Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

João Lourenço: "Vai ser um jogo de exigência máxima"

Por Sporting CP
07 Fev, 2026

Iniciados recebem FC Porto em Alcochete

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 16h00 deste domingo e no Estádio Aurélio Pereira, o FC Porto para a segunda jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão.

Na antevisão, João Lourenço revelou esperar um rival "muito competitivo", mas a ambição é a mesma de sempre.

"O FC Porto foi a equipa com mais vitórias na primeira fase e têm muitas valências, jogadores com qualidade. Vai ser um jogo de exigência máxima. (...) A preparação tem sido normal, dentro do que temos vindo a fazer. Exigência máxima com os nossos jogadores e prepará-los para um jogo muito competitivo. Estão a responder de forma positiva", disse aos meios de comunicação Leoninos.

Para o treinador Sportinguista, a elevada dificuldade de embates como este "é importante para os atletas se habituarem a estes jogos competitivos e crescerem perante a adversidade".

"O FC Porto tem pontos fortes que vamos tentar contrariar. É importante para os jogadores se desenvolverem e é nestes contextos que queremos estar. São nestes jogos que eles mais evoluem", acrescentou.

Por fim, João Lourenço dirigiu-se aos Sócios e adeptos do emblema de Alvalade: "Espero que as condições atmosféricas permitam que os Sportinguistas, se puderem, venham apoiar os nossos jovens jogadores".

Laurindo Mendonça também esteve na antevisão e não teve dúvidas de que o Sporting CP vai ter "um jogo difícil contra uma equipa bem organizada e muito agressiva". "Vai ser um bom jogo de futebol, mas o nosso foco nunca é o adversário e sim a nossa equipa. Trabalhámos bem e estamos confiantes", disse ainda.

Para o jogador de 14 anos, "cada jogo nesta fase é uma final e todos são difíceis": "Encaramos todos da mesma forma. Vamos entrar e fazer o nosso melhor para sair com um sorriso na cara. (...) Todos os jogos têm um sabor especial. Representar este clube é algo fora do normal e por isso é que damos tudo. Somos uma família, estamos unidos e focados seja contra quem for".

Laurindo Mendonça deixou, também, um apelo aos Sportinguistas: "O apoio dos adeptos é sempre muito importante, tanto nos seniores como na formação. Ter a casa cheia faz toda a diferença e permite o rugido do Leão ser mais alto".

Foto Isabel Silva

Empate no primeiro passo na fase final

Por Sporting CP
01 Fev, 2026

Vitória dos sub-15 em Tondela escapou perto do fim (2-2)

Na primeira jornada da fase de apuramento de campeão, a equipa sub-15 de futebol do Sporting CP visitou e empatou 2-2 com o CD Tondela, neste domingo de manhã.

Num campo sintético sempre difícil e desta vez com muita chuva à mistura, os jovens Leões até estiveram em vantagem por duas vezes, mas em ambas a equipa da casa soube responder e acabou por garantir a partilha de pontos bem perto do fim. A jogar em casa, o CD Tondela tem apenas uma derrota esta temporada, sofrida em Novembro.

Foi o avançado Diego Monteiro a dar o melhor início ao Sporting CP com um golo logo à passagem dos 11 minutos, só que antes do intervalo o conjunto beirão já tinha chegado ao 1-1. ‘Filme’ que se repetiu no segundo tempo.

Outra vez para os iniciados Leoninos, Bernardo Busatori saiu do banco de suplentes e recolocou os comandados de João Lourenço em vantagem aos 65 minutos. O 1-2 vigorou até aos 78’, quando o CD Tondela fez o empate final mesmo ao cair do pano e evitou que o Sporting CP entrasse a ganhar nesta fase de apuramento de campeão.

Na próxima jornada, a equipa sub-15 dos Leões recebe o FC Porto.

‘Onze’ do Sporting CP: Joaquim Cabeçana [GR], Dinis Oliveira, Salmán Umarji, Nicolas Aparício, Simão Margato, Luís Gonçalves [C], Jacobo Aparício, Laurindo Mendonça, Duarte Gomes, David Makinde, Diego Monteiro

Foto Isabel Silva

Primeira derrota da temporada em Santarém

Por Sporting CP
17 Jan, 2026

Jovens Leões terminam a fase regular em primeiro lugar

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu com a AA Santarém por 1-2, em jogo da 18.ª e última jornada da série sul do Campeonato Nacional do escalão. Os iniciados verdes e brancos, que já tinham assegurado o primeiro lugar nesta fase regular da prova, somaram assim a primeira derrota da temporada, resultado que em nada belisca o sólido percurso na competição.

