Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"SCP – Green Quest"

Por André Bernardo
10 Dez, 2022

Editorial da edição n.º 3901 do Jornal Sporting

Uma das siglas que mais se vulgarizou no léxico organizacional nas últimas décadas foi VUCA. O acrónimo, de origem anglo-saxónica, é significado de Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade), Ambiguity (Ambiguidade), numa referência aos quatro principais desafios da nova era em que vivemos.

Poderá por isso, à primeira vista, parecer paradoxal querer estabelecer eixos estratégicos que assegurem a perpetuidade, numa nova era pautada pelos quatro fenómenos que acima referi, em que rapidamente o dia de amanhã é diferente do dia de hoje. Porém, a única forma de lidar com a VUCA é ter guias de conduta que permitam, quer aos indivíduos quer às organizações, estarem munidos das capacidades e da resiliência necessárias para enfrentar os desafios que se vão colocando a cada momento. 

Foi esse desafio de perpetuidade, ambição de todos no Sporting CP, que internamente nos lançámos, tendo em consequência definido três Eixos Estratégicos de base – SCP − nos quais assentará a nossa Visão Estratégica para 2023-2026 (em desenvolvimento neste momento) e que apresento de seguida num breve resumo prévio. 

S - Sustentabilidade  
Tudo o que não é sustentável é insustentável. Ou seja, deixa de existir, não perdura no tempo.  O Sporting CP terá de preocupar-se em ser sustentável sempre e é por isso que este deve ser um dos nossos eixos estratégicos condutores perenes. 
Entre outras várias coisas, isto implica um compromisso interno, nas decisões directamente relacionadas com o Clube, e externo, nas que afectam o meio envolvente, entre o curto e o longo prazo. 

C - Colaboração
“Nenhum Homem é uma Ilha”. A natureza humana é social e a nossa sobrevivência enquanto espécie depende disso. As formas de colaboração podem, e vão alterar-se, ao longo do tempo, mas a necessidade de colaborar, de abordar holisticamente os desafios e soluções, entender os seus efeitos sistémicos, dependerá sempre, e cada vez mais, de uma estreita colaboração endógena e exógena. A efectividade das equipas reside em assegurar a melhor relação entre as várias partes que as constituem, porque elas são interdependentes. Somente através da optimização da colaboração asseguramos que o todo é maior que a soma das partes. 

P – Performance
Na génese da performance está algo intrínseco à natureza humana – a motivação. Ela nunca pode deixar de existir, nem a vontade permanente de sermos melhores e de melhorarmos a nossa performance em tudo o que fazemos. 

Estes três eixos já constituem actualmente a constelação guiadora do caminho que estamos a fazer e que permitirá, de geração em geração, passar o testemunho do Sporting CP. 

Em demonstração disso mesmo, ontem anunciámos que publicaremos um Relatório de Sustentabilidade esta época, com o compromisso de neutralidade carbónica e auto-suficiência energética em 50% até 2050. Estamos neste momento em fase de conclusão da avaliação técnica para a instalação de painéis fotovoltaicos no Estádio José Alvalade e no Pavilhão João Rocha, de forma a tornarem-se Unidades Produtoras de Autoconsumo (UPAC) com a respectiva criação de uma Comunidade de Energia.

Lançámos também o primeiro de três anúncios da campanha de Natal que materializa este esforço de Deixar a Nossa Marca em tudo o que fazemos. Convido todos a verem esta trilogia de filmes.  

Finalmente, hoje damos eco no Jornal ao lançamento de um novo conteúdo já anteriormente anunciado − Green Quest – que traz um novo formato, em registo documental, retratando pessoas e histórias de quem contribui positivamente para um mundo mais SCP.