Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

10.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Fidelidade Andebol 1
28-10-2015 21:00
Maia ISMAI
25 - 42
Sporting
Resumo do Jogo
Crónica de Jogo

‘Salir a ganar’. Depois da derrota consentida frente ao ABC, não restava outra alternativa ao Sporting que não fosse a vitória (e expressiva) na Maia, frente ao ISMAI. E este foi um jogo que quase fez recordar a lógica do Real Madrid da ‘Quinta del Buitre’, onde os ‘merengues’ tinham por objectivo fazer o primeiro remate, a primeira defesa e o primeiro golo (entre outros aspectos) para colocar o adversário em sentido: Pedro Solha fez o tento inaugural com apenas 27 segundos decorridos; Cudic travou o remate de Sérgio Martins no ataque inicial dos maiatos no minuto 1; Bruno Moreira e Pedro Portela colocaram o resultado em 3-0 em apenas dois minutos. Alicerçado numa entrada demolidora que teve prolongamento durante toda a partida sem grandes oscilações de rendimento, os ‘leões’ alcançaram um triunfo fácil naquele que foi o melhor encontro a nível de rendimento ofensivo da presente época (42 golos).

Com uma vantagem de cinco tentos logo nos primeiros cinco minutos do encontro, os comandados de Zupo Equisoain cedo mostraram que tinham a lição bem estudada e a matéria revista em relação a todos os erros das últimas partidas: com uma defesa muito agressiva e Cudic em foco (46% de eficácia, com três defesas a livres de sete metros e nove em 13 nos remates aos seis e nove metros), a formação ‘verde e branca’ teve também grande eficácia a nível de contra-ataques, concluindo o jogo com um aproveitamento global de 82% (87% aos seis metros). Foi aqui que esteve a chave para ‘abrir’ o marcador e chegar a uma vantagem de 10-3 no final dos primeiros dez minutos, altura a partir da qual o Maia ISMAI, conjunto jovem, organizado e com qualidade técnica, começou a equilibrar um pouco mais a partida.

Aos 20 minutos, já com algumas alterações na equipa por forma a manter a intensidade e agressividade, o Sporting ganhava por 18-8 mas um ligeiro abrandamento na parte final antes do descanso cifrou a diferença ao intervalo nos oito golos (21-13).

A segunda parte teve um início muito semelhante ao que tinha acontecido na etapa inicial, com a formação ‘verde e branca’ a alargar o resultado nos primeiros minutos por forma a quebrar a (ténue) resistência que os visitados pudessem demonstrar (29-19 aos 40 minutos). Todos os elementos foram utilizados e mantiveram o nível exibicional de um encontro que poderia tornar-se mais espinhoso (na última época o Maia ISMAI venceu na fase regular no Pavilhão do Casal Vistoso por surpreendentes 35-30) mas que foi um passeio como ficou traduzido no 42-25 final.

O Campeonato Fidelidade Andebol 1 vai agora parar durante duas semanas em virtude dos compromissos da Selecção Nacional (ver caixa em baixo), regressando a 14 de Novembro com um sempre palpitante ‘derby’ com o Benfica que poderá colocar os ‘leões’ no segundo lugar da prova.