Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sempre centrado no Jogador

Por Miguel Braga
24 Fev, 2022

“Desde o primeiro dia, comecei a perceber os valores do Clube e agora é a minha vez de transmitir”, afirmou Sebastián Coates. “Os valores do Sporting CP são inegociáveis”, reforçou Rita Fontemanha.

Ser capitão das equipas seniores de futebol do Sporting Clube de Portugal deve ser, antes de mais, uma honra a atingir. O capitão e a capitã são olhados como verdadeiros exemplos na transmissão dos valores e do ADN do Clube. E foi isso mesmo que aconteceu na semana que passou com a realização de um programa de formação para os capitães do Sporting CP, entre os 14 e 18 anos, das equipas masculinas e femininas, numa acção promovida pelo Departamento de Psicologia, pela Coordenação Técnica e Direcção da Academia, com a presença e testemunhos de Rita Fontemanha e de Sebastián Coates. Porque formar jogadores é também formar os jovens para as responsabilidades e desafios futuros. “Desde o primeiro dia, comecei a perceber os valores do Clube e agora é a minha vez de transmitir”, afirmou o central uruguaio. “Os valores do Sporting CP são inegociáveis”, reforçou a capitã da equipa feminina. E, de facto, são. Isso fica claro ao ler os dez mandamentos do Capitão Sporting:

1 – Colocar o Sporting CP em primeiro lugar

2 – Saber ganhar

3 – Paixão

4 – Raça

5 – Superação

6 – Lealdade

7 – Ambição/humildade

8 – Compromisso/foco

9 – Automotivação

10 – Resistência mental

Os dois primeiros mandamentos dizem muito do nosso Clube: colocar sempre o Sporting CP em primeiro lugar, das nossas escolhas, das nossas vontades, sabendo que assim estaremos no caminho certo. E saber ganhar. Porque saber ganhar implica saber fazer sacrifícios, implica trabalho e humildade e implica também saber que não vale tudo para vencer e que os meios não podem justificar os fins. É esta a visão Leonina, transversal a qualquer modalidade.

As nossas Leoas do atletismo voltaram a escrever a ouro a história da modalidade ao vencer pela 27.ª vez (em 29 possíveis, destaque-se) o Campeonato Nacional de Clubes em Pista Coberta, pelo 12.º ano consecutivo, com um domínio avassalador nas diferentes categorias, com destaques para as vitórias de Anabela Neto (salto em altura), Lorène Bazolo (60 metros), Evelise Veiga (salto em comprimento), Salomé Afonso (1500 metros), Auriol Dongmo (lançamento do peso), Vera Barbosa (400 metros), Patrícia Mamona (triplo salto), Raquel Marques (salto com vara), Salomé Afonso (800 metros), Olímpia Barbosa (60 metros barreiras) e da estafeta de 4x400 metros, composta por Cátia Azevedo, Beatriz Andrade, Juliana Guerreiro e Vera Barbosa. Um luxo.

Amanhã começa a final eight da Taça da Liga de futsal, que tem como palco o Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé. Depois da conquista da Supertaça em Dezembro, esta é a oportunidade dos pupilos de Nuno Dias erguerem um segundo troféu esta época. Recorde-se que os Leões são os actuais detentores do título. “Como em todos os jogos e competições, vamos entrar para vencer. É este o ADN que ao longo dos anos nos tem levado a bons resultados e é com esta mentalidade que vamos para Loulé”. A palavra é de Nuno Dias. E que assim seja.