, e comparando com os nossos principais adversários, no mesmo período temporal em que o rival de Lisboa teve dois presidentes e o do Norte um, o nosso Clube vai já no oitavo – Frederico Varandas. Isso demonstra a importância da ESTABILIDADE enquanto factor crítico de sucesso no trabalho de qualquer direcção.

A realidade, por mais que nos custe, é tão simples quanto esta: enquanto o SPORTING CP apenas venceu duas vezes o campeonato nacional nos últimos vinte anos, os nossos principais rivais venceram-no sete e dez vezes, respectivamente. E registo ainda o FACTO de, no período onde os presidentes do nosso Clube tiveram mais tempo em funções foi, efectivamente, o ciclo temporal onde vencemos dois campeonatos e mais vezes competimos pela liderança da prova.

O primeiro ano de Frederico Varandas na presidência do SPORTING CP trouxe dois títulos, representando a melhor performance desportiva no futebol profissional dos últimos dezassete anos. Resultados bem acima do habitual.

Este FACTO, por si só, demonstra que esta Direcção, com ESTABILIDADE pode fazer mais e melhor. E vai fazê-lo. Continuando o que muito já foi feito ao nível da recuperação financeira, na formação, na Academia, nas modalidades (onde num ano se atingiu o número recorde de sete títulos europeus!!), na recuperação da marca, no digital, entre muitos outros.

Tudo em apenas 15 meses e depois da maior catástrofe desportiva de sempre do Clube, o ataque a Alcochete, e de uma das fases mais conturbadas na história do Clube. 

Só com ESTABILIDADE o Clube pode ganhar. Essa ESTABILIDADE começa na responsabilidade de cada um. E é de cada um mesmo! Desde cada membro dos Órgãos Sociais até cada um dos Sócios, por mais longe que esteja de Portugal.

Todos devemos contribuir com a nossa responsabilidade para que o SCP esteja mais próximo de ganhar. Só assim evitamos o perigo de aumentar uma diferença estrutural face aos principais rivais.

Um Clube com ESTABILIDADE será sempre um clube mais ganhador.