Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto João Pedro Morais

Iniciados somam e seguem

Por Sporting CP
15 Mar, 2025

Golo de Victor Bastianele valeu triunfo em casa do SC Braga

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o SC Braga por 0-1, este sábado de manhã, no encontro relativo à sétima jornada da fase final do Campeonato Nacional do escalão.

Com esta terceira vitória consecutiva, os jovens Leões sobem – à condição – ao primeiro lugar, em igualdade pontual (15) com o FC Porto, e distanciam-se dos bracarenses.

Em Braga, um golo de Victor Bastianele em cima da meia hora de jogo acabou por fazer toda a diferença. Tudo começou com um grande lance de Martim Ribeiro, que recuperou a bola no meio-campo, trabalhou a jogada, cruzou para Melvin Rosário na área e este, de imediato, serviu para a entrada da área, onde apareceu o remate certeiro do jovem médio Leonino. Foi o quinto golo de Bastianele, que assinou contrato de formação recentemente, continuando como um dos melhores marcadores desta fase de apuramento de campeão.

Na próxima jornada, os iniciados do Sporting CP regressam à Academia Cristiano Ronaldo para enfrentar o Rio Ave FC.

Onze do Sporting CP: Afonso Guerra [GR], Rodrigo Mendes, Gonçalo Gaspar, Samuel Tavares, Eliabe Alves, Martim Baptista, António Santos, Victor Bastianele [C], Mélvin Rosário, Yanick Filipe, Martim Ribeiro

Foto Isabel Silva

Victor Bastianele assina contrato de formação

Por Sporting CP
10 Mar, 2025

Médio de 14 anos está na nona temporada no Sporting CP

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Victor Bastianele, futebolista de 14 anos que representa o emblema de Alvalade desde 2016/2017.

O médio tem actuado pela equipa sub-15 esta temporada, somando quatro golos nos 20 encontros que já realizou. Agora, o internacional sub-15 pela Selecção Nacional dá mais um passo relevante na sua carreira.

Foto Isabel Silva

António Cruz: "Vitória totalmente justa"

Por Sporting CP
09 Mar, 2025

Reacções ao triunfo dos sub-15 Leoninos frente ao CD Tondela, por 3-0

Após a partida da 6.ª jornada da fase de apuramento de campeão nacional de sub-15 em que o Sporting CP venceu o CD Tondela por 3-0, o técnico Leonino, António Cruz, fez a análise do jogo aos meios do Clube.

Balanço final da partida

“A nossa primeira parte foi muito boa, principalmente na entrada, em que mostrámos uma intensidade muito elevada, além de acções técnicas com qualidade. Na segunda parte também tivemos superioridade, desta vez já marcámos os golos que os rapazes mereciam e a vitória é totalmente justa”.

Manter boa fase e duas vitórias seguidas

“O bom momento não vem reflectido através das vitórias ou derrotas. As nossas semanas de trabalho é que são sempre o mais importante e nós, enquanto treinadores, temos de ter a capacidade de elevar os miúdos numa semana de trabalho vindo de uma derrota ou vindo de uma vitória. Obviamente uma vitória é melhor, mas é a nossa parte saber trabalhar das duas formas. Eles trabalharam muito bem e colheram os frutos este fim-de-semana”.

Victor Bastianele, jogador dos sub-15 do Sporting CP, fez também a análise para os meios do Clube. “Na primeira parte entrámos muito bem, conseguimos fazer o que o treinador pediu. O estado do tempo complicou um pouco, mas entrámos fortes, agressivos e acabámos por fazer o 1-0. Ao intervalo, o mister pediu para continuarmos fortes e agressivos, na segunda parte o CD Tondela entrou um pouco melhor, mas nós tivemos paciência, fizemos o nosso jogo e conseguimos fazer dois golos, acabar com a baliza a zeros e conseguir o mais importante: a vitória”.   

Foto João Pedro Morais

Jovens Leões aliaram resultado à exibição

Por Sporting CP
09 Mar, 2025

Vitória dos sub-15 do Sporting CP frente ao CD Tondela por 3-0

A equipa de sub-15 do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o CD Tondela por 3-0, na 6.ª jornada da fase de apuramento de campeão.