Em Santarém, numa primeira parte em que os Leões tiveram mais bola, mas na qual os anfitriões criaram mais oportunidades, o primeiro golo do encontro surgiu já para lá do tempo regulamentar e pertenceu aos comandados de João Lourenço.

Aos 40+1’, três toques de primeira, iniciados por Tiago Gimo ainda na baliza, isolaram Diego Monteiro. O avançado, em velocidade, ganhou a bola ao último defesa, galgou vários metros, entrou na área e rematou para o 0-1, resultado com que as equipas foram para o descanso.

Contudo, o regresso para a segunda parte testemunhou a competente reacção da equipa da casa. Aos 47’, num contragolpe muito eficaz, a AA Santarém chegou ao empate. Já aos 72’, os escalabitanos consumaram mesmo a reviravolta, num remate a dois tempos, depois de uma primeira defesa do guardião Leonino.

Apesar de o Sporting CP ter terminado a partida com 62% da posse de bola, as equipas acabaram por apresentar um volume ofensivo semelhante, com o mesmo número de remates - e, num encontro muito dividido, foi mesmo a eficácia a fazer a diferença.

Agora, os jovens Leões focam já as atenções na fase de apuramento de campeão, a iniciar em breve.

Onze inicial do Sporting CP: Tiago Gimo [GR], Diego Belmonte, Salmán Umarji, Nicolas Aparício, Simão Margato, Borine Nanque, Igor Ribeiro [C], Bernardo Busatori, Diego Monteiro, Daniel Lopes e Duarte Gomes. Treinador: João Lourenço.

Foto Isabel Silva

João Lourenço: "Conseguimos ser dominadores"

Por Sporting CP
10 Jan, 2026

Análise ao empate a zero entre Sporting CP e SL Benfica no dérbi de sub-15

No final da partida entre Sporting CP e SL Benfica do Nacional de sub-15 que terminou empatado a zero, o técnico João Lourenço fez a análise para os meios de comunicação do Clube.

“Conseguimos ser dominadores, talvez um pouco mais na segunda parte, conseguimos estar a maior parte do tempo no meio-campo adversário, tivemos estatisticamente mais remates do que o adversário, o que também nos deixa satisfeitos. Não conseguimos, talvez, ser agressivos o suficiente no último terço para conseguir concretizar as oportunidades que criámos”.

Num sábado em que foram utilizados 18 jogadores pelo Sporting CP no dérbi, o treinador Leonino enalteceu a possibilidade de dar minutos a vários atletas em competição. “Sendo um Clube formador, queremos dar sempre oportunidade a todos os atletas de terem um contexto difícil como foi o de hoje e esse é sempre um objectivo para nós, mais do que qualquer resultado é promover isso aos nossos atletas”.    

Luís Gonçalves, capitão da equipa de sub-15 do Sporting CP, deu, também, a visão sobre o dérbi frente ao SL Benfica. “Estivemos muito bem, estivemos por cima do jogo, só que faltou-nos o golo, faltou-nos a finalização. Tivemos muitas oportunidades, mas faltou-nos eficácia no remate. Somos o melhor ataque, ainda não perdemos, mas ainda falta muito Campeonato pela frente. Terminar a 1.ª fase no 1.º lugar significa que estamos a trabalhar muito bem, mas ainda falta a segunda fase”.    

Foto Isabel Silva

Empate no dérbi garante 1.º lugar na 1.ª fase

Por Sporting CP
10 Jan, 2026

Igualdade a zero, em jogo com muitas oportunidades para os jovens Leões. Faltou eficácia na finalização

A equipa de sub-15 do Sporting Clube de Portugal empatou (0-0) frente ao SL Benfica na 17.ª jornada da 1.ª fase, a penúltima e que antecede a fase final, para a qual os jovens Leões já estavam apurados.

Este sábado, o Sporting CP entrava em jogo a um ponto de terminar a 1.ª fase no 1.º lugar e o nulo no final dos 80 minutos garantiu esse objectivo intermédio, num jogo em que a formação Leonina ficou a dever às dificuldades na finalização um resultado melhor, pois foram muitas as oportunidades criadas pela equipa da casa.     

A primeira oportunidade para o Sporting CP aconteceu aos 10’, com Aladje Conté a cabecear com perigo, ao segundo poste, após bom lance na direita com cruzamento de João Rodrigues na direita.

