Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

2022 em revista

Por Miguel Braga
29 Dez, 2022

Editorial da edição n.º 3904 do Jornal Sporting

Estamos nos últimos dias de 2022, um ano marcado por vários acontecimentos e conquistas no mundo verde e branco. Nas páginas deste Jornal encontra um resumo das highlights de 2022 e nos próximos dias também teremos nas redes sociais do Clube, um vídeo resumo com todas as conquistas.

Recordemos que o Sporting CP entrou em 2022 a ganhar, com a conquista, ainda em Janeiro, da Taça de Portugal pelo ténis de mesa, da Taça Hugo dos Santos pelo basquetebol e da Taça da Liga pela equipa liderada por Rúben Amorim. Nesse mesmo mês, Jorge Fonseca foi condecorado pelo presidente da República pela conquista da medalha de bronze na categoria de -100kg nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e venceu o Grand Prix de Portugal, prova do circuito mundial da International Judo Federation. No atletismo, Mariana Bento foi campeã nacional de provas combinadas de sub-23 com recorde pessoal e Jane Karla Gögel (do desporto adaptado) ficou em primeiro lugar na ronda de qualificação da Taça do Mundo de tiro com arco indoor. No primeiro mês do ano que agora termina, o futsal do Sporting CP foi eleito Melhor Clube do Mundo, Nuno Dias o melhor treinador, Guitta o melhor guarda-redes e Zicky melhor jovem jogador do mundo nos FutsalPlanet Awards 2021. E ainda estávamos em Janeiro.

Precisaria de mais algumas páginas para resumir as conquistas do Clube nos meses que se seguiram: só em Fevereiro, conquistámos o primeiro lugar seniores masculinos, o segundo lugar sub-20 e estafeta mista na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo; Diogo Abreu e Pedro Ferreira ficaram em terceiro lugar no trampolim sincronizado na Taça do Mundo de Baku; fomos Campeões nacionais sub-20 de atletismo, Campeões nacionais sub-14 de basquetebol, a equipa feminina de atletismo venceu o Campeonato Nacional de Clubes em pista coberta e Vânia Silva sagrou-se Campeã da Europa master do lançamento do martelo, no escalão W40, com a marca de 56,70 metros. Além de várias conquistas nos Campeonatos de Portugal em pista coberta, Auriol Dongmo fez a melhor marca mundial do ano no lançamento do peso e vencemos a Taça da Liga de futsal.

Seguiram-se muitas conquistas, ao longo dos meses, fruto do trabalho árduo dos atletas, dos treinadores, do staff e de toda uma estrutura que acompanha e apoia aqueles que dão tudo pelo Sporting CP. Só em Março, entre várias outras, Patrícia Mamona conquistou o primeiro lugar no triplo salto do meeting de Paris e Lorène Bazolo bateu o recorde nacional dos 60 metros, numa marca fixada há 24 anos. Já Auriol Dongmo garantiu a medalha de ouro no peso, com 19,68 metros, no primeiro dia da Taça da Europa de Lançamentos e fez a melhor marca mundial do ano com 20,43 metros, conquistando a medalha de ouro no Campeonato do Mundo em pista coberta.

Em Abril, Teresa Bonvalot venceu o Caparica Surf Fest e a Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, conquistámos a Taça de Portugal com o rugby feminino e a natação venceu o Campeonato Nacional de Clubes em feminino e masculino pela primeira vez na mesma época. Em Maio, foi a vez de vencer a Taça de Portugal com o basquetebol, o futsal e a equipa de futebol feminino; o voleibol feminino também conquistou a Taça Federação e a ginástica arrecadou inúmeros títulos nacionais − trampolins: 11 ouros, quatro pratas e cinco bronzes; acrobática: seis ouros, duas pratas e um bronze; e teamgym: oito ouros e um bronze.

Nos meses de Verão, o Esforço, a Dedicação e a Devoção de muitos resultaram na Glória do Clube: em Junho, o ténis de mesa foi Campeão Nacional pela sétima vez consecutiva, o andebol venceu a Taça de Portugal e fomos bicampeões no futsal; em Julho, a natação adaptada sagrou-se campeã nacional por equipas com os nossos atletas a baterem recordes: Vicente Pereira com o recorde do mundo em 50 metros mariposa e 100 metros livres e Diogo Matos alcançou o recorde do mundo em 100 metros bruços e o recorde da europa em 200 metros estilos. Isto no mesmo mês em que André Santos conquistou o título mundial Wako Pro K1, no Pavilhão João Rocha; já em Agosto, o futsal venceu o Record International Master Futsal, Jorge Fonseca conquistou a medalha de ouro e João Fernando a medalha de bronze na Taça da Europa de Seniores de Coimbra. Já Auriol Dongmo foi vice-campeã da Europa no lançamento do peso dos Europeus ao ar livre de Munique e Andriy Protsenko, no salto em altura, foi terceiro na mesma competição.

No mês de Setembro, vencemos pela segunda vez consecutiva a Supertaça de basquetebol e conquistámos a Supertaça de futsal, sendo que Henrique Cruz sagrou-se Campeão Nacional em X30, a classe rainha do karting nacional, e João Costa venceu a medalha de ouro em pistola 50 metros no Campeonato Europeu realizado em Wrocław.

Já em Outubro, o atletismo fez o pleno histórico ao vencer colectivamente em todas as categorias dos Campeonatos Nacionais de Estrada, conquistámos a Supertaça de rugby feminino e voltámos a dar cartas no Campeonato Mundial de natação adaptada; fomos Campeões nacionais de paintball e arrecadámos nove medalhas no IKC 2022 – International Kempo Championship (com três medalhas de ouro e seis medalhas de prata).

No primeiro dia de Novembro, vencemos a Supertaça de ténis de mesa pela oitava vez consecutiva. Depois, o judo sagrou-se Campeão Nacional por equipas pela nona vez em dez edições, a ginástica Leonina esteve em grande plano no Campeonato do Mundo e o paintball venceu a primeira edição da Taça de Portugal.

Neste mês de Dezembro, Teresa Bonvalot terminou o Haleiwa Challenger em terceiro lugar e conquistámos sete medalhas no Campeonato Nacional de judo em seniores e absolutos. No boxe, Ayrton Luz venceu o Algarve Box Cup, na categoria de 63,5 kg e Tiago Abiodun (ténis de mesa) é vice-campeão do mundo de pares mistos em sub-15, com a espanhola Maria Berzosa.

De fora deste pequeno resumo estão vários feitos que não serão esquecidos pelo Clube. A todos, o nosso profundo obrigado. Com a certeza de que 2023 será um ano de novas conquistas, feitos e recordes com as cores do Sporting CP.