Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Em todas as frentes

Por Miguel Braga
16 Dez, 2021

Editorial Jornal Sporting

Com a vitória da passada terça-feira frente ao FC Penafiel, no histórico Estádio Municipal 25 de Abril, por 0-1 (com golo de Tiago Tomás), o Sporting Clube de Portugal carimbou a passagem à final four da Taça da Liga pelo quinto ano consecutivo. Com este feito, a equipa de Rúben Amorim chega a meio de Dezembro em força em todas as frentes:

- venceu a Supertaça no último dia de Julho; assegurou lugar na final four (sendo que à hora do fecho desta edição ainda não são conhecidos os outros semifinalistas) da Taça da Liga; joga no próximo dia 22 com o Casa Pia AC a continuidade na Taça de Portugal; depois da vitória por 2-0 ao Boavista FC, no Estádio José Alvalade, manteve a primeira posição no campeonato com os mesmos pontos que o FC Porto (e vamos na 14.ª jornada); e esta semana, ficámos a saber o nosso adversário nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, que se jogarão já em 2022, nos meses de Fevereiro e Março. Depois de um atribulado e polémico sorteio (o mesmo teve de ser repetido por uma falha/avaria da UEFA), o Sporting CP jogará contra o todo-poderoso e rico Manchester City FC, treinado por aquele que é considerado um dos melhores, se não mesmo o melhor, treinador do Mundo, o catalão Pep Guardiola.

E esta caminhada tem sido feita com muita juventude, o que é não só sinal de uma sintonia desejável entre projecto, estrutura e equipa técnica, mas também que o futuro do Clube está a ser assegurado com talento e muito trabalho. Aliás, o prémio que o Clube recebeu em Setembro da European Club Association (ECA) é o consagrar e o reconhecimento do Modelo Centrado no Jogador, implementado na formação do Clube nos últimos três anos e que tem acelerado alguns processos de desenvolvimento individuais com os resultados que se conhecem. Um pormenor interessante que poderá ter escapado: no último jogo frente ao FC Penafiel, o Sporting CP tinha no banco um jogador com 18 anos (Flávio Nazinho) e dois com 16 (o 'experiente' Dário Essugo e o estreante Rodrigo Ribeiro), além de um 'produto' da formação do FC Barcelona de 19 anos, o esquerdino José Marsà. Que o caminho continue a ser trilhado com sucesso é o desejo de todo e qualquer Sportinguista. E relembrar que dentro de campo estavam mais dois teenagers, Tiago Tomás e Gonçalo Esteves. O último transformou-se no jogador mais jovem a representar o Sporting CP na Taça da Liga e espera fazer a sua estreia no fim-de-semana na Liga, depois de esta época já ter actuado de Leão ao peito na Liga dos Campeões, Taça da Liga, Taça de Portugal, UEFA Youth League e Liga 3.

Nos próximos dias, joga-se em território nacional a decisão da Taça Intercontinental de hóquei em patins, em mais um frente-a-frente com o FC Porto. A equipa de Paulo Freitas jogará a segunda mão da final no Pavilhão João Rocha e será essencial o apoio de todos para se escrever a ouro mais um capítulo da História do Clube. Que assim seja, é o desejo de todos.
Noutra modalidade, continuamos sem saber o resultado do alegado e noticiado encontro desta semana entre a Federação Portuguesa de Basquetebol com o FC Porto, depois do clube ter decidido um boicote contra os árbitros que estiveram na época passada no jogo do título (ganho pelo Sporting CP) e que já motivaram duas faltas de comparência na presente temporada. À Federação exige-se tratamento exemplar e que não ceda a chantagens que em nada dignificam o desporto, nem a modalidade. A lei e os regulamentos são iguais para todos.