Aos 12,’, em nova excelente jogada, um corte decisivo em remate de Aladje Conté, evitou que os jovens Leões inaugurassem o marcador, em muito bom contra-ataque desenhado pela formação orientada por João Lourenço.

Aos 17’, João Rodrigues teve uma iniciativa individual em bom estilo, mas o remate do lateral direito saiu por cima da baliza do SL Benfica.  Aos 25’, em novo excelente contra-ataque, David Terna assistiu Aladje Conté que puxou para o pé esquerdo e rematou para boa defesa de Lourenço Luís. Aos 28’ e após lance de insistência, o capitão Luís Gonçalves rematou à entrada da área, mas por cima da baliza defendida pelos encarnados.

Aos 31’, Duarte Gomes, bem servido por David Terna, tentou a sorte em remate de pé esquerdo, por cima da baliza.

Num jogo com várias oportunidades para os jovens Leões, David Makinde, assistido do lado esquerdo, atirou ao lado.

Na resposta, uma incursão do SL Benfica pela esquerda terminou em cruzamento perigoso para a área Leonina, bem resolvido por Nicolas Aparício.

O Sporting CP respondeu com dois remates à baliza das águias, por David Terna e Aladje Conté, mas à figura de Lourenço Luís e sobre o intervalo, em novo bom envolvimento, David Makinde atirou ao lado da baliza do SL Benfica. O Sporting CP dominou amplamente a primeira parte e o 0-0 era muito curto para a larga produção atacante da equipa da casa.

Na segunda parte, o SL Benfica entrou com outra disposição ofensiva e cedo teve dois remates para defesas atentas de Joaquim Cabeçana, que entrou no segundo tempo para a baliza Leonina.

Aos 45’, o capitão Luís Gonçalves atirou com toda a intenção, de fora da área, ligeiramente ao lado da baliza das águias.

Aos 53’, uma grande arrancada de Igor Ribeiro na direita terminou em centro/remate, ao qual não chegou ao segundo poste Aladje Conté.

O Sporting CP continuou a dominar o jogo, mas a equipa Leonina foi ‘traída’ por falta de calma na definição dos lances, como aconteceu já em tempo de compensação, quando uma ‘escorregadela’ de Igor Ribeiro inviabilizou mais uma boa situação de golo criada pela equipa Leonina.

Empate a zero no dérbi, injusto face ao caudal ofensivo da equipa Sportinguista, que assegurou ainda assim o 1.º lugar na primeira fase e que continua sem derrotas esta temporada.  

Sporting CP: Tiago Gimo [GR] (Joaquim Cabeçana, 41’), João Rodrigues (Dinis Oliveira, 52’), Bernardo Lavos (Daniel Lopes, 73’), Nicolas Aparício, Simão Margato, Luís Gonçalves [C], Duarte Gomes (Igor Ribeiro, 41’), Jacobo Aparício (Bernardo Busatori, 58’), David Terna (Laurindo Mendonça, 58’), David Makinde, Aladje Conté (César Sousa, 73’)

Foto João Pedro Morais

João Lourenço: "É mais uma oportunidade para os nossos jogadores evoluírem"

Por Sporting CP
09 Jan, 2026

Equipa de sub-15 do Sporting CP tem dérbi este sábado às 10h00, frente ao SL Benfica, na Academia Cristiano Ronaldo

A equipa de sub-15 do Sporting CP recebe este sábado o SL Benfica, a partir das 10h00, para a 1.ª fase do Campeonato Nacional e na antevisão à partida, João Lourenço, novo treinador dos sub-15 do Sporting CP começou por abordar as primeiras sensações à frente do grupo.

“Antes de mais, quero deixar uma palavra de grande apreço e de agradecimento ao trabalho do mister António Cruz, porque foi muito importante naquilo que tem sido o desenvolvimento não só desta geração, mas de todas as gerações anteriores que têm passado no Clube. Encontrei um grupo unido, confortável, eu já cá estava no dia-a-dia, portanto não é propriamente uma novidade para eles e isso é o mais importante para nós neste momento, que eles se sintam confortáveis com o que temos vindo a fazer e eu estou aqui para garantir essa continuidade do trabalho que tem sido feito e que na minha opinião tem sido bem feito”, referiu o treinador principal, que transita da equipa técnica anterior, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

Os sub-15 do Sporting CP não têm desaires na 1.ª fase. O técnico refere que os resultados são reflexo do trabalho. “É um grupo com qualidade e os resultados que têm aparecido são fruto do que temos vindo a trabalhar desde o início da época e é isso que queremos garantir, essa mesma continuidade. Depois, o resultado não sendo o principal foco, creio que com o que temos feito vai acabar por surgir de forma natural”.

