Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Histórico

Por Pedro de Almeida Cabral
26 Nov, 2021

Há algo nesta equipa, magistralmente orientada por Rúben Amorim, que nos leva por caminhos poucas vezes percorridos

Há poucos momentos assim. Em que sabemos que estamos a viver algo que será recordado muitos anos. Em que nos apercebemos que o que se passou não foi só mais uma vitória. Em que parece que algo mudou no nosso destino. A vitória sobre o Borussia Dortmund por 3-1, com a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, é um desses momentos. Mais do que fazer história, é uma história de esforço, dedicação e devoção do Sporting Clube de Portugal.

Começámos, como é uso e costume, por ter que suportar algum comentariado sempre disponível para menosprezar as qualidades de Rúben Amorim e companhia. Depois do célebre apontamento das vitórias baseadas na falta de público no nosso estádio ou da melhor competitividade pela ausência de jogos europeus (tudo prontamente desmentido pelos resultados desta época), chegou a ideia de que o Sporting CP nem para a Liga Europa se conseguiria qualificar. Os desafios iniciais, com derrotas frente ao AFC Ajax e ao Borussia Dortmund, pareciam confirmá-lo.

Mas há algo nesta equipa, magistralmente orientada por Rúben Amorim, que nos leva por caminhos poucas vezes percorridos. Alcançámos a décima vitória seguida em todas as competições. E, nosso grupo, fomos de zero a nove pontos, com três vitórias consecutivas na prova maior do futebol europeu. Uma cavalgada Leonina com números impressionantes: perante o Beşiktaş JK (fora e em casa) juntando a recepção ao Borussia Dortmund, marcámos 11 golos e sofremos apenas dois. A dimensão desta recuperação é notável por várias razões. Por um lado, só por uma vez chegámos aos oitavos-de-final. Por outro lado, tivemos que vencer o segundo classificado da Bundesliga, que já conquistou por uma vez a Liga dos Campeões. Uma equipa de respeito que veio a Alvalade para ganhar. A nossa passagem da fase de grupos é uma vitória do treinador e da equipa. Mas também da maneira certa de encarar a dimensão desportiva do Sporting CP, dando primazia aos atletas, focando a gestão do Clube no rendimento desportivo e rejeitando polémicas estéreis.

Quanto ao jogo, ele fala por si. Pote estratosférico. Matheus Nunes primoroso. Coates imperial. Inácio prometedor. Adán seguríssimo. E Porro aguerrido. Para só falar dos melhores. Esta vitória fica para sempre. Segue-se mais um jogo entre apurados para os oitavos-de-final, Sporting CP e AFC Ajax. Depois, sabemos que vamos jogar olhos nos olhos, contra qualquer equipa, em qualquer campo. E estou certo, estamos todos, que é assim que Rúben Amorim e a equipa vão encarar o resto da Liga dos Campeões.

PS: o livro 'Dias de Sporting', que reúne as melhores crónicas aqui publicadas nos últimos três anos, já está à venda online e nas livrarias. Tenho todo o gosto que os distintos leitores possam comparecer no lançamento do livro, esta sexta-feira, às 19h00, no El Corte Inglés de Lisboa. Estarei no sexto piso, na Sala de Âmbito Cultural para vos receber!