Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Uma tarde de vitórias

Por Miguel Braga
02 Jun, 2022

Editorial da edição n.º 3874 do Jornal Sporting

Com a presença do Presidente da República e de vários responsáveis políticos e federativos, a equipa principal feminina de futebol do Sporting CP conquistou a Taça de Portugal, vencendo o FC Famalicão por 2-1. Para a história do jogo, ficaram as arrancadas e o golo de Chandra Davidson, a defesa do penálti por Doris Bačić, a frieza de Joana Marchão para o marcar e vários pormenores protagonizados pelas jogadoras de verde e branco. Quando a árbitra Ana Afonso apitou para o final do jogo, a explosão de alegria natural de quem tinha acabado de ganhar muito mais do que a Taça de Portugal. 

Comecemos pela treinadora, Mariana Cabral, que é a primeira mulher a vencer a Taça de Portugal como jogadora e treinadora. Um marco histórico e a certeza de que este é apenas o início de uma caminhada promissora. Apesar de não ter marcado na final, Diana Silva consagrou-se esta época como a melhor marcadora da História do futebol feminino do Sporting CP, com 112 golos em 134 jogos. Quem marcou, como referido anteriormente, foi a canadiana Chandra Davidson, que, com cinco golos em seis jogos, foi a melhor goleadora Leonina da competição (sendo também a segunda melhor marcadora da equipa esta temporada). E no dia 13 de Novembro de 2021, no dia do seu 28.º aniversário, Rita Fontemanha ultrapassou a marca de 100 jogos de Leão ao peito. 

Durante a época 2021/2022 estrearam-se na equipa principal dez jogadoras da formação do Clube. A saber: Bárbara Lopes, Vera Cid, Catarina Potra, Maria Ferreira, Joana Dantas, Maísa Correia, Carolina Rodrigues, Cristiana Martins, Ana Rita Oliveira e Andreia Bravo. 

No caso de Maísa Correia, de apenas 15 anos, estreou-se na segunda eliminatória da Taça de Portugal, frente ao UD Polvoreira, sendo assim a jogadora mais jovem de sempre a jogar pela equipa principal. Nesse mesmo jogo, Catarina Potra também escreveu o seu nome no livro dos recordes, ao ser a guarda-redes mais jovem de sempre a jogar pelo Sporting CP e a equipa final em campo era composta apenas por jogadoras da formação. Nota ainda para o facto de que das 24 atletas que constituem o plantel principal, 11 são jogadoras com o selo #MadeInSporting: Alícia Correia, Andreia Jacinto, Carolina Beckert, Carolina Jóia, Francisca Silva, Inês Gonçalves, Joana Martins, Mariana Rosa, Marta Ferreira, Neuza Besugo e Vera Cid.

Segundo os números divulgados pela Federação Portuguesa de Futebol, estiveram no Jamor 13.894 pessoas. Se é verdade que não conseguimos ultrapassar o recorde de público em competições nacionais, também o é que estabelecemos um novo recorde de assistência da final da Taça de Portugal feminina. Motivo de satisfação para os dois clubes e para a Federação, que também se empenhou nesta missão.

Depois de começar o ano a ganhar – o primeiro jogo oficial da época foi a vitória na Supertaça frente ao SL Benfica −, Mariana Cabral fechou a temporada com chave de ouro ao conquistar a terceira Taça de Portugal da modalidade para o Clube. Um orgulho que nos enche de esperança para o amanhã.