Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Português, Portugal
Foto José Cruz

"Chegamos com francas possibilidades de ganhar"

Por Jornal Sporting
04 Mar, 2017

Pedro Madeira Rodrigues exibiu crença na vitória eleitoral e, além de pedir "um virar de página", apontou Taison como o primeiro alvo conjunto para a equipa principal de futebol

Pedro Madeira Rodrigues fechou esta sexta-feira a campanha de três meses pela Presidência do Sporting CP, expressando orgulho pela forma como conduziu a acção e mostrando-se convicto de que o resultado das eleições deste sábado lhe pode ser favorável, até por ter concretizado o propósito de aglomerar toda a concorrência ao actual Presidente Bruno de Carvalho: "Chegamos com francas possibilidades de ganhar. Temos uma equipa forte e repleta de Sportinguistas para todas as áreas. Conseguimos juntar as pessoas que teriam ambição de avançar. Reconheceram-nos mérito e acreditaram no nosso projecto. Construímos uma equipa coesa, com gente muito competente. Para coordenador da formação, Boloni, o nosso último campeão, um gentleman, que, mesmo estranhando não ser convidado para treinador, me disse 'sirvo o Sporting CP como tu achares melhor", explicitou sobre o romeno, ausente do jantar tal como Juande Ramos (e alguns apoiantes mais notáveis como Abrantes Mendes e Carlos Severino). A Delfim, o seu team manager, foi endereçado o elogio pela coragem: "Jogadores e o Clube precisam de ti, dessa garra, desse esforço".  

Em jantar de encerramento de campanha na Casa do Leão – restaurante emblemático situado no Castelo de São Jorge e assim nomeado pelas raízes históricas de ser um local onde se guardavam os felinos oferecidos à corte portuguesa –, Pedro Madeira Rodrigues discursou perante cerca de 130 apoiantes, entre os quais a sua família e alguns ilustres como Carmona Rodrigues, ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Mário Saldanha, actual membro do Conselho Leonino, mas agora candidato a vice-presidente para as modalidades da Lista A, apresentando o internacional brasileiro Taison (do Shaktar Donetsk de Paulo Fonseca) como grande novidade na comunicação acerca da equipa principal: "A partir do momento em que Jorge Jesus decidiu participar e apoiar o Presidente, fui procurar outro treinador. Encontrámos a pessoa certa. Juande Ramos tem experiência internacional, capacidade para ganhar finais e potenciar jovens. As pessoas não votam no treinador, mas no Presidente. Contudo, não deixa de ser um trunfo importante. Parece um miúdo cheio de vontade de representar o Clube. Sabe tudo sobre os nossos jogadores, trabalha no reforço da equipa. Não faremos revoluções, definimos alvos e posso adiantar que o Taison, que 'partiu a louça toda quando nos defrontou', é um dos jogadores que eu, Delfim, Boloni e Juande Ramos acreditamos ter todas as condições para contratar".

Num balanço mais geral pela campanha, o empresário salientou a importância do acto eleitoral, traçando os principais objectivos para o Clube caso vença: "Esta é uma oportunidade única de virar a página e de voltar a ser vencedor. Não estamos acomodados, acreditamos que podemos fazer mais. Há-que ter mais força e assertividade. Bastou um debate para se perceberem as diferenças e quero garantir, acima de tudo, que os Sócios continuarão a mandar no Clube. Apresentarei uma gestão racional, transparente, equilibrada e isto é fundamental para que se evite a perda da maioria da SAD. Vamos voltar a ser superiores na formação e nas modalidades, com uma cultura de exigência, vitórias, de não ficar contentes apenas com Supertaças e segundos lugares. Se nos próximos quatro anos não ganharmos nenhum campeonato nacional, coisa que não acredito, não me recandidato. Vamos voltar a trazer a democracia, prezando as várias opiniões próprios de quem se quer assumir como um Clube diferente. Só assim podemos voltar a unir os Sportinguistas e, consequentemente, voltar a ganhar".