A um ponto de os sub-15 Leoninos garantirem o 1.º lugar da 1.ª fase, o técnico reflectiu sobre o que se pode esperar do dérbi. “O que podemos esperar é o que esperamos sempre num jogo desta dimensão: um jogo sempre especial, em que o objectivo é cumprir o que temos trabalhado, continuar o que temos vindo a fazer. É mais uma oportunidade para os nossos jogadores terem um momento para evoluir, um momento de condições adversas, porque normalmente é um adversário que nos cria muitas dificuldades, que tem muita qualidade, também, é uma equipa que sofre poucos golos e nós somos uma equipa com muitos golos marcados, queremos encontrar soluções para conseguir ultrapassar uma defesa bem organizada e que certamente nos vai causar muitas dificuldades. Acima de tudo é preocuparmo-nos com o nosso crescimento, preparados para este jogo e para os que aí vêm”.

Sobre o impacto que o dérbi pode ter nos jogadores e na oportunidade para fazer os jogadores evoluírem nos grandes jogos, João Lourenço falou na habitual responsabilidade de representar o Sporting CP como algo que não difere em relação a outros jogos.

“O impacto que têm de sentir é o da responsabilidade de representar o Sporting CP, seja neste jogo ou noutro jogo. Têm de sentir que é mais uma oportunidade para jogar, num desafio difícil, têm de estar à altura de o fazer e aproveitar ao máximo a oportunidade que têm”.

A jogar em casa, a equipa de sub-15 do Sporting CP só tem vitórias e o técnico deixou o apelo. “É sempre importante ver as bancadas cheias e ainda por cima a jogar em casa e creio que os jogadores sentem de forma diferente quando está toda a gente presente e para eles, motiva de outra forma”.  

Bernardo Lavos, jogador da equipa de sub-15 do Sporting CP, abordou também as perspectivas que o dérbi oferece, a dois jogos do fim da primeira fase. “A equipa está muito confiante, estamos muito bem no Campeonato, com muitos golos marcados, a defesa está boa, mas ainda não está nada ganho e temos de continuar a trabalhar focados. Estamos muito confiantes, eles [SL Benfica] são muito fortes na defesa, mas vamos procurar ultrapassar isso. Viemos com energia recarregada das férias de Natal. Estamos muito focados e confiantes na vitória”, disse aos meios de comunicação do Clube.        

Foto João Pedro Morais

Sporting CP assina contrato de formação com João Afonso

Por Sporting CP
22 Dez, 2025

Lateral direito de 14 anos faz parte do plantel dos sub-15 Leoninos

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com João Afonso Rodrigues, lateral direito de 14 anos que chegou ao Clube no início da presente temporada.

O jovem jogador, que iniciou o seu percurso formativo no Vitória SC, soma já 10 jogos e seis golos ao serviço da equipa sub-15 e conta ainda com três presenças pela formação de sub-16, escalão no qual apontou também dois golos.

Foto Isabel Silva

Goleada para fechar o ano

Por Sporting CP
18 Dez, 2025

Sub-15 receberam e venceram o FC Barreirense por 4-1

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu esta quarta-feira o FC Barreirense por 4-1, em jogo relativo à sétima jornada da série sul do Campeonato Nacional.

No Estádio Aurélio Pereira, a formação verde e branca chegou à vantagem aos 11 minutos, num momento de inspiração individual de Dinis Marques. Na sequência de um canto, o avançado rematou de ressaca, ainda de fora da área, com a bola a ganhar altura e a desenhar um arco perfeito, que sobrevoou a defensiva e o guarda-redes do conjunto do Barreiro.

Numa primeira parte com mais oportunidades para os anfitriães, o FC Barreirense chegaria, contudo, à igualdade já para lá do tempo regulamentar, na conversão de uma grande penalidade, levando o resultado empatado para o intervalo.

O regresso dos balneários trouxe nova alteração no marcador. Aos 42 minutos, e novamente na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para Diego Monteiro já dentro da pequena área, com o avançado a finalizar com um remate rasteiro.

