Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Sub-15 e sub-14 visitaram Ala Pediátrica integrada no Hospital do Barreiro

Por Sporting CP
17 Dez, 2025

Iniciativa promovida pela Fundação Sporting para confortar crianças, na quadra de Natal

Reconfortar crianças e integrá-las o máximo possível no espírito de Natal, mesmo que privadas de alguma maneira do bem mais essencial de todos: a saúde.

O futebol de formação do Sporting Clube de Portugal, através dos escalões de sub-15 e sub-14, ‘mergulhou’ nas virtudes típicas desta fase do ano e numa acção promovida pela Fundação Sporting, distribuiu presentes por crianças que procuram neste momento a maior prenda: recuperar de problemas de saúde com que se debatem e que por isso estão internadas na Ala Pediátrica da Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho, que integra o Hospital da Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro.

A acção foi uma maneira de as crianças esboçarem sorrisos, o que foi conseguido, tal o ambiente de alegria proporcionado através da Fundação Sporting. Francisco Nunes, da Fundação Sporting, falou de mais uma iniciativa que ilustra a responsabilidade social adjacente ao Clube.

“Nós enquanto Fundação, tentamos fazer chegar à família Sportinguista que pode estar em qualquer lugar, de qualquer maneira, independentemente da idade e do estado de saúde, principalmente neste caso. Já veio o presidente, jogadores de futebol da equipa A estão habituados a estar presentes nestas acções da Fundação, atletas da formação. Tentamos cumprir o nosso propósito, servir o grande Sporting CP ajuda muito e as pessoas respondem muito bem e recebem-nos sempre muito bem”, começou por explicar aos meios de comunicação do Clube.

No lema do Sporting CP estão as palavras Esforço, Dedicação, Devoção e Glória e Francisco Nunes enquadrou na iniciativa levada a efeito pela Fundação. “O valor que mais identifico aqui do Sporting CP é o esforço. O esforço que as pessoas têm de levar todos os dias em situações muito difíceis. A Fundação tem de estar presente, ajudar, transmitir esses valores importantíssimos, para que as pessoas compreendam a imagem Sporting CP, os valores Sporting CP e para que que esses valores cheguem o mais longe possível e da melhor maneira”.

Iniciativas como a desta quarta-feira alargam horizontes e fazem ‘ganhar Mundo’, pois mostram realidades com as quais é pouco habitual conviver no dia a dia: “Estas acções são importantes porque de certa maneira os miúdos vivem na ‘bolha’ Sporting CP, com óptimas condições e vir aqui consegue abrir horizontes e também que se desenvolvam enquanto pessoas e jogadores. É uma fase muito importante desenvolver-se como jogadores, porque são valores para acompanhar em toda a carreira”, observou Francisco Nunes.

O Sporting CP tem uma responsabilidade social que é indissociável do Clube e que se traduz em iniciativas como a desta quarta-feira no Barreiro. “É isso que temos tentado demonstrar.  Cada ano que passa conseguimos chegar a mais pessoas, de maneiras diferentes, também é uma luta que temos diariamente conseguir passar esses valores de maneira diferente, chegar a hospitais, fazer actividades completamente diferentes. Temos tido muito bons resultados e acho que as pessoas entendem cada vez mais o que a Fundação Sporting faz e como trabalha”.

Gustavo Teixeira, jogador dos sub-15 do Sporting CP, foi um dos participantes na iniciativa e destacou o sentido da mesma. “Viemos numa acção ao encontro das crianças que estão aqui internadas. Viemos dar prendas para dar um pouco de alegria, gorros e sacos para poder fazer um pouco mais feliz o Natal destas crianças e para mostrar o conceito do Sporting CP. As crianças pareceram um pouco envergonhadas, porque nós eramos maiores e muitos, mas deu para ver que estavam felizes e foi isso que viemos cá fazer”.

Em muitos casos também longe de casa, o jovem futebolista sabe que a situação das crianças em ambiente hospitalar requer muitos cuidados e os isola de um ambiente mais acolhedor e de carinho, que quem persegue o sonho do futebol também perde na medida familiar, uma vez que há várias situações de atletas deslocados de casa. “Também gostamos de um carinho, que nem sempre é possível, por isso viemos cá para lhes dar um pouco a eles”, disse Gustavo Teixeira.

Gonçalo Cristino, jogador dos sub-14 do Sporting CP, sentiu o aconchego que a visita do Sporting CP através da Fundação Sporting criou no coração das crianças. “Viemos visitar as crianças, pelo menos tentar deixá-las mais contentes e viemos entregar gorros, caixas de lápis e adereços para porem na árvore de Natal. Quando fizemos as entregas, as crianças ficaram felizes. Se eu deixar outra pessoa feliz, isso também me faz feliz a mim. Os valores do Sporting CP são muito o de tentar ajudar os outros”, disse, com orgulho.