Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

2019, um ano de reconstrução

Por Frederico Varandas*
02 Jan, 2020

Todos juntos, com espírito de missão, lutaremos por um SCP cada vez mais forte, cada vez mais coeso, cada vez mais vencedor e contamos com todos Vós

Caros Consócios,

Os 365 dias de 2019 foram, dia após dia, jornadas intensas de um ano de Reconstrução.

Apesar das várias e importantes vitórias no âmbito desportivo, com destaque para as duas Taças no Futebol e a conquista de sete títulos europeus nas Modalidades, a principal vitória do Sporting Clube de Portugal ocorreu fora de campo.

Para vencermos dentro de campo teremos primeiro de vencer fora dele. Para vencermos os desafios que cada uma das nossas equipas tem em campo, temos de nos preparar para reunir as condições para poder ganhar consistentemente em campo. As vitórias, o sucesso, não são produto do acaso. É preciso, com tempo e estabilidade, planear, trabalhar, semear, para poder colher.

Este foi um ano de árduo trabalho dividido em duas frentes: a frente conjuntural e a estrutural. No que diz respeito à primeira, em 2019, a nossa primeira vitória foi assegurar a salvação financeira do Clube, em linha com o trabalho iniciado em Setembro de 2018.

No último mercado de Verão conseguimos um recorde de 55 milhões de euros em vendas de jogadores e o acordo de restruturação financeira permitiu ao Sporting Clube de Portugal proceder à regularização de todas as suas obrigações pecuniárias vencidas, encontrando-se assim em cumprimento com as entidades bancárias pela primeira vez desde 2017. Evitado o precipício e assegurada a sobrevivência, estamos, porém, ainda longe da situação financeira desejada e 2020 continuará a ser um ano de desafios constantes do ponto de vista financeiro. Para além da necessária recuperação conjuntural, encontrámos no Clube problemas estruturais de igual dimensão.

E essa foi a nossa segunda principal vitória. Atravessar uma conjuntura adversa sem comprometer o lançamento das bases do projecto que permitiram a sustentabilidade do Clube, tarefa essencial e incontornável para o presente e futuro do Sporting Clube de Portugal.

Definimos a formação como um dos pilares fundamentais para a reconstrução e projecção do Clube a todos os níveis, designadamente no plano desportivo.

Em 2019, efectuámos a remodelação dos actuais campos e infra-estruturas de apoio desportivo, iniciando o caminho para recolocar a nossa Academia no lugar de onde nunca deveria ter saído, a melhor entre as melhores. Mas fizemos mais. Não nos esquecemos nunca de que o Sporting Clube de Portugal é feito de pessoas, de pessoas concretas, de pessoas que ao longo de décadas, têm estado com o Clube, transmitindo os valores do Sporting Clube de Portugal, de pais para filhos, de avós para netos. Estamos a trabalhar para permitir e garantir aos Sócios uma maior proximidade e participação na vida do Clube e está em curso um projecto de transformação digital para construir a base do nosso futuro.

Em 2020, esse trabalho até agora “invisível”, começará a ganhar visibilidade em diversas vertentes, das quais destacamos a implementação do i-voting, um sistema de voto electrónico remoto, pioneiro no ecossistema desportivo, que poderá constituir uma verdadeira confirmação e consolidação dos princípios democráticos no Clube, se os Sócios assim o decidirem.

O futuro começa hoje e o nosso trabalho começou ontem.

Mas todos estão convocados para apoiar o Sporting Clube de Portugal e para estarem, incondicionalmente, sem reservas, com o Sporting Clube de Portugal. Todos juntos, com espírito de missão, lutaremos por um Sporting Clube de Portugal cada vez mais forte, cada vez mais coeso, cada vez mais vencedor e contamos com todos Vós.

Saudações Leoninas e um 2020 com saúde e paz para todos.

* Presidente do Sporting Clube de Portugal

Conteúdo bloqueado
Tenha acesso a conteúdos Exclusivos apenas para utilizadores registados e conteúdos PREMIUM para sócios registados.