Com cinco minutos de jogo, o Sporting CP colocou-se na frente do marcador, através do defesa central Samuel Tavares, que foi à frente para dar o melhor seguimento a um bom centro de Melvin Rosário, descaído para o lado esquerdo do ataque verde e branco.

Com bons pormenores individuais e colectivos, o Sporting CP criou vários momentos de bom futebol e de perigo, com Melvin Rosário por duas vezes e Leonardo Damião a trabalharem muito bem, mas com os remates efectuados a não encontrarem o fundo das redes da equipa forasteira.

Ainda antes do intervalo, Yanick Filipe, de livre, obrigou o guarda-redes da equipa do CD Tondela a boa defesa e na recarga, o lateral esquerdo Leonino, Filipe Relvas, atirou à trave. E ainda mais perto do intervalo, um calcanhar soberbo de Leonardo Damião abriu espaço para Rodrigo Mendes subir no terreno e rematar com boa intenção, mas um pouco por cima da trave. Ao intervalo, a vantagem de 1-0 do Sporting CP era curta face à supremacia Leonina.

Na segunda parte, o CD Tondela subiu o nível de jogo e essas melhorias ficaram reflectidas na primeira boa oportunidade dos segundos 40, minutos, quando Suleimane Baldé atirou por cima da trave, depois de bom trabalho individual do avançado.

Mas daí para a frente, as oportunidades de golo foram praticamente todas do Sporting CP, a primeira delas, numa excelente jogada pela esquerda, finalizada com remate à entrada da área de Victor Bastianele, que embateu com estrondo na trave da baliza beirã.

O Sporting CP teve ainda dois golos invalidados, um a Samuel Tavares por alegado jogo perigoso do central a desviar a bola para a baliza e, mais tarde, por ter sido assinalado fora de jogo a Yanick Filipe na jogada.

Aos 64 minutos, num grande contra-ataque, Yanick Filipe ganhou metros e sem ponta de egoísmo ofereceu a bola a Martim Baptista, que driblou o guarda-rede do CD Tondela e com a baliza deserta, marou o já muito merecido 2-0 para a equipa Leonina.  

Quase a seguir, Rafael Gouveia, avançado da equipa visitante, conseguiu isolar-se, mas Guilherme Pinto, numa grande saída da baliza, evitou que o CD Tondela reduzisse o marcador.

O Sporting CP, sempre dominador e com melhores envolvimentos ofensivos, ainda teve tempo para o 3-0, por Daniel Évora, numa grande finalização em chapéu com o pé esquerdo, depois de ter ganho a bola. Um grande golo do avançado, a colocar o ponto final no jogo, numa excelente exibição dos jovens Leões comandados por António Cruz, que somam assim a segunda vitória consecutiva e doze pontos em seis jornadas.   

Sporting CP: Guilherme Pinto [GR], Rodrigo Mendes (Gustavo Peixoto, 87), Gonçalo Gaspar, Samuel Tavares (Lucas Francisco, 87’), Rodrigo Relvas (Eliabe Alves, 52’), Martim Baptista, Leonardo Damião, Victor Bastianele, Diego Moreira (Daniel Évora, 59’), Yanick Filipe, Melvin Rosário (António Santos, 52’).

Foto João Pedro Morais

Regresso aos triunfos em Guimarães

Por Sporting CP
02 Mar, 2025

Iniciados visitaram e venceram o Vitória SC por 2-1

A equipa de sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal viajou até Guimarães, onde, este domingo de manhã, venceu o Vitória local por 1-2 na quinta jornada da fase de apuramento de campeão do escalão.

Depois de duas derrotas consecutivas, os jovens Leões de António Cruz entraram em campo com muita vontade de regressar aos triunfos, mas foram surpreendidos pelo Vitória SC, que inaugurou o marcador relativamente cedo na partida, à passagem dos 12 minutos.

