Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O “defeso”… Agostinho e curiosidades!

Por Tito Arantes Fontes
13 Jul, 2023

Estamos em pleno “defeso”, aquela altura do ano em que é proibido “jogar à bola”, em que falta o “sortilégio do esférico”… a magia do golo!

Para o adepto é a época mais chata de todo o ano, dando a sensação de nunca mais acabar, de nunca mais chegar ao fim… tanto é o tempo que dura! Interminável tempo…

Este ano o “defeso” não é acompanhado, que me lembre, da realização de nenhuma grande e mediática prova desportiva… não temos Jogos Olímpicos, não temos Mundial ou Europeu de futebol… o Mundial de atletismo só vem na segunda quinzena de Agosto… e o Mundial de rugby só começa em Setembro… e mesmo a Volta à França, pois… sem o “eterno” Joaquim Agostinho, Leão de juba altíssima, não é mesmo a mesma coisa…

Longe vão os tempos em que Portugal, em Julho, parava para escutar e ter notícias (ver era outro privilégio!) dos feitos heróicos de Agostinho, na “Alta Montanha”… Pirinéus e Alpes acima! E − em Agosto − tudo parava para acompanhar as épicas Voltas a Portugal protagonizadas pelo mesmo Joaquim Agostinho… a acabar com o famoso contra-relógio de Vila Franca de Xira até Lisboa, finalizando com a terrível subida da Calçada de Carriche para terminar na pista de ciclismo do Estádio José Alvalade, cheio que nem um ovo, para aclamar em delírio mais uma vitória do maior ciclista português de todos os tempos: Joaquim Agostinho!

Isso sim, isso era um “defeso” em grande e de enorme festa popular! Mas acabou… o nosso Agostinho deixou-nos, de “camisola amarela” ao peito, na liderança da Volta ao Algarve, nos seus 40 anos…

Ficam-nos, pois, os “mexericos do mercado”… a definição do plantel de futebol… os jogadores…quem entra, quem sai, quem fica… as negociações… as “Arábias”…

E − falando de “Arábias” − como não recordar os “dois pesos e duas medidas” de tanta comunicação social, de tantos e tantos comentadores… quando CR7 há escassos seis meses rumou para o clube saudita. Foi um “crucificar” constante de CR7, um fartar de bater no Melhor Jogador de sempre da História do Futebol em Portugal! A revelação de uma verdadeira “ingratidão nacional”!

Pois bem, meio ano depois, por cada jogador ou treinador português que vai para as “Arábias” é uma festa! Críticas nem vê-las! Crucificações inexistentes! Muito pelo contrário… pululam os comentários de gáudio e satisfação! Contam-se os milhões… fala-se do impacto destes “emigrantes lusos de luxo” no PIB de Portugal! Em seis meses… tanto mudou… foram as “Arábias”? Não, não foi… foi a “miopia” nacional, incapaz de ver o caminho do futuro… o caminho que CR7 descortinava e para onde apontava… ah, pois, mas há seis meses estava na moda “malhar” em CR7, nesse fabuloso jogador que tem o “pecado” de ser fruto da melhor escola de futebol do Mundo, a escola do SPORTING!

Fica a constatação de como tanto muda… é que em seis meses, tudo mudou… e quem sabe se esta leva de “futebol de elite” nas “Arábias” não é − ela própria − “motor de transformação social” dessas partes do Mundo… quem sabe se isso não sucede … assim se podendo “acalmar” (ou calar!) algumas das vozes críticas ao facto de se ir trabalhar para esses países…

Outra das curiosidades deste “defeso” é ver como são acolhidos determinados jogadores que vêm vestir camisolas de “outras cores”… há uns anos Beto Acosta, com 32 anos, foi recebido na época de 1998/1999 como “velho”… e decisivo foi no fundamental título de campeão nacional de 2000 do SPORTING! Este ano chega para outras paragens um jogador de quase 36 anos… e são “hosanas” à sua… juventude! É de pasmar!

Temos, mais uma vez, dois pesos e duas medidas… comece mas é a época e logo veremos no que dão tantos antecipados festejos! Façamos a nossa parte, jogo a jogo! Porque “Onde Vai Um, Vão Todos!”!!!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!