Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Português, Portugal
Foto José Cruz

Boletim clínico

Por Jornal Sporting
16 Mar, 2017

Informação do Dep. Clínico do Sporting CP sobre Lukas Spalvis

O jogador Lukas Spalvis encontra-se a fazer um programa específico com o objectivo de readquirir a condição física ideal.

É expectável que regresse aos treinos sem limitações dentro de 10 dias.

O Dep. Clínico do Sporting CP

Foto José Cruz

Pólo EUL: o sonho começa aqui

Por Jornal Sporting
16 Mar, 2017

Considerados como a base da pirâmide da formação do Sporting, este 'viveiro de talentos' representa cerca de 80 por cento do recrutamento na Academia

Ganda golooooo”, comentam dois dos petizes após um penálti cobrado de forma exemplar. Para ter uma ideia do lance, caro leitor, imagine: a bola embateu com violência na base do poste esquerdo e aninhou-se no fundo das redes. Sem ‘espinhas’, ou melhor, ‘limpinho’, como diria o mister Jorge Jesus. Inconformado, o guarda-redes avisou: “Já disse que não vale bujas". Seguem-se novas tentativas, numa espécie de ‘concurso de tiro’. As regras são simples: ao contrário do futebol de rua, quem falhar é que vai à baliza, não o ‘gordo’. Mais um remate. Desta vez, a bola saiu um pouco ao lado. O guarda-redes (improvisado) exclama prontamente: “Esta defendi com os olhos”. Uma tirada que motivou sorrisos entre os vários miúdos do escalão de sub-7 do Sporting que iam chegando a conta-gotas. Segue-se um Panenka, mas sem perigo. Nova gargalhada geral.

O ponteiro do relógio aproxima-se rapidamente das 18h e a diversão num dos campos do Estádio Universitário de Lisboa (EUL) contrasta com o stress do trânsito habitual a esta hora no Campo Grande. Ao fundo do relvado (sintéctico), os pais também começam aos poucos a marcar posição junto à rede, de forma a não perderem pitada da sessão de trabalhos. Pelo meio, o fotógrafo do Jornal Sporting tenta a todo o custo não apanhar com nenhuma ‘bolada’. Sim, por diversas vezes foi confundido com o alvo, mas só correndo esse risco seria capaz de captar o momento de uma bela acrobacia apelidada na gíria de ‘bicicleta’. Genial!

Gestos técnicos à parte, chega a hora de dar o pontapé de saída no treino. Primeiro desafio? Tirar uma fotografia de grupo. Após vários ensaios, missão cumprida. Devidamente vestidos a rigor, de leão ao peito, os sub-7 leoninos são divididos em três equipas, diferenciadas por coletes. O primeiro exercício é simples: quatro elementos tentam chegar aos 15 passes dentro de um perímetro, assinalado com cones, perante a oposição de dois defesas. Se a bola passar pelo meio de um quadrado, estrategicamente colocado ao centro, conta como três passes. Ao mesmo tempo, mas noutra parte do campo, os guarda-redes fazem trabalho específico. “Isso, issooooo. Falta alguém a fechar por dentro. Mais rápidooo. Dá linha de passe. Vamossss. Bem fechado: troca os defesas…”. Nenhum pormenor é deixado ao acaso pela equipa técnica. Os jovens jogadores agradecem – mais não seja no futuro.

“Nestas idades, eles absorvem tudo o que lhes é dito. Como é a primeira experiência, ouvem as coisas e guardam-nas com facilidade”, começa por dizer ao Jornal Sporting Bernardo Bruschy, de 27 anos, treinador do escalão de sub-7. Integrados no Pólo EUL, estes 25 atletas treinam três vezes por semana (terça, quarta e quinta-feira) e, apesar de muitos ainda terem entre cinco a seis anos, já se perfilam como promessas. Atitude, para além do talento inato, não lhes falta.

