Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Que Leão, o meu amigo António!

Por Juvenal Carvalho
14 Nov, 2019

Continua a ser quem és, amigo António. Se todos fossem como tu, o nosso Clube seria ainda maior.

No advento das redes sociais, o significado da palavra amigo perdeu-se, e passou a ser somado pelo lado virtual e pelos inúmeros likes que os muitos ‘amigos’ colocam a cada publicação.

Mas obviamente que aquilo de que vos vou falar, está nos antípodas de tudo o que acima descrevi.

Vou escrever sobre o meu amigo António que, como eu, é do bairro da Bica.

Um amigo real e um Sportinguista puro, genuíno, daqueles para quem o Sporting CP é muito mais importante do que qualquer ego ou guerrilha de alecrim e manjerona.

O António, de 48 anos, tem síndrome de Down, mais vulgarmente conhecida como Trissomia 21, doença que não o impede, contudo, de ser como nós na paixão, na crença e na presença assídua em praticamente todos os jogos no Estádio José Alvalade ou no Pavilhão João Rocha.

Que bom é todos os dias – termo literal – ter uma SMS do António com um lacónico: ‘Bom dia amigo Leão’, que se repete a todos os dias com o mesmo texto, mudando só para boa tarde e boa noite.

Uma amizade pura e genuína movida pelo Sporting CP. A essas SMS junta outras a dar-me os resultados dos jogos de todas as modalidades, ou a pedir-me para eu o informar daqueles que ele não consegue saber. A que hora do dia for.

O António é uma pessoa encantadora e que vive o Sporting CP com tanta e arrebatadora paixão, que todos os mais assíduos do dia-a-dia do nosso Clube o conhecem. Sempre uma palavra amiga. Sempre uma saudação educada. Sempre com os mais elevados valores que norteiam o Sporting CP. Parece que o dia já não me corre tão bem se não trocar uma SMS ou um telefonema com ele.

O António Oliveira, que tem o mesmo nome daquele craque que representou o nosso Clube, e que no dia da morte de seu pai disse que ‘por cada Leão que cair outro se levantará’, e que tinha pinceladas de génio, é também ele um génio de amor próprio, de resiliência e de Sportinguismo.

Que faz do Clube a sua casa.

Que nada mais o move que não as alegrias proporcionadas pelas conquistas do Leão rampante.

Que não quer saber de relatórios e contas.

Que menos o importa quem é o presidente.

Que quer é ver as defesas do Ângelo Girão, a genialidade de Carlos Ruesga, a classe de Bruno Fernandes, os cestos de Travante Wiliams, os golos de Alex Merlim e os passes de Miguel Maia.

Continua a ser quem és, amigo António. Se todos fossem como tu, o nosso Clube seria ainda maior. 

Obrigado por seres assim, e sobretudo pelo orgulho que tenho por seres meu amigo.

O António é enorme.

Um verdadeiro exemplo de Humanismo e de Sportinguismo!