Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

100

Por Pedro Almeida Cabral
01 Jul, 2021

Feliz o cronista Sportinguista destes tempos que nunca tem falta de troféus para alinhavar a sua prosa

Quando, em Novembro de 2018, surgiu a ideia de escrever regularmente crónicas para o Jornal Sporting, não hesitei um segundo. Escrever no mais antigo jornal de clube do mundo sobre o melhor Clube do mundo era uma oportunidade – e, sobretudo, um privilégio – que nunca poderia desperdiçar. Os textos foram-se sucedendo e, sem dar por isso, esta é a centésima vez que escrevinho umas breves linhas sobre a actualidade Sportinguista. Ainda por cima, em edição que sai no 115.º aniversário do Sporting CP. Por isso, perdoem-me a falha de assinalar esta dupla efeméride falando um pouco mais do cronista que as boas regras das crónicas autorizam. Afinal, são dois anos e meio a escrever Sporting CP todas as semanas.

Com um Clube tão atreito a polémicas muitas vezes despropositadas, achei que este cantinho deveria servir para acompanhar e celebrar os feitos da maior potência desportiva nacional. Tudo o que não estivesse relacionado com esforço, dedicação, devoção e glória deveria ficar à porta. Creio que cumpri e que não resvalei para os habituais temas laterais Leoninos, mais próprios da espuma dos dias das redes sociais.

A verdade é que nunca poderia ter cumprido sem o Sporting CP. Logo a abrir, por aqui passou a Taça da Liga de 2019 e a fantástica Taça de Portugal desse mesmo ano, talvez o título mais importante para exorcizar fantasmas desportivos e extradesportivos e fazer ressurgir um Sporting CP vitorioso. Ao que o futebol diz respeito, o melhor ainda viria. E veio mesmo este ano, com nova Taça da Liga e a mais saborosa conquista desde 2002: o nosso 23.º campeonato de futebol, justamente ganho pela equipa mais abnegada, inteligente e concentrada que me lembro de ver jogar no Sporting CP. São quatro títulos em dois anos e meio, à frente dos rivais e do SC Braga.

Não só de futebol respira o Sporting CP. O futsal leva a melhor com sete títulos, entre os quais duas Champions League, a última perante a melhor equipa de futsal do Mundo, o Barcelona. Mas também duas Taças de Portugal e outros troféus que fui dando novas. O hóquei vem logo a seguir com as duas Ligas Europeias, a Taça Continental e um Campeonato. Não podia ficar de fora o basquetebol com o extraordinário campeonato deste ano (e as duas Taças de Portugal), nem o voleibol com uma Taça de Portugal. Houve também tempo e ocasião para falar das conquistas do judo, do atletismo, do ténis de mesa, da natação e do goalball.

Feliz o cronista Sportinguista destes tempos que nunca tem falta de troféus para alinhavar a sua prosa. Resta deixar o meu sentido agradecimento a quem tem embarcado comigo nesta viagem semanal em que procuro estar à altura do ímpeto vencedor e da grandeza do Sporting CP. Obrigado aos Sportinguistas, mas também a leitores de outros clubes que procuram saber mais sobre o Sporting CP. A todos, em dia de aniversário do Sporting CP, a certeza de que a história do Clube é admirável, mas nunca irrepetível.