“É de pequenino que ruge o leãozinho, sem dúvida. Uma das características que procuramos é a disponibilidade e a garra que têm para o jogo. É o que os vai caracterizar mais tarde. Um atleta que nestas idades não revela esses factores dificilmente nos agrada”, sublinhou o técnico leonino, garantindo que os seus jogadores já têm noção do peso da listada verde e branca: “Pelo prestígio que têm quando vão a torneios, já começam a desenvolver o sentido de responsabilidade. O carinho que sentem pelos adeptos em relação a outros clubes é totalmente diferente”.

Um sentimento que não se explica, sente-se. ”Alguns miúdos, quando aqui chegam, não são do Sporting, mas uma coisa é certa: em dois ou três meses ganham um carinho muito grande pelo Clube e ao fim de seis meses já são Sportinguistas para o resto da vida. Acontece frequentemente até com os pais, que reconhecem que o que fazemos pelos filhos é muito importante”, explicou, elogiando também a cultura de vitórias desenvolvida de forma natural na sua equipa. “Se por acaso não ganham, ficam três ou quatro dias sem falar e sem comer [risos]”, rematou.

Uma reportagem para ler na íntegra no Jornal Sporting, esta quinta-feira nas bancas.

Foto César Santos

"O mister Jorge Jesus é fora do normal a nível táctico"

Por Jornal Sporting
16 Mar, 2017

William Carvalho esteve à conversa com o Jornal Sporting e a Sporting TV

É um dos capitães de equipa dos leões e conta no currículo com um título europeu ao serviço da Selecção Nacional. Em entrevista ao Jornal Sporting e Sporting TV, William Carvalho recordou a estreia com a listada verde e branca, sublinhou a importância do empréstimo de jovens talentos e garantiu que está a render o dobro com Jorge Jesus

SPORTING – Numa entrevista recente disse que teve três momentos de maior ansiedade na carreira: 1.º, a estreia pelo Sporting; em 2.º, o primeiro jogo pela Selecção Nacional e o 3.º, a final do Euro-2016. Podemos dizer que o 4.º momento será esta entrevista?

WILLIAM CARVALHO – [Risos] Não, não posso dizer que seja um momento de ansiedade. É algo que não faço constantemente, por isso não estou habituado. Ainda assim, sinto-me confortável.

É mais fácil desarmar um adversário ou falar com os jornalistas?

[Risos] Desarmar um adversário. É dentro de campo que me sinto bem.

Encara os treinos com naturalidade ou ainda fica ansioso como da primeira vez que vestiu a camisola do Sporting?

Encaro os treinos com naturalidade, até porque é algo que já faço há muitos anos.

E quanto aos jogos? A primeira partida que fez de leão ao peito ainda está no seu pensamento?

Não fico ansioso como no primeiro jogo, mas sinto a responsabilidade de representar este grande Clube desde o primeiro dia.

Estreou-se na temporada 2010/11, frente ao Vitória de Guimarães (entrou aos 89’ por troca com Matías Fernández). Seguiram-se dois empréstimos, primeiro ao Centro Desportivo de Fátima (seis meses) e logo depois ao Cercle Brugge (uma época e meia). Foram experiências importantes para o seu desenvolvimento?

Sim, foram. No Fátima, cheguei a jogar uns cinco ou seis jogos como central, uma posição a que não estava habituado. Adaptei-me bem e foi bom para a minha aprendizagem.

Considera que estas experiências também foram importantes para os jogadores mais novos do plantel, como João Palhinha, Daniel Podence ou Francisco Geraldes?

Claro. Estiveram meia época emprestados e ganharam maturidade e experiência. Hoje são uma mais-valia para a equipa.

Até que ponto um jogador consegue crescer nestes contextos?

Principalmente dentro de campo, jogando com regularidade. Só assim um jogador consegue evoluir. Por vezes, estando num Clube desta dimensão, e não tendo oportunidades, o melhor é ser emprestado para voltarmos mais fortes.

Sabemos que, ainda assim, apesar deste crescimento inerente a um empréstimo, que vos tira da vossa zona de conforto [Academia]… ainda não aprendeu a cozinhar.

[Risos] Já faço algumas coisas. O básico [risos].