Mostrando muito carácter, os verdes e brancos lançaram-se imediatamente à procura do empate, que chegou cinco minutos depois por Martim Ribeiro. A passe de Diego Farinha, o avançado fez o seu 15.º golo em 16 jogos esta temporada.  

Aos 37', o Sporting CP concretizaria a reviravolta por intermédio de Victor Bastianele e o resultado não sofreria mais alterações, mesmo após a expulsão de Martim Ribeiro ao cair do pano (80').

Na próxima jornada, e com estes importantes três pontos no bolso, os iniciados Leoninos regressam ao Estádio Aurélio Pereira para novo duelo, desta feita com o CD Tondela.

Onze do Sporting CP: Afonso Guerra [GR], Rodrigo Mendes, Gonçalo Gaspar, Samuel Tavares, Eliabe Alves, António Santos, Leonardo Damião, Victor Bastianele, Martim Ribeiro [C], Diego Farinha e Yanick Filipe. Treinador: António Cruz.

Foto Isabel Silva

António Cruz: "Pecámos muito na finalização"

Por Sporting CP
22 Fev, 2025

Técnico no rescaldo ao dérbi de sub-15

No final do dérbi da quarta jornada da fase de apuramento de campeão nacional de sub-15, o técnico Leonino António Cruz fez a análise do jogo aos meios do Clube.

“Os nossos atletas sabiam que tínhamos de entrar muito fortes neste jogo, até para dar resposta ao desaire da semana passada. Entrámos bem com o golo e tivemos outra vez um mau timing de sofrer logo a seguir, através da grande penalidade que acabou por dividir a nossa entrada forte. Estivemos bem até ao minuto 30 da primeira parte, depois passámos um bocadinho pior por falta de ajustes de posicionamento, principalmente nos médios do SL Benfica, o que os fez ser mais fortes do minuto 30 até ao intervalo. O nosso regresso do intervalo foi bom, mas depois a lesão do Rodrigo Mendes acabou por dificultar. Tivemos de acelerar um bocadinho as mexidas na equipa e o resultado não foi justo pela diferença. Pecámos muito na finalização e isso resume o resultado final”, começou por dizer.

O treinador verde e branco enunciou momentos específicos do jogo que fizeram a diferença no resultado: “Fizemos rotação do jogo da semana passada para agora, fomos assim na fase regular e estamos a ser assim na fase final porque temos um plantel extenso e temos de dar oportunidade a todos. Na organização da linha defensiva, na defesa à zona, temos de estar mais vivos e vigilantes à marcação individual e notou-se principalmente na defesa de cruzamento, em que eles conseguiram fazer golo e nós não”.

Gonçalo Gaspar, jogador do Sporting CP, fez também a abordagem do jogo. “Entrámos bem no jogo. O primeiro golo deu-nos motivação para continuar a jogar. O resultado é injusto, conseguimos criar as mesmas oportunidades. Temos de ver no treino o que há a melhorar”, referiu aos meios do Clube.

Foto Isabel Silva

Segunda parte foi fatal

Por Sporting CP
22 Fev, 2025

Desaire dos iniciados frente ao SL Benfica

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu este sábado frente ao SL Benfica, por 1-4, na quarta jornada da fase de apuramento de campeão nacional do escalão.

Um desaire consumado com uma segunda parte em que quase nada saiu bem aos jovens Leões, que sofreram três golos nos segundos 40 minutos, dois deles no espaço de 12 minutos, entre os 46’ e os 58’, com o 1-2 a aparecer numa fase em que o Sporting CP estava claramente por cima, no início da segunda parte.

Mas da primeira vez em que o SL Benfica e aproximou com perigo da área verde e branca fez o segundo golo – o jogo foi para o intervalo com empate a um tento – e, desde esse momento, o Sporting CP não mais se recompôs animicamente e viu os números dispararem para um desnível no marcador que em nada reflecte o equilíbrio que se percebeu antes entre Leões e encarnados.

