Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Dias de luta contra uma pandemia mundial

Por Miguel Braga *
16 Abr, 2020

Há um herói escondido em cada casa

Continuamos a viver um tempo de excepção onde a atitude individual pode vir a condicionar a vida colectiva. Pede-se a todos a consciência e a resiliência para suportar os condicionalismos deste não admirável mundo novo. Temos também a admiração por aqueles que, dia após dia, lutam na linha frente contra este vírus que se encontra espalhado no mundo, médicos, enfermeiros, todos os profissionais de saúde e auxiliares que mantêm o sistema a funcionar. Mas nesta luta desigual, também há heróis e heroínas em casa de cada um de nós. Se há alguma coisa que podemos aprender com esta pandemia é que fazemos parte de um sistema, estamos sempre ligados, mesmo no confinamento de uma casa. Nesta edição de um jornal renovado, fomos conhecer algumas dessas histórias, de pessoas que alteraram as suas rotinas sem descurar os deveres que a profissão impõe: mulheres que são atletas de alta competição, mas que também são mães, preocupadas com o futuro dos seus filhos e dedicadas à sua educação no dia-a-dia.

Dentro do universo Sporting CP, também olhamos para as histórias daqueles que estão longe do seu país, retidos pela circunstância mundial, dependentes da tecnologia para estar em contacto com os seus. Esta nova ordem, além de ter suspendido as competições um pouco por todo o mundo, provocou o adiamento dos Jogos Olímpicos, no meio de incertezas e depois de pelo menos quatro anos de preparação. Fomos procurar saber junto dos atletas como olham para estas decisões. E quais as implicações, desportivas e não só.

Nesta época difícil, há quem precise da solidariedade dos outros para tarefas diárias. É com orgulho que relatamos o esforço contínuo da Fundação Sporting que se multiplica em frentes e parcerias para chegar a quem mais precisa. E é também um orgulho Leonino constatar a
dinâmica orgânica dos Núcleos do Sporting Clube de Portugal a cuidar daqueles que já tanto deram por esta vida. A força que cada um emprega nestas causas alimenta a existência da própria comunidade.

Uma última palavra para três atletas de eleição que representam as cores do Clube. Se Arnaud Bingo e Rodrigo Battaglia são “monstros” consagrados em campo, com títulos e representações pelas respectivas selecções, Eduardo Quaresma é uma aposta de futuro catapultada para o presente por um enorme talento e vontade de vencer. Quem aos 18 anos afirma ter materializado um sonho de criança “de ter pisado o relvado de Alvalade” só nos pode encher de esperança. E nestes tempos estranhos em que vivemos, é de esperança que precisamos. Até porque o futuro começa já amanhã.