Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Voleibol Europeu

Por Pedro Almeida Cabral
12 Mar, 2020

A nossa equipa de voleibol já está nas meias-finais da Taça Challenge. Muitos diriam que já teríamos caído. Poucos adivinhavam chegar aqui. Mas a verdade é que a turma de Gersinho lá vai arrancando set atrás de set

Numa temporada europeia com pouco para recordar, há uma modalidade que se vai destacando e chegando longe. A nossa equipa de voleibol já está nas meias-finais da Taça Challenge. Muitos diriam que já teríamos caído. Poucos adivinhavam chegar aqui. Mas a verdade é que a turma de Gersinho lá vai arrancando set atrás de set. Os últimos a cair foram os húngaros do Pénzügyőr SE em dois jogos bem disputados. Aqui chegados, não morre a esperança de o Sporting Clube de Portugal ser a primeira equipa portuguesa a conquistar um troféu europeu de voleibol.

Talvez o primeiro jogo seja o que mais ficou na memória. Ainda no final de Fevereiro, Dennis empurrou a nossa equipa com uma exibição soberba. Dois sets para cada lado e na decisiva negra, o Sporting Clube de Portugal mostrou bem o que valia. É injusto falar somente de Dennis quando o nosso intemporal Miguel Maia também foi superlativo. É, aliás, caso único que sejam estes dois quarentões a marcar o ritmo da nossa equipa. O oposto ítalo-cubano, que já vai na terceira temporada de Leão rampante ao peito, esteve memorável, com 20 pontos. Destaque também para o experiente brasileiro Thiago Sens, um reforço desta época que foi fundamental na negra. Os 3-2 davam alguma tranquilidade para o jogo no Pavilhão Rocha. Ainda assim, seria preciso ganhar cá.

E foi o que aconteceu: vitória claríssima, por 3-0. Nem se pode dizer que tenha sido mais do mesmo. Em comparação com o primeiro jogo, o Sporting Clube de Portugal parecia outro, mais seguro. Corrigimos rapidamente a entrada em falso no primeiro set, o bloco funcionou de forma impenetrável e Dennis e Thiago Sens somaram juntos mais de 30 pontos, entre ases e outros disparos. Gersinho, lapidar, considerou bem melhor o ataque neste jogo que na Hungria. 

Seguem-se os italianos do Milano. O actual surto do novo coronavírus fez cancelar jogos por toda a Europa e, na verdade, não se sabe quando será jogada a meia-final desta Taça Challenge. Do outro lado estará uma equipa italiana numa prova dominada por equipas transalpinas e nunca conquistada por portugueses. Mesmo defrontando o poderoso internacional holandês Nimir Abdel-Aziz, não devemos baixar os braços, deixando que os italianos marquem pontos. O transporte para a final é possível!