Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Super Leoas

Por Pedro Almeida Cabral
02 Set, 2021

Ganhou a equipa que foi mais equipa, habilmente preparada por Mariana Cabral

Há uma primeira vez para tudo. Não costuma suceder é que muitas primeiras vezes sejam sinónimo de tanto sucesso.

O jogo contra o SL Benfica do sábado passado foi o primeiro jogo da época da nossa equipa de futebol feminino. Foi também a primeira competição oficial a ser disputada em 2021/2022, a Supertaça, bem como o primeiro jogo oficial da nossa nova treinadora, Mariana Cabral. Foi igualmente a primeira vez de Brenda Pérez, reforço vindo do Espanyol, e da nova guarda-redes, Doris Bačić, a internacional croata tricampeã pela Juventus. Até foram os primeiros 90 minutos de Diana Silva, regressada do Aston Villa ao nosso Clube, onde vestiu a verde e branca por quatro épocas. Mais. Foi a primeira vez que Sporting CP e SL Benfica se defrontaram na Supertaça em futebol feminino. E, para não variar, com a esclarecedora vitória do Sporting CP por 2-0, foi a primeira vez que um clube conquistou duas vezes o troféu. Porque a nossa equipa o ganhou em 2017, repetindo agora o feito, juntando à Supertaça em futebol masculino, o que nunca tinha o Sporting CP alcançado. Tantas estreias para uma só glória, a nossa.

Desengane-se quem só leia o jogo pelo resultado. O SL Benfica entrou melhor na primeira parte, obrigando Bačić a apertadas e exigentes defesas. As jogadoras benfiquistas bem tentavam de todas maneiras desfeitear a experiente croata. Não contavam era com os reflexos apurados da nossa redes que salvou golos adversários que pareciam certos. Encerradas as Leoas no covil do meio-campo, não encontravam forma de fazer sortidas goleadoras.

A segunda parte tudo mudou, provavelmente depois de palestra certeira da treinadora ao intervalo. O Sporting CP surgiu mais acutilante e atrevido, escalando o terreno junto da baliza encarnada. Diana Silva, numa arrancada pela esquerda, esticou o jogo até à linha de canto e, plena de oportunidade, assistiu Brenda Pérez que, de primeira, fez o seu primeiro golo pelo Sporting CP. Tempo haveria ainda para ver brilhar a prometedora central Carolina Beckert a controlar uma perigosa jogada de ataque benfiquista que podia ter dado em empate. E também para o golo da tranquilidade, nascido num incompleto passe da guarda-redes do SL Benfica, brilhantemente aproveitado num chapéu por Joana Marchão.

Dois golos, um título. E logo perante a equipa campeã portuguesa. Ganhou a equipa que foi mais equipa, integrando reforços, formação e a experiência do nosso plantel, habilmente preparada por Mariana Cabral. Super Leoas para uma Supertaça.Temos toda uma época pela frente para as vermos brilhar.