Ainda assim a evolução, como dizia, é grande, dentro e fora das quatro linhas…

Falo por mim, que depois da transição de juniores para seniores fui emprestado e tive que me desenrascar. Aprendi muito.

Uma entrevista para ler na íntegra no Jornal Sporting, esta quinta-feira nas bancas.

Foto José Cruz

"Com este voto de confiança, iremos cumprir os nossos objectivos"

Por Jornal Sporting
15 Mar, 2017

Jaime Marta Soares deu o pontapé de saída na tomada de posse dos órgãos sociais do Sporting CP

Realizou-se esta quarta-feira, dia 15 de Março, a cerimónia da tomada de posse dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal, eleitos no passado dia 4 de Março para o quadriénio 2017/2021.

O Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, voltou a viver um dia histórico, em mais uma tarde/noite de puro Sportinguismo.

"Presidente do Sporting Clube de Portugal, como é bonito ver este Auditório repleto de Sportinguistas, convidados e amigos, no culminar de uma jornada que terminou no dia 4 de Março", começou por dizer Jaime Marta Soares, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral (MAG) leonina, perante uma audiência bastante bem composta (não sobrou um único lugar sentado), dedicando prontamente um cumprimento especial aos Sócios do Clube.

De seguida, e já depois de ter passado em revista a campanha eleitoral, presidiu à oficialização da tomada de posse - enquanto Presidente da MAG cessante e futuro -, com uma breve nota introdutória.

"Há quatro anos fui convidado para fazer parte de uma tripulação que queria conduzir esta nau que é o Sporting CP. Fui convidado pelo homem do leme, Bruno de Carvalho, que quando me convidou fiquei muito honrado. Embarcámos cheios de fé, convictos de que a viagem não ia ser fácil, embora a fé fosse muita. As surpresas chegaram quando fizemos o primeiro briefing sobre o estado da nau. Não calculávamos que tivesse tantos rombos, mas metemos maus à obra. Encheram-se as velas, que demoraram a encher. O vento não estava a favor. Partimos à conquista de vitórias, sempre junto do homem do leme. Por vezes, as nuvens eram negras, mas o homem do leme dizia: 'não tenham medo, é só fumaça'. Queríamos chegar rápido ao Cabo da boa esperança. Foi difícil, mas conseguimos com muita determinação. Por onde passámos deixámos a mensagem do leão e conseguimos chegar a um porto seguro. Em torno da grande nau surgiu uma onda humana que nos rodeou e que queremos que continue a levar a nau às vitórias", frisou Jaime Marta Soares, antes de deixar uma última mensagem aos Sportinguistas.

"A tripulação está firme em torno do homem do leme. Estou absolutamente convicto de que com esta prova de confiança no homem do leme, com a fé inabalável de servir este Sporting crente, iremos cumprir os nossos objectivos. Viva o Sporting!", concluiu, desejando boa sorte e muitas vitórias aos novos Órgãos Sociais.

Foto José Cruz

"Talento individual ganha jogos, o colectivo vence campeonatos"

Por Jornal Sporting
14 Mar, 2017

O ex-treinador do Óquei de Barcelos, Paulo Freitas, sabe o que o guia como novo treinador da formação leonina de hóquei em patins

Paulo Freitas foi esta terça-feira anunciado como técnico principal da equipa sénior de hóquei em patins e deu conta da sua alegria aos meios de comunicação do Sporting CP: "Quando chegamos a um clube como o Sporting CP, o objectivo é vencer, ser sempre feliz a ganhar. Estou neste grande Clube, com uma tradição imensa no hóquei em patins, o maior Clube em termos de eclectismo em Portugal. Tanto eu como o Sporting CP estamos sedentos de triunfos e sabemos que o talento individual ganha jogos, enquanto o colectivo vence campeonatos". 

Chegado ao emblema do leão rampante proveniente do Óquei de Barcelos, Freitas deu o primeiro treino ao plantel verde e branco e explicou o que o move e o que pretende dos seus jogadores: "O treino foi fácil, acabou por ser um bom dia de trabalho. Queremos conquistar títulos. Os jogadores percebem os objectivos a que estão propostos. Podem contar comigo para defender o Sporting CP de forma inteligente".

