Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O maior goleador mundial de sempre

Por Jornal Sporting
18 Nov, 2015

Suplemento de 12 páginas dedicado a Fernando Peyroteo no Jornal Sporting

Sabia que Fernando Peyroteo esteve dois anos apenas a fazer ginástica sueca sem jogar futebol ‘a sério’ por recomendação de um professor? E que, entre muitos outros dotes além do futebol, tocava viola e fez parte de um grupo teatral? E que, ao longo de 12 épocas, apontou 53 golos ao Benfica só em encontros oficiais? Dos pormenores do crescimento em Angola à máquina que se tornou o maior goleador mundial de sempre, poderá ler e guardar com a edição de 19 de Novembro do Jornal Sporting um suplemento de 12 páginas com a vida e obra de Fernando Peyroteo, além de um poster de duas páginas com todos os números oficiais pelo Sporting (541 golos em 334 jogos, numa média de 1,6 por encontro – é obra!).

Assim, nas primeiras páginas, as atenções recaem nos tempos em que o jovem Fernando começou a jogar à sombra dos eucaliptos em Moçâmedes, numa viagem que atravessa a infância e adolescência do goleador até embarcar para Lisboa, onde chegou em Junho de 1937. De seguida, pode ficar a conhecer a importância de Szabo (o técnico com mais títulos de sempre pelo Clube que era também um visionário para a altura) em todo o processo de crescimento e evolução de Peyroteo, bem como as emoções do primeiro jogo que disputou com... o Benfica, no Torneio Triangular nas Salésias, onde bisou (5-3).

Nas páginas seguintes, há um jogo que serve como ponto de referência para explicar o percurso de avançado-centro angolano em 12 temporadas de Sporting: a vitória por 4-1 fora frente ao Benfica a 25 de Abril de 1948, que valeria mais um Campeonato Nacional com um ‘poker’ do goleador que fez parte de duas orquestras de Violinos que o futebol português jamais poderá esquecer (conquistou 19 títulos nesse período).

Por fim, e além do percurso na Selecção Nacional, poderá também ler uma entrevista de vida a Fernando Peyroteo... filho, com imagens inéditas do goleador fora de campo. Tudo mais o extenso trabalho infográfico sobre os números do avançado no Clube: a quem marcou mais golos e em quantos jogos; o número de tentos apontados em cada jogo (saiba, por exemplo, que foram mais as partidas em que Peyroteo marcou um ou dois golos do que aquelas onde ficou em branco, o que diz bem da monstruosidade do feito); as vítimas dos maiores feitos (quando marcou nove, oito e seis tentos apenas num jogo); e a análise detalhada por época com número de presenças, golos e resultados mais frequentes, entre muitos outros pontos de interesse.

Leia o suplemento e muito mais na próxima edição do Jornal Sporting, que sai amanhã, dia 19 de Novembro, para as bancas.