A finalizar, Madeira Rodrigues garantiu que "foi fiel aos seus princípios", fechando a sua intervenção com a leitura do poema 'IF' de Rudyard Kipling, um símbolo de semelhança da "luta" que travou no período eleitoral.

O candidato à presidência da Mesa da Assembleia-Geral do Clube, Rui Morgado, salientou a crença no projecto de Pedro Madeira Rodrigues, revelando que a campanha teve frutos evidentes independentemente do resultado eleitoral de 04 de Março: “Estive com grande entusiasmo desde a génese da candidatura. Não me revejo no Sporting CP dos dias de hoje. Louvo o esforço de Pedro Madeira Rodrigues, de afrontar e denunciar o que não concordamos. Ninguém nos pode acusar de ter ficado em casa, lutámos pelo nosso grande amor que é o Sporting CP. Não fiz críticas pessoais porque entendo que o respeito pelos sócios, o nosso maior activo, deve estar sempre em primeiro lugar”.

O ex-vice presidente do órgão-magno dos leões não deixou de reforçar os pontos centrais do programa eleitoral da Lista A: “Temos um programa que visa manter a SAD no Clube. Queremos criar uma estrutura de campeões para o futebol, com uma aposta na formação e num treinador vencedor titulado internacionalmente. No fundo, cumprir os desígnios de sermos tão grandes como os maiores da Europa, especialmente no futebol”, explicou, antes de desejar uma eleição “tão clara e transparente como a de 2013”.

Delfim, o pretendente a team manager da equipa principal de futebol, garantiu empenho para "contribuir para uma causa", relevando a ligação sentimental que adquiriu pelo Sporting CP quando assinou contrato como jogador profissional do emblema verde e branco: "Quando me desloquei a Lisboa para falar com o Pedro Madeira Rodrigues vinha ouvir e partilhar. Predispus-me ao teu bom desafio [olhando para o candidato ao comando dos destinos do Clube] e percebi que era mais forte do que eu quando voltei a sentir as emoções que vivi no Sporting CP. Aprendi a amar esta camisola. Sempre me dediquei a tudo de corpo e alma, fui recebido de braços abertos e estou aqui para arregaçar as mangas. Sou um lutador e por vós lutarei, em causa que é de todos". 

Horário das votações dos candidatos aos Órgãos Sociais do Clube

Por Jornal Sporting
03 Mar, 2017

Realizam-se este sábado as eleições do Sporting Clube de Portugal

Este sábado é determinante para o futuro do Clube, uma vez que se realizam as eleições aos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal.
 
Os candidatos eleitorais vão exercer o seu direito de voto nos seguintes horários: Pedro Madeira Rodrigues, da Lista A, às 10h, Bruno de Carvalho, da Lista B, às 11h30, e Gonçalo Nascimento Rodrigues, da lista C, às 12h.

Comunicado da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal

Por Jornal Sporting
03 Mar, 2017

Informação sobre o período de campanha eleitoral

Comunicado da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal

Informamos que o período de campanha eleitoral para as eleições aos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal termina impreterivelmente hoje à meia noite.

Quaisquer acções de campanha, a partir dessa hora, são consideradas ilegítimas e, por isso, ilegais.

Em relação ao dia de amanhã, 4 de Março, qualquer declaração pública por parte de algum elemento das listas não poderá conter referências a manifestações de campanha ou ao apelo ao sentido de voto. No entanto, poderão fazer incidir as intervenções na participação no acto eleitoral.

 

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Comendador Jaime Marta Soares

Foto César Santos

Comunicado Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD

Por Jornal Sporting
03 Mar, 2017

Clube chegou a acordo com o jogador Mama Baldé

A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o jogador Mama Baldé para a renovação de contrato até 2022, ficando com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

A Sporting SAD deseja a Mama Baldé as maiores felicidades profissionais e pessoais.

Foto César Santos

Nelson Évora apurou-se para a final com melhor marca do ano

Por Jornal Sporting
03 Mar, 2017

Atleta do Sporting CP compete no domingo pelo título de triplo salto nos Europeus de pista coberta

Nelson Évora garantiu o apuramento para a final do triplo salto nos Campeonatos Europeus de pista coberta em atletismo. Em Belgrado (Sérvia), o ex-campeão olímpico leonino não deixou as credenciais por mãos alheias e chegou à melhor marca pessoal do ano, carimbando o acesso à final com apuramento directo.