Aos 64 minutos, o mesmo Diego Monteiro assinou o bis. O jovem Leão recuperou a bola ainda no meio-campo, conduziu-a até à área adversária e concluiu com novo remate rasteiro, desta feita à saída do guarda-redes.

O resultado ficaria fechado aos 72 minutos. Após uma boa combinação pelo corredor direito, Dinis Oliveira cruzou para o coração da área e David Terna surgiu no momento certo para finalizar e fixar o 4-1 final.

Com esta vitória, os iniciados verdes e brancos terminam 2025 na liderança isolada da prova e voltam agora à competição apenas em Janeiro do próximo ano, com uma receção ao eterno rival SL Benfica.

Onze inicial do Sporting CP: Tiago Gimo [GR], João Rodrigues, Salman Umarji, Borine Nanque, Simão Margato, Daniel Lopes, Dinis Marques, Francisco Sottomayor, David Terna, David Makinde [C], Duarte Gomes. Treinador: António Cruz. 

Foto Isabel Silva

Iniciados sorriem no Algarve com golo ao cair do pano

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

João Rodrigues arrancou três pontos nos descontos

A equipa sub-15 de futebol do Sporting CP visitou e venceu o SC Farense por 0-1, este sábado, em partida da 15.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Uma vitória garantida aos 80+1’ graças ao golo de João Rodrigues. Assim, os jovens Leões atingem os 41 pontos, seguindo isolados na liderança e ainda invictos na prova – apenas dois empates cedidos – além de já terem garantido uma vaga na fase de apuramento de campeão, algo que o SC Farense ainda procura.

E o primeiro tempo no Algarve ditou desde logo a tendência da partida: com um Sporting CP mais dominador (39%-61% em posse de bola) e também mais perigoso (1-6 em remates à baliza).

Ainda assim, o golo tardou, mas a superioridade verde e branca, que continuou na segunda parte (um total de 13 remates enquadrados), acabou premiada mesmo no final do encontro. E a ‘chave’ para a vitória saiu directamente do banco de suplentes: o recém-entrado David Terna assistiu para o valioso golo de João Rodrigues, que foi também aposta no decorrer do encontro.

Agora, os imbatíveis iniciados do Sporting CP têm pela frente uma recepção ao FC Barreirense quando faltam apenas três jogos para o fim da primeira fase.

‘Onze’ do Sporting CP: Gustavo Teixeira [GR], Dinis Oliveira, Bernardo Lavos, Nicolas Aparício, Simão Margato, Luís Gonçalves [C], Bernardo Busatori, Jacobo Aparício, Igor Ribeiro, Aladje Conté, Laurindo Mendonça

Foto Isabel Silva

Jovens Leões de regresso às vitórias

Por Sporting CP
29 Nov, 2025

Triunfo dos sub-15 em casa do GD Estoril Praia por 0-6, na 5.ª jornada em atraso

A equipa de sub-15 do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado na casa do GD Estoril Praia, por 0-6, em jogo relativo à 5.ª jornada, em atraso, da Série Sul do campeonato do escalão.

O triunfo dos jovens Leões orientados por António Cruz, - que assim regressaram às vitórias após o empate no jogo anterior em casa do Vitória FC a três golos -, começou a ganhar forma na primeira parte, com dois golos do Sporting CP.

O primeiro foi marcado por Bernardo Busatori, com assistência de Igor Ribeiro, aos 4’ e à meia hora, Diego Monteiro fez o 0-2 para a equipa Sportinguista.

No segundo tempo e no espaço de cinco minutos, o Sporting CP fez mais quatro golos, quando já faltam menos de 10 para o final dos 80 minutos.

Dinis Oliveira aos 72’, com assistência de Aladje Mussa fez o 0-3, Laurindo Mendonça, a passe de Aladje Mussa fez o 0-4 aos 74’, e Aladje Mussa bisou, entre os minutos 76’ e 77’, com assistências de Igor Ribeiro e Jacobo Aparício para o 0-6 final, num jogo em que os jovens Leões terminaram com 57 por cento de posse de bola contra 43 do adversário e 33 remates, 14 à baliza, contra três do adversário.

Sporting CP (onze inicial): Tiago Grimo [GR], João Rodrigues, Bernardo Lavos, Nicolas Aparício, Martim Sousa, Luís Gonçalves [C], Igor Ribeiro, Bernardo Busatori, Diego Monteiro, David Makinde, Aladje Mussa.       

Páginas

Subscreva RSS - Iniciados