O jogo começou com o Sporting CP muito forte e, aos cinco minutos, a inaugurar o marcador através de Leonardo Damião, numa grande jogada colectiva, depois de sensacional passe de Victor Bastianele. À saída do guarda-redes, Leonardo Damião atirou colocado e fez o 1-0.

Quase na resposta (sete minutos), o SL Benfica marcou na transformação de uma grande penalidade. Martim Gomes atirou colocado e empatou a partida.

Num jogo com muita vertigem ofensiva, aos 12’ e na sequência de um livre lateral, António Santos atirou ao poste após boa solicitação de Yanick Filipe em mais uma oportunidade para a equipa Leonina. Aos 22’, foi o SL Benfica a ter uma boa oportunidade para se colocar na frente do marcador: Tiago Alves, descaído para o lado esquerdo, rematou ao lado.

Logo a seguir, Martim Ribeiro teve um golo invalidado por fora-de-jogo e, quase a seguir, o guarda-redes do SL Benfica teve uma escorregadela que ia sendo fatal, mas depois emendou, quando Leonardo Damião se preparava para bisar na partida.

Aos 31’, Afonso Guerra fez uma espectacular defesa que levou a bola rematar por Martim Gomes para a trave, em situação de perigo do SL Benfica, com Rodrigo Relvas a tirar a bola sobre a linha no seguimento.

Com equipas sempre balanceadas para o ataque, aos 36 minutos, novo bom entendimento Leonino, com bons pormenores de Victor Bastianele e Diego Farinha, terminou em remate de Leonardo Damião, mas à figura de Luiz Guedes. E, perto do intervalo, o central Leonino Gonçalo Gaspar com um corte providencial, evitou que o SL Benfica marcasse.

Na segunda parte e logo no primeiro lance, Martim Ribeiro, lançado na profundidade, ganhou espaço e rematou de pé esquerdo para defesa de Luiz Guedes. O Sporting CP carregou e Martim Ribeiro teve um remate na área interceptado por um defesa benfiquista. Não marcou o Sporting CP, marcou o SL Benfica aos 46’, por Tiago Alves, na recarga, depois de uma grande defesa de Afonso Guerra.

A equipa da casa acusou o golo da reviravolta e Afonso Guerra, com duas boas defesas consecutivas, evitou o 1-3.

Até que Francisco Wang fez mesmo o 1-3, aos 58’, num lance individual culminado num remate de pé direito, ao canto e sem hipóteses para Afonso Guerra. O Sporting CP ficou intranquilo e, aos 69’, sofreu o 1-4, por Martim Gomes, num remate acrobático na área sem hipóteses para Afonso Guerra.

Até final, os jovens Leões procuraram a reacção que não apareceu com golos e o jogo terminou com a derrota por 1-4.

Sporting CP: Afonso Guerra [GR], Rodrigo Mendes (Gustavo Peixoto, 44’), Gonçalo Gaspar, Samuel Tavares, Rodrigo Relvas (Eliabe Alves, 54’), António Santos (Diego Moreira, 66’), Leonardo Damião, Victor Bastianele, Martim Ribeiro [C], Diego Farinha (Martim Baptista, 54’), Yanick Filipe (Melvin Rosário, 66’).

Foto Isabel Silva

António Cruz: "Temos de voltar a jogar com os nossos princípios e intensidade"

Por Sporting CP
21 Fev, 2025

Dérbi de sub-15 na Academia este sábado (11h00)

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, este sábado de manhã, o SL Benfica no jogo da quarta jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão.

Os jovens Leões chegam ao dérbi após a primeira derrota nesta nova fase (FC Alverca 3-2), depois de duas vitórias a abrir, e agora a vontade da equipa passa por voltar a “elevar” o nível, garantiu o treinador António Cruz na antevisão.

"Iniciamos esta nova fase com duas boas exibições, mas na terceira [jornada] realmente não estivemos no nosso melhor", considerou, acrescentando: "Temos de voltar a jogar com os nossos princípios, a nossa intensidade e uma mentalidade de querer sempre mais, sair por cima e vencer os duelos". 