Consumado o reencontro com Ângelo Girão e João Pinto, seus ex-jogadores, o novo treinador garantiu que há muitos objectivos para cumprir e que podem esperar um equilíbrio entre o que introduzirá no processo de jogo e o que até aqui foi feito: "Foi interessante voltarmos a cruzar-nos... Conseguimos falar um bocado, mas nada de mais. Tenho um enorme respeito por esta instituição e por quem aqui passou. Há princípios de jogo diferentes, mas temos de alterar paulatinamente. Temos um jogo muito importante [deslocação ao Dragão Caixa a contar para a Taça de Portugal] e não poderíamos mudar tudo".

Foto José Cruz

"É importante ser o melhor marcador da liga"

Por Jornal Sporting
13 Mar, 2017

Bas Dost expressou felicidade pelo póquer e ressalva vontade em concretizar objectivo individual, não deixando de agradecer aos seus 'assistentes'

O melhor marcador da Liga NOS, Bas Dost, declarou à Sporting TV que os quatro golos diante do Tondela foram espelho do trabalho colectivo, mas reconheceu que a distinção individual passou a ser uma meta: "Foi uma sensação fantástica. Não estava contente porque tinha desperdiçado a oportunidade de fazer o quinto golo, mas no dia seguinte fiquei muito satisfeito. Estou muito contente com os quatro golos e com o resultado. Tive muitas bolas em condições para finalizar, o Daniel Podence fez um grande trabalho como segundo avançado e, para mim, é importante ser o melhor do Campeonato Nacional".

Mesmo estando em segundo lugar na corrida à Bota de Ouro, apenas atrás de Lionel Messi (FC Barcelona), o avançado holandês desvalorizou essa disputa, preferindo focar o desempenho ofensivo leonino: "Não penso muito na Bola de Ouro. A prioridade é a liga. Tive muitas reacções da família e dos amigos. Não pensava que ia conseguir quatro golos. O quinto fica para a próxima, já que com esta equipa é possível fazer quatro ou cinco golos mais vezes".

A terminar, o 'matador' elogiou os esforços dos Sócios, antecipando a vontade em marcar ao Nacional: "Jogamos fora em estádios, que são habitualmente, pequenos, mas temos sempre adeptos. Dão-nos uma força extra e senti que estava em casa. Nem ouvi os adeptos do Tondela... Quero marcar ao Nacional", finalizou.

Foto César Santos

“Estamos num grande momento”

Por Jornal Sporting
13 Mar, 2017

Nuno Dias mostrou-se satisfeito com mais um triunfo expressivo da equipa leonina

No final do encontro que ditou a vitória do Sporting CP sobre os Leões de Porto Salvo por 7-1, Nuno Dias destacou a justiça do resultado e o bom momento que a equipa leonina atravessa. “Os números falam por si. É uma vitória totalmente justa. Considero que ficaram por marcar ainda mais golos. No entanto quero deixar também uma palavra aos jogadores do Leões de Porto Salvo que lutaram muito para conseguirem um resultado melhor do que o registado. Estamos num grande momento. Apesar das lesões, quem está apto para jogar está em excelente forma e está a ajudar bastante. Os jogadores estão de parabéns e queremos continuar assim”, realçou o técnico, em declarações à TVI 24, logo a seguir ao jogo.

Apesar da expressiva vantagem no marcador, Nuno Dias não ficou satisfeito com a postura da equipa em certos momentos do segundo tempo. “Entrámos numa fase de facilitismo. Não acabámos com o jogo em alguns momentos, tendo desperdiçado lances flagrantes para marcar. E depois numa situação de displicência, acabámos por sofrer golo, algo que nunca gostamos que aconteça. Independentemente de como está o resultado, temos sempre o objectivo de não sofrer. Foi um momento em que não estivemos tão bem, pois uma equipa que está a ganhar por 5-1 não pode sofrer transições rápidas. Não estávamos organizados ofensivamente e estávamos a permitir transições. Mas depois acertámos. Ninguém consegue ter 40 minutos de excelência e nós tivemos 4, 5 minutos em que não nos apresentámos tão bem. Algo que conseguimos e ultrapassar, tendo depois voltado ao nosso nível”, finalizou.