Évora fez 16,47 metros na primeira tentativa, mas no segundo ensaio ultrapassou largamente o registo de qualificação directa (16.60 metros), com 16,79, na altura a quinta melhor da competição, dispensando, assim, o terceiro e último salto da qualificação.

A final do triplo salto masculino está marcada para as 15:00 de domingo. Recorde-se que Patrícia Mamona também se qualificou para a decisão do triplo salto feminino, esta agendada para sábado (16:50).

A também leoa, Sviatlana Kudzelich da Bielorrússia, fez 13.º nos 3.000 metros, não conseguindo o apuramento para a final.

 

 

Foto César Santos

“Estou muito agradecido a Jorge Jesus”

Por Jornal Sporting
03 Mar, 2017

Schelotto destacou o papel que o técnico do Sporting CP teve na sua chegada ao Clube

O lateral-direito leonino Ezequiel Schelotto deu uma entrevista exclusiva à Sporting TV, onde reconheceu que deve muito a Jorge Jesus por poder ter a oportunidade de jogar num grande Clube como o Sporting CP. “Estamos a falar de uma equipa muito conhecida, onde também já passaram muitos argentinos como é o exemplo do Beto Acosta… É uma equipa que sempre esteve nas ligas europeias, a tentar lutar até ao fim, e também já conhecia o mister pelo que tinha feito na Europa. Nunca pensei que fosse telefonar-me directamente, mas fiquei muito contente”, começou por dizer, antes de abordar a chegada aos leões.

“Não jogava muito e, numa decisão em conjunto com a minha mulher, quando ainda tinha dois anos de contrato com o Parma, decidi rescindir o contrato. Depois, estive dois meses à espera que surgisse alguma oportunidade, altura que se confirmou a vinda de Jorge Jesus. Ele quis falar comigo e a verdade é que lhe estou muito agradecido porque foi ele que me trouxe para o Clube e que apostou em mim quando havia muita gente que não me estava habituada a ver jogar a lateral-direito. Se hoje em dia me acontecer algo importante na selecção argentina, ou mesmo em relação a objectivos maiores, vai ser graças a ele”, realçou.

Schelotto revelou ainda qual foi o primeiro contacto que teve com Jorge Jesus. “Na primeira conversa que tive com o mister este disse-me: 'Olha Ezequiel, vens para cá como lateral-direito'. A conversa foi toda por telefone porque eu estava em Itália. Mas, quando cheguei a Portugal, ele disse-me que iam ajudar-me a adaptar a esta posição, que ia ter que trabalhar muito, já que no Sporting CP ninguém tinha a titularidade assegurada. Estive dois meses a adaptar-me porque vinha de dois meses sem treinar. Mas, com a vontade que tinha e com o grupo fantástico que encontrei, a adaptação foi muito mais fácil. Com o Jesus e com os meus colegas estou sempre a aprender coisas novas. Gosto muito que ele tenha aquela energia. Conhecia as exigências dele como treinador e eu só tinha de retribuir a confiança. Aprendo muito com ele. É um treinador que tem ainda muito futuro e tento aproveitá-lo ao máximo todos os dias”, assinalou.

O ítalo-argentino abordou ainda o momento actual dos verdes e brancos. “Desde o primeiro minuto que fiquei muito impressionado com o que o Sporting CP é. Pelos adeptos, pelo ambiente. Os adeptos dão tudo pela equipa. Estou muito contente, quero continuar a conquistar grandes coisas e gostava de ganhar títulos com esta camisola. Mas agora temos de estar concentrados em ganhar os jogos que restam no campeonato. Somos uma equipa muito unida e jovem. Temos de pensar jogo a jogo. Somos o Sporting CP, um grande Clube, e sabemos sair de todas as situações que nos possam acontecer”, destacou, falando ainda sobre a época que está a realizar.

