Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Oito em Onze

Por Miguel Braga
19 Jan, 2023

Editorial da edição n.º 3907 do Jornal Sporting

O Sporting Clube de Portugal conquistou a Taça Hugo dos Santos 2022/2023 de basquetebol, jogando e vencendo na final a AD Ovarense por 71-79. Apesar de ainda estarmos em Janeiro, este foi o segundo troféu da presente temporada – recorde-se que a equipa liderada por Pedro Nuno Monteiro conquistou também a Supertaça em Setembro passado após vencer o SL Benfica por 89-84.

Jogada no formato final four, a Taça Hugo dos Santos teve como palco o Pavilhão Multiusos de Gondomar. O jogo da meia-final foi com o FC Porto, sendo que ao intervalo a equipa vencia por 35-47, com Travante Williams e Marcus LoVett Jr. em grande nível, com dez pontos cada. Na segunda parte, o FC Porto aumentou a pressão e conseguiu encurtar a distância pontual, estando a apenas cinco pontos de igualar o marcador. No entanto, a equipa não vacilou no capítulo da eficácia e, aproveitando os lances livres, chegou ao final do encontro com uma vitória por 84-97. Estava cumprida a primeira missão.

O jogo ficou também marcado por um jogador da equipa adversária ter ameaçado um colega de profissão com um gesto de um tiro na cabeça. O jogador em causa foi excluído da partida, mas exige-se da Federação mão pesada para este comportamento que deveria ser banido dos recintos desportivos.

No dia da final, e como equipa detentora do troféu (2021/2022), os comandados de Pedro Nuno Monteiro registaram uma entrada muito forte, assim que soou o apito inicial. Com Joshua Patton em grande destaque, o Sporting CP chegou ao intervalo a vencer por expressivos 30-47.

No terceiro quarto, logo após o intervalo, a equipa Leonina manteve-se igual a si própria: competente, focada e a lutar pelo objectivo, contra uma AD Ovarense sem grande resposta. Já no último período, o adversário tentou encurtar a distância no marcador e conseguiu estar a sete pontos, com um 69-76 no marcador. Mas, rapidamente, a eficácia dos Leões voltou a dilatar a vantagem, oferecendo uma vitória que nunca esteve em causa por 71-79.

Esta foi a segunda Taça Hugo dos Santos consecutiva do Sporting CP. E foi o oitavo troféu conquistado em 11 possíveis desde que a equipa sénior masculina da modalidade regressou ao palco maior do basquetebol nacional: “Fomos a nove finais e só perdemos uma. Esta secção está talhada para estes momentos. A direcção tem mérito porque tem escolhido as pessoas certas. A equipa teve algumas mudanças, mas continua num caminho vitorioso. Temos potencial para ganhar muito mais. Se me tivessem dito há quatro anos que ia ganhar oito títulos de 11 possíveis não ia acreditar”, afirmou o capitão Diogo Ventura. Um exemplo de superação e competência que só pode orgulhar o mundo Sportinguista.