Sporting CP e SL Benfica chegam a este confronto – o terceiro no campeonato – em igualdade pontual (seis) e com muito conhecimento mútuo, reconheceu também o técnico. "É um adversário que conhecemos, jogamos duas vezes na fase regular [vitória por 1-2 no Seixal e 2-2 em Alcochete] e outras duas em torneios. É uma equipa física, muito directa, de ataques rápidos e contra-ataque", detalhou António Cruz, que reforçou a importância de os seus jogadores responderem "elevando as qualidades individuais e colectivas".

Para fazer valer também o factor casa, o técnico da equipa sub-15 verde e branca deixou um apelo aos Sportinguistas: "Venham ao estádio, porque são duas equipas com muito talento e os nossos jogadores estão cada vez melhores, muito comprometidos com o Clube e com aquilo que procuramos a cada semana".

O avançado Martim Ribeiro, de seguida, também lançou a partida e corroborou a análise do seu treinador. "Conhecemos bem o SL Benfica. É uma equipa que vai muito no contra-ataque, com um jogo mais físico, por isso é algo a ter em conta", apontou, além de destacar a importância de encarar o dérbi com “’cabeça fria’”.

"Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance e estar concentrados até ao fim", sublinhou o jogador de 14 anos, que leva 14 golos em 14 jogos esta temporada.

Nesta nova fase, "o nível aumenta e todos os jogos vão ser complicados", reconheceu ainda Martim Ribeiro e, por isso, também enalteceu a importância de contar mais uma vez com a ajuda das bancadas. "Vamos jogar em casa e espero que os nossos adeptos, pais e amigos venham e nos apoiem ao máximo", concluiu.

Foto Isabel Silva

Bilhetes para o dérbi de sub-15 em Alcochete

Por Sporting CP
21 Fev, 2025

Sporting CP recebe o SL Benfica neste sábado, às 11h00

Os bilhetes para o dérbi de futebol de sub-15 entre o Sporting CP e o SL Benfica, a contar para a quarta jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de iniciados, serão gratuitos e exclusivos aos Sócios do Sporting Clube de Portugal.

Cada Associado poderá levar um acompanhante e levantar os bilhetes à entrada da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

O encontro está marcado para esta sábado, 22 de Fevereiro, às 11h00, no Estádio Aurélio Pereira.

Foto João Pedro Morais

Primeira derrota na fase de apuramento de campeão

Por Sporting CP
16 Fev, 2025

Sub-15 perderam com o FC Alverca por 3-2

Este domingo de manhã, a equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se ao Ribatejo, onde perdeu com o FC Alverca por 3-2, na terceira jornada da fase de apuramento de campeão do escalão.

Numa primeira parte muito disputada, acabou por ser a eficácia Leonina a desequilibrar as estatísticas, com Victor Bastianele a desfazer o nulo no marcador à passagem do minuto 37.

Os jovens Leões regressaram em força do intervalo e acabaram mesmo por aumentar a vantagem aos 50’, quando Dinis Santos, a passe de Yanick Filipe, apontou o 2-0.

No entanto, os anfitriães não se deram por vencidos e, dois minutos depois, conseguiram reduzir para 2-1. Com a posse de bola dividida, os ribatejanos foram mais eficazes na construção ofensiva e, aos 63’, empataram mesmo a partida.

O FC Alverca acabaria a consumar a reviravolta aos 72', e os comandados de António Cruz, apesar do esforço, averbaram assim a primeira derrota nesta fase da competição.

Na próxima jornada, os sub-15 Leoninos recebem o SL Benfica. O eterno dérbi está marcado para sábado, dia 22 de Fevereiro, às 11h00, e vai disputar-se no Estádio Aurélio Pereira.

Onze do Sporting CP: Guilherme Pinto [GR], Rodrigo Mendes, Reisson Batista, Samuel Tavares, Eliabe Alves, Martim Baptista, Leonardo Damião, António Santos, Martim Ribeiro [C], Victor Bastianele, Melvin Rosário. Treinador: António Cruz.

Páginas

Subscreva RSS - Iniciados