Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Aprovação clara de “resultados históricos”

Por Miguel Braga
20 Out, 2022

Editorial da edição n.º 3894 do Jornal Sporting

Foram pouco mais de 1250 Sócios que se deslocaram no passado fim-de-semana ao Pavilhão João Rocha para a Assembleia Geral (AG) comum ordinária do Sporting Clube de Portugal. Em causa, a apreciação e votação do Relatório de Gestão e Contas do Sporting Clube de Portugal, respeitantes ao exercício de 1 de Julho de 2021 a 30 de Junho de 2022, elaborado pelo Conselho Directivo e acompanhado do Relatório e Parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.

Os Sócios voltaram a demonstrar o seu apoio à estratégia seguida pelo Clube (aprovação com 81,16% de votos a favor), mas ficou também demonstrado que o formato para as últimas Assembleias Gerais – de coincidirem com o dia de jogo da equipa de futebol – tem os resultados que se pretende: uma maior e mais activa participação dos Associados do Sporting CP. Foi isso mesmo que afirmou João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral: “Mesmo que não tenha sido em dia de jogo, estamos satisfeitos com a afluência dos Sócios, gostaríamos que fosse maior e apelámos a que venham. Achamos que participar na vida associativa do Clube é uma demonstração de força, de riqueza associativa e de vivacidade do Sporting CP. Portanto, aqui fica o apelo para que, quem não veio hoje, venha numa próxima, porque é um prazer tê-los cá e poder esclarecê-los consoante os temas em discussão”. Convido à leitura da página 7, onde João Pedro Silva, secretário da Mesa da Assembleia Geral do Clube desvenda um estudo sobre os diferentes formatos, afluência e presença dos Sócios em dia de AG.

Antes do início da AG, o presidente Frederico Varandas congratulou-se com os melhores resultados de sempre apresentados no Relatório de Gestão e Contas – lucro de 13,6 milhões de euros − da História do Clube: “Apresentámos resultados históricos. Desde 2010 que pairava uma nuvem cinzenta de uma possível perda [da maioria] da SAD, em que o Clube teria de entregá-la aos bancos em 2026. Propusemos evitar isso desde 2018 e fizemo-lo antes do tempo. É uma grande vitória e a principal razão para este resultado”. E aproveitou para reforçar a estratégia que tem seguido desde 2018: “Não existe sucesso desportivo sem sucesso financeiro. Os relatórios e contas das SAD dos três ‘grandes’ são públicos, auditados e obrigatórios. Basta irem ver se existe algum desinvestimento do Sporting CP. Pelo contrário. Agora, essa doutrina de que o Sporting CP desinveste na parte desportiva para apostar na parte financeira é pura patetice".

Existem poucas palavras para descrever os feitos dos verdadeiros Leões Vicente Pereira, João Vaz, Diogo Matos e André Almeida no 10.º Campeonato do Mundo de natação adaptada e natação artística DSISO (Organização Internacional de Natação para Síndrome Down). A competição ainda vai a meio, e a tripla Leonina já conquistou o título de Campeão do Mundo em pelo menos uma prova, com um total de 16 medalhas das 20 que Portugal tem, até ao momento. Quando acreditamos, a superação não tem limites. Um exemplo.