“Terminei a época passada muito bem, a jogar muitas vezes. Sei que faltam muitos jogos para continuar a retribuir, mas este ano tive uma recaída na questão da lesão. Fui abaixo animicamente, pois foi difícil para mim não poder continuar a crescer. Espero terminar este ano melhor do que em 2016”, finalizou. 

Foto César Santos

Patrícia Mamona na final dos Europeus de pista coberta

Por Jornal Sporting
03 Mar, 2017

Campeã europeia em Amesterdão não vacilou e discute título no sábado

Patrícia Mamona qualificou-se esta sexta-feira para a final do triplo salto nos Campeonatos Europeus de pista coberta em atletismo. A atleta leonina e actual campeã europeia em Amesterdão foi a primeira repescada para a final, depois de conseguir a sétima melhor marca (14.03), ainda que fora do apuramento directo cifrado nos 14.05 metros.

A qualificação do triplo salto feminino teve 18 atletas em acção e apresentou um nível bastante elevado, com seis atletas a atingirem a marca de apuramento directo, com destaque natural para duas atletas alemãs, Jenny Elbe e Kristin Gierisch, com saltos a 14,27 e 14,26.

Patricia Mamona sentiu algumas dificuldades para confirmar o favoritismo, já que só ao terceiro salto conseguiu o apuramento e corrigiu uma classificação que a deixava fora da finalíssima. Abriu com 13,80, baixando no segundo para 13,75.

A outra lusa em prova, Susana Costa (Benfica), também se apurou com novo recorde pessoal (13,97).

A final do triplo salto feminino está marcada para as 16:50 horas deste sábado.

Ainda hoje, Nelson Évora compete na qualificação do triplo salto masculino e amanhã é a vez da velocidade, com Lorene Bazolo e Ancuiam Lopes em acção nos 60 metros.

Foto Ivo Eusébio

Quando a 'prata da casa' é a porcelana de excelência para todos os convidados

Por Jornal Sporting
03 Mar, 2017

A importância da formação made in Alcochete cresceu e os jovens do Sporting CP são cada vez mais preponderantes. Com o critério UEFA em mente, o Jornal Sporting detalha anos de Clube e minutos de utilização

Nos lares espalhados pelo Mundo fora há um considerável número de conjuntos de serviço de louça que alternam consoante o uso. Os mais singelos são, habitualmente, os mais rotineiros e destinados aos nossos camaradas de família na luta diária quotidiana. Depois, em momentos festivos, a porcelana armazenada para grandes ocasiões é limpa, abrilhantada e disposta a servir a verdadeira acepção da expressão ‘prata da casa’. No Sporting, as coqueluches mais antigas, as pérolas da geração póstuma a Luís Figo ou Cristiano Ronaldo não servem apenas para ‘descansar’ os serviços mínimos, assumindo-se, isso sim, como verdadeiros conjuntos prontos a receber (e a tentar vencer) qualquer convidado (diga-se, adversário).

Nas maiores provas, entenda-se o Campeonato Nacional e a Liga dos Campeões, o Sporting apresenta um onze base com mais de um terço de jogadores provenientes da sua base. Nos 23 jogos realizados na I Liga, os leões provenientes da formação representam uma média superior a cinco (5,83), sendo que na Liga dos Campeões se atinge o número redondo de cinco jovens de Alcochete nos habituais 14 utilizados por partida. Para o campeonato, a deslocação ao Dragão estabeleceu um novo paradigma, com a utilização de oito ‘leõezinhos’, seis deles a completar a partida.

Hoje, dos 23 elementos do plantel às ordens de Jorge Jesus, 11 são oriundos da formação Sportinguista e de uma das melhores academias do Mundo. Rúben Semedo, Ricardo Esgaio, João Palhinha, Francisco Geraldes, Gelson Martins, Matheus Pereira e Daniel Podence são o presente e o futuro do Clube, apostas recentes na equipa A leonina, em que apenas ‘Chico’ não se estreou.

