Póquer, Zé Carlos e… andebol!
01 maio, 2025
CAMPEONATO NACIONAL I – Concluída a 31.ª jornada, o Sporting CP deu mais um passo fundamental rumo ao título, neste caso o Bi, com uma extraordinária vitória no Estádio do Bessa. Importa, desde logo, realçar que a goleada de 0-5 infligida ao Boavista é corolário de uma excelente exibição da nossa equipa, que até poderia ter dilatado esse já de si impressivo resultado. A partida teve sempre um único sentido, começando o Sporting CP a construir o seu resultado logo aos cinco minutos de jogo, através do inevitável Gyökeres! Depois foi sempre uma cavalgada imensa até ao quinto golo, mesmo ao findar do jogo!
CAMPEONATO NACIONAL II – O Sporting CP foi o último dos candidatos ao título a jogar e respondeu à goleada caseira alcançada pelo seu opositor mais directo com um resultado forasteiro de quilate similar, quiçá de maior destaque face ao verdadeiro valor do seu adversário e ao facto de este jogar na sua própria casa, historicamente um campo muito difícil, uma verdadeira fortaleza. Corolário dos resultados verificados é – para além do definitivo afastamento do título do FC Porto (derrota na Reboleira) e do SC Braga (empate em Famalicão) – o Sporting CP manter a liderança do Campeonato, em igualdade pontual com o SL Benfica, sobre quem tem vantagem face ao confronto entre os dois clubes, na primeira volta, em que ganhámos por 1-0, graças ao oportuníssimo golo do Geny Catamo! Somos, igualmente, detentores de outros relevantes indicadores deste Campeonato: melhor ataque com 83 golos, uma das melhores defesas com apenas 25 golos sofridos e melhor diferença entre esses golos marcados e sofridos com 58 golos. Tudo conta – mesmo psicologicamente – na actual fase do Campeonato!
GYÖKERES – Inevitável destacar de modo muito especial a fantástica exibição do nosso avançado! Fez um jogão no Estádio do Bessa! Marcou um póquer… e poderia ter até marcado dois! Deu um autêntico recital de futebol, tendo concretizado duas vezes à ponta-de-lança, no coração da área; marcou também outros dois golos em corrida desenfreada, pela direita e pela esquerda do nosso ataque, tendo de caminho fabricado o golo que foi concretizado por Maxi Araújo. Está em grande forma, a bater recorde atrás de recorde, insaciável e – muito importante – focado, divertido, comprometido! E está – como se sabe – na liderança da Bota de Ouro, esse mítico troféu que coroa o melhor goleador da Europa! E isso apesar de os golos no nosso Campeonato valerem – por razões que me escapam – menos pontos do que os obtidos noutras paragens! É verdadeiramente fantástico! Força, Viktor!
ZÉ CARLOS/GRANDE CAPITÃO – Desapareceu, esta semana, um dos nossos grandes capitães de equipa, no caso nos já longínquos anos 60 do século passado. Vi-o jogar, muitas vezes, foi com ele que comecei a ver o nosso Sporting CP! Foi um enorme jogador, de uma fiabilidade total, formando com Alexandre Baptista uma dupla de centrais de enorme qualidade (coadjuvados nas laterais por dois “monstros” como Hilário e Pedro Gomes, ambos felizmente ainda no nosso convívio), como desde logo atestam os três títulos de Campeão Nacional que obteve na sua carreira! Fez parte da mítica equipa que ganhou a nossa Taça das Taças, sendo finalista e capitão na final de Antuérpia! Foi “magriço” no Mundial de 1966, onde jogou e foi titular. É um histórico por direito próprio no Clube e no futebol português! Paz à sua alma! Até sempre, Zé Carlos!
ANDEBOL – A nossa fantástica equipa joga na noite desta quarta-feira (dia em que escrevo), no Pavilhão João Rocha, o seu decisivo jogo de apuramento para a final four da Liga dos Campeões da modalidade. Chegar a esta fase da prova é já um feito único na História do andebol português! Certo é, contudo, que estamos aqui para conseguir mais, queremos mais, porque esta extraordinária equipa merece mais! Perdemos em França, na semana passada, por um golo de diferença e – também por isso – podemos sonhar com a eliminação do nosso opositor, o poderoso Nantes! Lá estaremos todos! Vamos a isso! Força, Leões! Força, equipa!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
P.S – Memória pessoal do Zé Carlos: recordo um dia épico passado no Baleal, a minha fantástica praia de infância e juventude, na qual vários miúdos como eu jogámos com alguns dos melhores jogadores do futebol nacional! A história conta-se em “duas penadas”: os médicos do Sporting CP (o saudoso Dr. Carlos Costa, membro do Grupo Stromp) e do SL Benfica (Dr. Ferreira de Almeida) passavam ambos férias no Baleal e combinaram a “peladinha”, até porque a praia tem um areal imenso e sólido, óptimo para grandes jogatanas de Verão. Do Sporting CP compareceram Zé Carlos, Alexandre Baptista e Carvalho; por banda do SL Benfica apareceram Eusébio, Coluna e Costa Pereira! O jogo foi, claro, o melhor jogo das nossas vidas… inolvidável em tudo, menos no resultado que se esqueceu! Outros tempos, grandes memórias!