Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Um hino ao andebol

Por Miguel Braga
16 Jun, 2022

Editorial da edição n.º 3876 do Jornal Sporting

O mais conceituado dos treinadores portugueses afirmou que “as finais não são para jogar, são para ganhar”. Não querendo de alguma forma contrariar José Mourinho, melhor que ganhar uma final, é ganhar a final num jogo épico, renhido, com emoções a baterem forte até ao apito final. Assim foi na Taça de Portugal de andebol, disputada no modelo final four no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos.

Comecemos pelas meias-finais, onde o Sporting CP jogou e bateu o SL Benfica por 33-30, liderado por um incansável Martim Costa que marcou um terço (11) dos golos da equipa e o conjunto fez “uma das melhores primeiras partes da época”, segundo as palavras do treinador Ricardo Costa. No fim do encontro, já era conhecido o adversário: o FC Porto que na outra meia-final venceu o Madeira SAD por 35-29.

Para a final, o Sporting CP sabia que tinha de apresentar-se na máxima força: do outro lado da arena de jogo estava o detentor do troféu e um rival que tem dominado a modalidade nos últimos anos. Mas apesar desse novo estatuto, os jovens Leões entraram em campo com a certeza de quem tem uma missão para cumprir e sabendo também que poderiam acrescentar ao palmarés do Clube a 16.ª Taça de Portugal de andebol. E assim foi.

O Sporting CP venceu o FC Porto por 35-36, após dois prolongamentos, com destaque para o terceiro membro da família Costa, para o caso o Francisco, que marcou 13 dos golos Leoninos. No final das duas partes o marcador encontrava-se empatado a 26 golos. E foi ainda necessário um segundo prolongamento porque a três segundos do fim Jens Schöngarth fez o 30-30 e obrigou a novas doses de ansiedade − ansiedade controlada na perfeição pelos jovens Leões que depois de conseguirem uma vantagem de dois golos no marcador não mais deram hipóteses aos rivais do Norte, acabando o jogo com uns incríveis 35-36. “Ganhámos ao melhor SL Benfica e ao melhor FC Porto da história. Não me lembro de uma Taça assim, foi uma excelente promoção para o andebol português”, disse no final um visivelmente satisfeito Ricardo Costa. A todos os envolvidos, os mais sinceros parabéns. Apesar de ser o Clube com mais Taças de Portugal de andebol no currículo, o Sporting CP não vencia a competição desde 2013/2014.

Para finalizar, mais uma nota vitoriosa: vencemos o Campeonato Nacional de sub-17, depois de ganharmos 2-0 ao SC Braga no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, na Academia Cristiano Ronaldo. Sobre a fantástica conquista da equipa liderada por José João Gomes, umas notas:

- Em 33 jogos em competições nacionais, a equipa de juvenis registou 28 vitórias, três empates e apenas duas derrotas;
- No total, os sub-17 marcaram 141 golos, sofrendo apenas 15 durante a temporada;
- Em 97% dos jogos da presente época, a equipa marcou sempre, sendo que a última derrota registada aconteceu há mais de 100 dias (27 de Fevereiro de 2022);
- Quanto a destaques individuais: Pedro Silva foi o jogador mais utilizado (2.685 minutos), Vivaldo Semedo o melhor marcador com 24 golos em 23 jogos e Guilherme Santos, o rei das assistências com 18 passes decisivos para golo.

O futuro vai ser escrito a verde e branco.