A estes juntam-se o experiente Beto e os inevitáveis capitães Rui Patrício, Adrien Silva e William Carvalho, estes últimos campeões Europeus com as quinas ao peito (e aqui ficou a faltar João Mário, maior transferência para o estrangeiro de um jogador português num clube nacional) e todos, sem excepção, símbolos de um leão orgulhoso das suas raízes. Aos 27 anos, Adrien já superou a marca de 220 jogos e ‘São Patrício’ cumpriu o 400.º jogo enquanto profissional com o leão rampante ao peito diante do Rio Ave. Em comum, têm o facto de se terem sagrado campeões nacionais nos iniciados, juvenis e juniores. É obra…

Uma reportagem que pode ler na íntegra no Jornal Sporting, já nas bancas.

 

 

Foto DR

"Estou a viver um sonho"

Por Jornal Sporting
03 Mar, 2017

Gelson Dala está no Sporting CP para repetir o epíteto que trouxe de Angola

Não é invulgar encontrar alguém no Sporting que esteja a viver um sonho. Gelson Dala, o angolano que trocou o 1.º de Agosto em Janeiro deste ano pelo emblema leonino, percorreu um longo caminho até viver o seu sonho. Melhor jogador do Girabola, melhor marcador da competição do seu país, o avançado soube da mudança pela imprensa.

“Andaram uns seis meses a falar disso, sem que tivesse conhecimento do que quer que fosse. Estava totalmente concentrado no meu trabalho mas, secretamente, senti-me muito feliz. Não fiz quaisquer comentários com ninguém. Guardei para mim essa felicidade”, começou por dizer o jogador de 20 anos, que deixou para trás o pai Figueira, a mãe Azenate e os seis irmãos: Elísio (ex-1.º Agosto e ex-Palancas Negras, agora com 32 anos), Quinzinho, Paizinho, Chico, Melo (preparado para participar no CAN sub-17) e São, a única mulher de sete filhos.

Gelson Dala é Sportinguista desde sempre. Era com a listada verde e branca que jogava à bola com os amigos nas ruas do bairro do Golfo, juntamente com Ary Papel. “O mesmo bairro onde jogou Bastos, agora na Lazio. Em quatro edições dos torneios, ganhei dois: melhor jogador e melhor marcador. O equipamento sempre foi lindo e era um orgulho jogar com ele. Foi assim crescendo o sentimento que já era enorme”, relembra.

Uma reportagem que pode ler na íntegra no Jornal Sporting, já nas bancas.

Vote e passe um dia à leão

Por Jornal Sporting
03 Mar, 2017

Foi preparada pelo Clube uma verdadeira rota de leão para todos os Sportinguistas

04 de Março de 2017 tem todos os ingredientes para ser um verdadeiro dia à leão. Além de poder contribuir para a história do Sporting CP, através do seu voto eleitoral, o Clube preparou várias iniciativas para todos os Sócios e adeptos leoninos.

A rota de leão, assim foi chamada, é simples de explicar. Primeiro, não perca os descontos exclusivos em artigos disponíveis na Loja Verde. Pelo meio, pode ainda participar numa sessão de autógrafos com atletas das modalidades do Sporting CP. 

Depois, passe pelas bilheteiras do estádio, onde poderá comprar ingressos para o duelo entre o Sporting CP e o Vitória de Guimarães a partir de 5€. Os comandados de Jorge Jesus agradecem o seu apoio. Dê vida a Alvalade!

Tem também a hipótese única de entrar no Pavilhão João Rocha. As visitas, que serão realizadas entre as 9h00 e as 17h30, serão a 'cereja no topo do bolo', num momento de puro Sportinguismo.

Por último, a família Sportinguista pode aproveitar o Pack Cinema que incluiu bilhete + bebida + pipocas por 8€. Uma promoção válida no Cinema NOS Alvaláxia.

Por isso, já sabe: não fique em casa e leve consigo a sua listada verde e branca, assim como o seu cachecol. E não se esqueça: o apoio nas bancadas é tão importante como ter voz na escolha dos órgãos sociais do Clube. Vote!

Páginas

Subscreva RSS - Sporting CP