Também Fortino, autor do golo 100 do Sporting CP no campeonato, não escondeu a felicidade por mais um triunfo folgado dos campeões nacionais. “É um registo importante para nós, mas o principal objectivo era fazer uma boa exibição e vencer, e isso foi conseguido. Estamos com uma grande sequência de vitórias”, assinalou. 

Foto César Santos

Em duelo de Leões veio ao de cima a classe dos campeões nacionais

Por Jornal Sporting
12 Mar, 2017

Sporting CP soma e segue no campeonato, tendo goleado os Leões de Porto Salvo com Dieguinho em destaque

Nona vitória consecutiva no Campeonato Nacional e barreira dos 100 golos ultrapassada. É este o balanço da deslocação do Sporting CP ao terreno dos Leões de Porto Salvo (7-1), em jogo da 19.ª jornada. 
 
Os leões de Nuno Dias partiam para este jogo com 99 golos marcados. O número redondo do golo 100 estava muito perto e não foi preciso esperar muito tempo para ser alcançado. Logo aos três minutos, o Sporting CP adiantou-se no marcador por intermédio de Fortino. Jogada rápida de contra-ataque, com Cavinato a servir o compatriota, que isolado não desperdiçou para felicidade dos muitos Sportinguistas que, apesar da hora tardia do encontro, encheram o Pavilhão. Um lance em que é importante referir que começou numa reposição de bola rápida de Marcão, com a defesa dos Leões de Porto Salvo a ser apanhada mal posicionada. 
 
 
A equipa da casa respondeu de imediato e teve perto do empate em duas ocasiões, valendo aos campeões nacionais as excelentes intervenções de Marcão. Do outro lado, o Sporting CP também voltou a criar perigo, mas Cavinato não conseguiu desfeitear Pina.
 
Não marcou Cavinato, voltou a marcar Fortino. E que golo do internacional italiano. Lance de bola parada habitual da formação de Nuno Dias, com Deo a levantar a bola para a ala contrária e o pivot italiano, de primeira e sem deixar o esférico tocar no chão, a bisar na partida.
 
Os verdes e brancos continuaram a criar situações de perigo, mas foi de novo através de um lance de bola parada que a sete minutos do intervalo chegaram ao terceiro tento. Os Leões de Porto Salvo fizeram a sexta falta e Dieguinho não perdoou, dando início a uma noite inspirada. Pouco depois, o quarto golo ficou muito perto de aparecer num grande desenho ofensivo, com Cavinato de baliza aberta a não ter a pontaria habitual. 
 
O Sporting CP insistiu e acabou mesmo por chegar à goleada antes do descanso. Depois de desperdiçar, o artilheiro do campeonato colocou mesmo o nome na lista de marcadores após mais um lance bem trabalhado de bola parada. Os campeões nacionais ainda podiam ter festejado mais uma vez já dentro do último minuto, mas o tiro de Dieguinho foi travado pela trave da baliza defendida por Pina. 
 
Nos primeiros minutos da segunda parte a formação local pressionou à procura do golo, mas encontrou sempre pela frente Marcão, que demonstrou que atravessa um grande momento de forma. Não marcaram os Leões, aproveitou o Sporting CP para dilatar ainda mais a vantagem. Depois de Fortino bisar na partida, Dieguinho não quis ficar atrás e fez o mesmo num lance em que rematou já praticamente sem ângulo e com o guarda-redes Pina em cima. Depois do golo, a formação orientada por Nuno Dias voltou a dominar completamente o encontro, tendo o pivot brasileiro, num jogo em que esteve endiabrado, voltado a ter pontaria a mais, acertando no poste. 
 
Logo a seguir foi Paulinho a ter uma soberana oportunidade para fazer o sexto, mas o remate do ala saiu ligeiramente ao lado. O mesmo Paulinho que dois minutos depois ficou novamente a lamentar-se da pontaria desafinada, num lance em que foi assistido de forma exemplar por Varela. Numa fase em que o encontro era de sentido único, a equipa da casa, contra a corrente de jogo, chegou ao golo de honra, com Bruno Santos a conseguir bater Marcão. Os Leões entusiasmaram-se com o golo marcado e tiveram depois duas oportunidades para voltar a marcar. Primeiro Xavi, numa boa diagonal, rematou ligeiramente ao lado, e depois Pauleta, numa excelente jogada individual, viu Marcão negar-lhe o golo com a defesa da noite. 
 
Estes lances alertaram o Sporting CP, que mesmo com a vitória no bolso voltou a acelerar o ritmo, tendo apontado mais dois golos até ao fim da partida. Dieguinho, a quatro minutos do fim, completou o hat-trick numa jogada que começou em Marcão, passou por Caio e terminou num remate forte do pivot brasileiro. Os Leões apostaram no guarda-redes avançado e acabaram por sofrer o sétimo golo a um segundo do fim, com Caio a aproveitar o facto de estar um guarda-redes improvisado na baliza para fechar o placar. 
 
Ponto final na partida, com a equipa orientada por Nuno Dias a somar mais um triunfo gordo e a continuar imparável no topo da tabela. 
Foto José Cruz

Rabah Aboud sagra-se campeão de corta-mato na Argélia

Por Jornal Sporting
12 Mar, 2017

Atleta do Sporting CP venceu a prova e conseguiu o apuramento para o mundial

O atleta do Sporting CP, Rabah Aboud, sagrou-se este fim-de-semana campeão de corta-mato na Argélia. 

Aboud dominou os dez quilómetros da prova, que decorreu na cidade de Sidi Bel Abbès, tendo concluído o percurso com o tempo de 31:52 minutos. Com este triunfo, o experiente atleta conseguiu o apuramento para o mundial da modalidade, assegurando um lugar na forte equipa argelina.

Um resultado que deixou Aboud visivelmente satisfeito. "Esta vitória é uma recompensa do muito trabalho que tenho realizado. A concorrência era muito forte e, por isso, apliquei um ritmo elevado desde o início. Agora tenho pouco tempo para me preparar para o mundial, mas vou dar o máximo para chegar à competição na máxima força. Quero também deixar o meu agradecimento ao Sporting CP pelo apoio que me têm dado", assinalou. 

Quem também destacou a prestação do atleta argelino foi Carlos Silva, director técnico do atletismo do Clube. "É um resultado de grande relevo. O Rabah Aboud conquistou o título nacional em confronto directo com um grupo de atletas de muita qualidade. Com esta vitória conseguiu um lugar na difícil equipa argelina. o que é de realçar", afirmou, em declarações exclusivas ao Jornal Sporting. 

O mundial de corta-mato realiza-se no próximo dia 27 de Março, em Kampala, capital do Uganda.

Foto César Santos

Edujose Lima apura-se para o Campeonato da Europa de sub-23

Por Jornal Sporting
12 Mar, 2017

O jovem leão fez 11.º na final do disco na Taça de Lançamentos da Europa

Edujose Lima conseguiu em Las Palmas (Espanha) a qualificação para o Campeonato da Europa de sub-23 após uma tentativa de 54,13 metros na final do disco, em prova na Taça da Europa de Lançamentos de Inverno. O lançador leonino foi 11.º na final e concretiza um resultado extremamente importante a nível individual. 

No dardo, Tiago Aperta, autorizado a participar sem filiação clubística, foi quarto classificado na final B graças aos 68.54 metros obtidos. Recorde-se que o atleta tem pendente a sua situação em termos de emblema, já que, depois de se desvincular do Benfica, ainda espera pela autorização da Federação Portuguesa de Atletismo para competir pelo Sporting CP. 

No martelo, Vânia Silva alcançou a marca de 58,80 metros na final B do martelo, quedando-se no 12.º posto da prova.

Páginas

Subscreva RSS - Sporting CP